É de grande importância o conhecimento das peculiaridades das sementes nativas para obtenção de melhores resultados em projetos de recuperação de áreas degradadas. Pois, em sementes não dormentes, o déficit hídrico reduz a porcentagem e a velocidade de germinação, sendo que, para cada espécie, existe um potencial hídrico mínimo, abaixo do qual a germinação é suprimida, denominado de limite máximo de tolerância à seca e, quanto mais amplo for este limite, maior será a habilidade competitiva e, mais ampla será a distribuição geográfica da espécie. Assim, o presente trabalho objetivou avaliar o limite máximo de tolerância à seca de sementes de Peltophorum dubium (canafístula) sobre a sua germinação. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Ecologia Florestal do Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD/Mata Seca), da UNIMONTES, Janaúba (MG). Para as soluções de polietilenoglicol foram testados os seguintes potenciais -0,2; -0,4; -,8; -1,2 MPa e testemunha (água destilada). Foram avaliadas para cada tratamento quatro repetições de 25 sementes escarificadas, em substrato germitest, umedecido com 2,5 vezes o seu peso, com as soluções anteriormente mencionadas, sendo mantidas em sala de germinação com temperatura e fotoperíodo controlados de 30 °C e 12 horas, respectivamente. As avaliações foram diárias, contabilizando o número de sementes que emitiram a raiz primária, obtendo os valores de porcentagem de germinação e o índice de velocidade de germinação (IVG). Os dados foram submetidos à análise de regressão polinomial conforme a significância. Os valores médios de germinação das sementes de canafístula foram superiores a 90% quando submetidas a estresse hídrico em solução de até -0,4 MPa. Sendo que as concentrações de -0,8 e -1,2 MPa resultaram em 16% e 0%, respectivamente. Resultados semelhantes foram observados na variável IVG, onde os tratamentos com potencial osmótico de até -0,4 MPa apresentaram valores médios superiores a 4,5 decrescendo à medida que o potencial se tornava mais negativo, sendo nulo no potencial osmótico de -1,2 MPa. Com base nos resultados obtidos, conclui-se para sementes de Peltophorum dubium o limite máximo de tolerância à seca está entre -0,8 e -1,2 MPa.
Caro (a) Autor (a),
Para submeter o trabalhar o autor deverá obrigatoriamente ter pago a inscrição do evento.
Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, podendo ser 1 resumo simples e 1 expandido, ou 2 resumos simples ou 2 resumos expandidos.
O trabalho que não estiver dentro das normas do evento (modelo, configuração de página, números de páginas...) será automaticamente rejeitado, sem direito à revisão.
Ao submeter o resumo, os autores estarão automaticamente autorizando a publicação nos Anais do Evento.
Durante a submissão, será necessário informar o nome completo e e-mail de todos os autores do trabalho para emissão do certificado.
A Comissão Organizadora não se responsabiliza por erros ortográficos ou por revisão gramatical dos resumos expandidos, sendo o conteúdo científico e a redação do trabalho de inteira responsabilidade dos autores.
Deverão ser anexados dois arquivos de resumos, um completo (que será utilizado para publicação nos Anais) e outro sem a identificação dos autores (que será encaminhado para o revisor).
A versão final do trabalho (após efetuar todas as correções) deverá constar a identificação dos autores e estar conforme as normas, e anexado no formato em .pdf, caso contrário não será publicado.
Os trabalhos ACEITOS poderão ser apresentados em formato de pôster, de forma presencial, em dias previamente marcados conforme a programação do evento. A data, horario e local das apresentções será divulgado até o dia 04 de novembro. Sendo que alguns trabalhos poderão ser selecionados para apresentação oral. Só poderão apresentar o trabalho o autor e co-autores do trabalho. O certificado de apresentação será somente para o apresentardor.
Utilize o modelo de resumo com a logo do evento disponibilizado. Outras informações e as normas de formatação estão no regulamento ('Baixar regulamento'). O evento também disponibilizará um modelo de poster.
ORIENTAÇÕES PARA CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DE POSTER
Prezados autores,
1. Os trabalhos serão apresentados no dia 08, 09 e 10 de novembro a partir das 17:00h.
2. Os posters poderão ser fixados a partir das 13:30h, no local indicado de acordo com a númeração do seu trabalho que será disponbilizadas no site do evento e também no local, na semana do evento.
3. Para fixação dos banners só será permitido o uso de fita crepe, que será de resposabilidade dos autores.
4. Os avaliadores passarão entre os horario de 17:15h ás 18:15h.
5. Só receberá certificado o apresentador que estiver presente no momento da passagem do avaliador. É obrigatório o uso do crechá para identificação no momento da apresentação.
6. Caso tenha sido alterado a pessoa que irá apresentar o trabalho, por favor informar ao avaliador, para a correção no certificado.Só poderá apresentar o trabalho o autor ou um dos co-autores.
7. O pessoal da organização estará disponivel no local, nestes horarios, para maiores informações e orientações.
8. Os banners devem ter dimensões de 1,0 x 0,90 m
ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÕES ORAIS
Prezados autores,
1. Todos os autores deverão comparecer no local determinado no dia 08 de novembro 10:15h para entrega dos arquivos da apresentação oral;
2. As apresentações terão duração de 10 minutos, seguidos de 05 minutos para perguntas.
3. A ordem das apresentações seguirá o cronograma que será disponibilizado no site do SICAA e no local da apresentação.
4.O local das apresentações será divulgado até o dia 04 de novembro no site do SICAA e fixado no local do evento.
Dúvidas entrar em contato pelo email: resumossicaa@gmail.com
Editoração e Organização
Andressa Giovannini Costa
Gleice Aparecida de Assis
Luciano Cavalcante de Jesus França
Paula Cristina Natalino Rinaldi
Regina Maria Gomes
Revisor ad hoc
Adriane de Andrade Silva
Alvaro Augusto Vieira Soares
Aurino Miranda Neto
Cinara Xavier de Almeida
Eusimio F. Fraga Jr
Fernando Luiz de Paula Santil
Franscinely Aparecida de Assis
Hamilton Kikuti
Hugo Cesar Rodrigues Moreira Catão
Jardel Boscardin
José Geraldo Mageste
Luciano Cavalcante de Jesus França
Paulo Roberto Magistrali
Regina Maria Gomes
Sandro Manuel Carmelino Hurtado
Tatiane Melo de Lima
DUVIDAS, SUGESTÕES E INFORMAÇÕES
sicaaufu@gmail.com
Comissão Organizadora
Giovana Sgalla
Iury pattryck Soares Rocha
Leonardo Pereira Araujo
Rainer Novais Silva
Shayane Ferreira Silva Pereira
Luiz Olavo Marques de Souza
Lara Vitoria Dias Pagliarani
Bruna Ferreira dos Santos
Gabriel Fernades Laverdi
Lucas svirkas pascut
Nathália Oliveira dos Santos
Alvaro Augusto Vieira Soares
Amélia Guimarães Carvalho
Andressa Giovannini COsta
Douglas José Marques
Edson Aparecido dos Santos
Milton Serpe De Meira Junior
Paula Rinaldi
Regina Maria Gomes
Vânia de Fátima Lemes de Miranda
Luciano Cavalcante de Jesus França
Gleice Aparecida de Assis
Antonio Alves da Silva Junior
Beatriz Monteiro Ballador
Bruno Eduardo Caetano Campos da Silva Pinheiro
Isadora Rodrigues Damascena
Leticia Gonçalves Moreira
Marcus Vinícius de Mattos Bortonio
Murilo Valbusa Pelá
Nathalia da Silva Bortonio
Neidiele Martins de Souza
Heitor Arantes Mendonça
Evelyn Rosa da Silva
Gabriela Saraiva Martins
Lauane Alves Oliveira
Laryssa Cavassano Benetão
Geovana Maria Oliveira Leandro