VOLATILIZAÇÃO DO NITROGÊNIO (NH3) PROVENIENTE DO NITRATO DE AMÔNIO APLICADO JUNTO COM O HIDRÓXIDO DE Ca E Mg + KCL

  • Autor
  • Thays Cristina Alves Junqueira
  • Co-autores
  • Marcos Vinícius Rodrigues , Thiago Borges da Cruz , Hamilton Seron Pereira , Gustavo Alves Santos , Camila de Andrade Carvalho Gualberto
  • Resumo
  • O principal motivo da perda de nitrogênio é a volatilização da amônia, diminuindo fortemente a eficiência da ureia aplicada na superfície do solo. O objetivo desse trabalho foi avaliar a volatilização de N em combinação aos óxidos de Ca (cálcio) e Mg (magnésio) sob condições de laboratório. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com três repetições. As parcelas foram constituídas por recipientes de vidro contendo 1,5dm³ de solo, formando câmaras de volatilização. Foram avaliadas diferentes doses de CAMGK e doses de Ca e Mg em combinação ao nitrato de amônio além de um tratamento somente com o nitrato de amônio e uma testemunha sem aplicação de N. Após a implantação do experimento, a quantidade de N volatilizado foi estimada no 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 12º, 14º, 16º e 18º, dia após a aplicação. A aplicação dos óxidos de Ca e Mg, em combinação com o nitrato de amônio, resulta em volatilização semelhante à observada com o nitrato de amônio, aplicado de forma isolada, porém ao avaliar a volatilização acumulada após 18 dias de avaliação, menores perdas foram observadas com a aplicação do CAMGK.  

  • Palavras-chave
  • Fertilizantes nitrogenados, óxido de Ca e Mg, volatilização
  • Área Temática
  • Ciências do Solo
Voltar Download

Caro (a) Autor (a),

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO E O REGULAMENTO ANTES DE INICIAR A SUBMISSÃO.

Para submeter o trabalhar o autor deverá obrigatoriamente ter pago a inscrição do evento.

Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, podendo ser 1 resumo simples e 1 expandido, ou 2 resumos simples ou 2 resumos expandidos.

O trabalho que não estiver dentro das normas do evento (modelo, configuração de página, números de páginas...) será automaticamente rejeitado, sem direito à revisão.

Ao submeter o resumo, os autores estarão automaticamente autorizando a publicação nos Anais do Evento.

Durante a submissão, será necessário informar o nome completo e e-mail de todos os autores do trabalho para emissão do certificado.

A Comissão Organizadora não se responsabiliza por erros ortográficos ou por revisão gramatical dos resumos expandidos, sendo o conteúdo científico e a redação do trabalho de inteira responsabilidade dos autores.

Deverão ser anexados dois arquivos de resumos, um completo (que será utilizado para publicação nos Anais) e outro sem a identificação dos autores (que será encaminhado para o revisor).

versão final do trabalho (após efetuar todas as correções) deverá constar a identificação dos autores e estar conforme as normas, e anexado no formato em .pdf, caso contrário não será publicado. 

Os trabalhos ACEITOS poderão ser apresentados em formato de pôster, de forma presencial, em dias previamente marcados conforme a programação do evento. A data, horario e local das apresentções será divulgado até o dia 04 de novembro. Sendo que alguns trabalhos poderão ser selecionados para apresentação oral. Só poderão apresentar o trabalho o autor e co-autores do trabalho. O certificado de apresentação será somente para o apresentardor.

Utilize o modelo de resumo com a logo do evento disponibilizado. Outras informações e as normas de formatação estão no regulamento ('Baixar regulamento'). O evento também disponibilizará um modelo de poster. 

 

ORIENTAÇÕES PARA CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DE POSTER


Prezados autores,

1.    Os trabalhos serão apresentados no dia 08, 09 e 10 de novembro a partir das 17:00h.
2.    Os posters poderão ser fixados a partir das 13:30h, no local indicado de acordo com a númeração do seu trabalho que será disponbilizadas no site do evento e também no local, na semana do evento. 
3.    Para fixação dos banners só será permitido o uso de fita crepe, que será de resposabilidade dos autores.
4.    Os avaliadores passarão entre os horario de 17:15h ás 18:15h. 
5.    Só receberá certificado o apresentador que estiver presente no momento da passagem do avaliador. É obrigatório o uso do crechá para identificação no momento da apresentação.
6.    Caso tenha sido alterado a pessoa que irá apresentar o trabalho, por favor informar ao avaliador, para a correção no certificado.Só poderá apresentar o trabalho o autor ou um dos co-autores.
7.    O pessoal da organização estará disponivel no local, nestes horarios, para maiores informações e orientações.
8.    Os banners devem ter dimensões de 1,0 x 0,90 m

 

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÕES ORAIS

Prezados autores,

1. Todos os autores deverão comparecer no local determinado no dia 08 de novembro 10:15h para entrega dos arquivos da apresentação oral;

2. As apresentações terão duração de 10 minutos, seguidos de 05 minutos para perguntas.

3. A ordem das apresentações seguirá o cronograma que será disponibilizado no site do SICAA e no local da apresentação.

4.O local das apresentações será divulgado até o dia 04 de novembro no site do SICAA e fixado no local do evento.

 

Dúvidas entrar em contato pelo email: resumossicaa@gmail.com

  • Ciências Biológicas
  • Ciências do Solo
  • Ciências Florestais
  • Engenharia Agrícola
  • Fitossanidade
  • Fitotecnia
  • Extensão rural
  • Produção animal
  • Ciências Ambientais
  • Tecnologias inovadoras para os sistemas produtivos agrícolas
  • Ciências Ambientais

Editoração e Organização 

Andressa Giovannini Costa

Gleice Aparecida de Assis

Luciano Cavalcante de Jesus França

Paula Cristina Natalino Rinaldi

Regina Maria Gomes

 

Revisor ad hoc

Adriane de Andrade Silva

Alvaro Augusto Vieira Soares

Aurino Miranda Neto

Cinara Xavier de Almeida

Eusimio F. Fraga Jr

Fernando Luiz de Paula Santil

Franscinely Aparecida de Assis

Hamilton Kikuti

Hugo Cesar Rodrigues Moreira Catão

Jardel Boscardin

José Geraldo Mageste

Luciano Cavalcante de Jesus França

Paulo Roberto Magistrali

Regina Maria Gomes

Sandro Manuel Carmelino Hurtado

Tatiane Melo de Lima

DUVIDAS, SUGESTÕES E INFORMAÇÕES

sicaaufu@gmail.com

Comissão Organizadora

Giovana Sgalla

Iury pattryck Soares Rocha

Leonardo Pereira Araujo

Rainer Novais Silva

Shayane Ferreira Silva Pereira

Luiz Olavo Marques de Souza

Lara Vitoria Dias Pagliarani

Bruna Ferreira dos Santos

Gabriel Fernades Laverdi

Lucas svirkas pascut

Nathália Oliveira dos Santos

Alvaro Augusto Vieira Soares

Amélia Guimarães Carvalho

Andressa Giovannini COsta

Douglas José Marques

Edson Aparecido dos Santos

Milton Serpe De Meira Junior

Paula Rinaldi

Regina Maria Gomes

Vânia de Fátima Lemes de Miranda

Luciano Cavalcante de Jesus França

Gleice Aparecida de Assis

Antonio Alves da Silva Junior

Beatriz Monteiro Ballador

Bruno Eduardo Caetano Campos da Silva Pinheiro

Isadora Rodrigues Damascena

Leticia Gonçalves Moreira

Marcus Vinícius de Mattos Bortonio

Murilo Valbusa Pelá

Nathalia da Silva Bortonio

Neidiele Martins de Souza

Heitor Arantes Mendonça

Evelyn Rosa da Silva

Gabriela Saraiva Martins

Lauane Alves Oliveira

Laryssa Cavassano Benetão

Geovana Maria Oliveira Leandro