A mistura de tanque envolvendo agrotóxicos é uma prática comum na agricultura para otimizar o controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Essas combinações podem melhorar a eficiência do manejo integrado, mas exigem cuidado para evitar interações indesejadas e garantir a eficácia de cada agente. Com base nesta problemática foi desenvolvido o app MistuRe, que tem como objetivo reunir dados de artigos científicos e fornecer resultados biológicos e filtrados ao produtor rural. Para realizar a pesquisa foram utilizados sites de pesquisa acadêmica como Google acadêmico, SciELO e Periódicos CAPES. As informações são filtradas levando-se em conta dados como ingrediente ativo (i.a), dose ha-1, cultura, país de origem e o objetivo do trabalho. De acordo com os dados apresentados pelos autores o resultado é considerado positivo ou negativo. Atualmente dentre os resultados de misturas de fungicida, herbicida e inseticida, contam cerca de 870 resultados de misturas no banco de dados, sendo que mais de 65% são de misturas entre herbicidas os quais somam 43,64% dos ingredientes ativos registrados no app, misturas de herbicida com inseticida e herbicida com fungicida somam aproximadamente 9% dos dados registrados. O MistuRe App, ao integrar informações filtradas de artigos científicos e fornecer análises biológicas detalhadas, oferece uma ferramenta valiosa aos produtores rurais, a plataforma oferece interações entre diferentes agrotóxicos, auxiliando na eficácia das aplicações e tomada de decisão de produtores. O uso de fontes acadêmicas como Google Acadêmico, SciELO e Periódicos CAPES garante a precisão e a atualização dos dados, proporcionando suporte técnico baseado em evidências. Atualmente o software está disponível no play store para smartphones Android e segue em desenvolvimento para dispositivos ios.
O Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais 2025 (SICAA) e a 4ª FEAGRO - Feira Tecnológica de Ciências Agrárias e Ambientais constituem um rico fórum de discussão que abordará temas relevantes das Ciências Agrárias e Ambientais, propiciando o confronto de ideias e o intercâmbio científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica e profissionais e pesquisadores renomados não só de Monte Carmelo, como de todo Brasil. Essa iniciativa pode ser o diferencial na etapa de formação acadêmica dos alunos, promovendo a valorização das áreas de atuação profissional e despertando novos interesses nos estudantes e na comunidade em geral.
O maior e mais tradicional evento técnico-científico do campus. Desde a sua primeira edição, realizada em 2013, reúne um número expressivo de profissionais de pesquisa, ensino e extensão, produtores, empresários e empresas públicas e privadas direta e indiretamente interessadas neste setor do agronegócio brasileiro, que vem se transformando numa das principais fontes de renda do país.
Durante o evento, por meio de uma exposição, palestras, mesas-redondas, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos, serão divulgados e discutidos temas relevantes para o setor agroflorestal mineiro e brasileiro, proporcionando o intercâmbio de importantes informações entre os agentes envolvidos, tais como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores e técnicos de empresas públicas, privadas e outras instituições que trabalham para o desenvolvimento do setor.
Contamos com sua participação para juntos realizarmos um evento que supere as expectativas de todo este importante setor da agricultura brasileira.
Editoração e organização
Andressa Giovannini Costa
Charlene Moro Stefanel
Gleice Aparecida de Assis
Tatiane Melo de Lima
Vanessa Andaló
Vicente Toledo Machado de Morais Junior
Revisor Adhoc
Adriana Tiemi Nakamura
Aline Gonçalves Spletozer
Alvaro Augusto Vieira Soares
Amanda Azevedo Cassiano
Andressa Giovannini Costa
Anna Caroline Costa Fanalli
Carla Cristina Alves Mendes
Edivane Cardoso da Silva
Edson Simão
Fernando Luiz de Paula Santil
Franscinely Aparecida de Assis
Gabriel Mascarenhas Maciel
Givago Coutinho
Guilherme Costa Santos
Guilherme de Almeida Garcia Rodrigues
Gustavo Moreira Ribeiro
Igor Pereira Costa
Isabella Salgado Faustino
Isaías Antonio de Paiva
Jardel Boscardin
Jocimar Caiafa Milagre
Josef Gastl Filho
Larissa Grasiela de Arruda Ferreira Costa
Laura Cristina Moura Xavier
Lucas José Mendes
Luciano Cavalcante de Jesus França
Marco Iony dos Santos Fernandes
Mariana Rodrigues Bueno
Natalia Martins Freitas
Odair José Marques
Osvaldo Rettore Neto
Pedro Enrico Salmim Fonseca Spanghero
Regina Maria Gomes
Roque de Carvalho Dias
Roseli Mendonça Dias
Sueli Moura Bertolino
Tatiana Mayumi Tamura
Tatiane Melo de Lima
Vanessa Andaló
Vicente Toledo Machado de Morais Junior
Welery Roel de Azevedo
Zimábwe Osório Santos
DUVIDAS, SUGESTÕES E INFORMAÇÕES
sicaaufu@gmail.com