A crescente preocupação com a gestão de resíduos sólidos e a preservação ambiental tem levado à busca de soluções inovadoras para o reaproveitamento de materiais descartados. O óleo de cozinha, frequentemente descartado inadequadamente, representa um desafio ambiental devido à sua contribuição para a poluição e à dificuldade de decomposição. No contexto educacional, iniciativas práticas que promovem a conscientização e a ação sobre a reciclagem de resíduos são essenciais para formar cidadãos responsáveis e engajados na proteção do meio ambiente. Este trabalho apresenta o relato de experiência do projeto de extensão desenvolvido pelos alunos do curso Técnico em Agronegócio da Escola Estadual Raul Soares, em Araguari – MG, que abordou o reaproveitamento de resíduos sólidos com foco na correta gestão do óleo de cozinha utilizado. A relevância do tema é destacada pela necessidade urgente de práticas de descarte e reutilização que minimizem o impacto ambiental dos resíduos domésticos. O objetivo do projeto foi demonstrar a importância do correto descarte e reutilização do óleo de cozinha, e apresentar uma solução prática e ecológica para a comunidade escolar. A metodologia adotada foi a elaboração de material para orientação do conjunto escolar sobre a reciclagem do óleo de cozinha. Para isso, os alunos elaboraram vídeos que documentaram o processo de fabricação de sabão, que também foram divulgados nas redes sociais do colégio. Foram produzidos dois tipos de sabão: um sabão em barra e um sabão líquido utilizando o óleo reciclado, demonstrando como esse resíduo pode ser reaproveitado sem comprometer o meio ambiente. Após a produção dos sabões e vídeos, foi organizada uma exposição para apresentar os resultados do projeto à comunidade escolar. A exposição teve como finalidade distribuir os produtos para professores, funcionários e alunos, e destacar a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante o processo de fabricação. Esta ação conseguiu sensibilizar e instruir a comunidade escolar sobre reciclagem e práticas sustentáveis, além de estimular o empreendedorismo através da possibilidade de geração de renda com produtos reciclados. As conclusões destacam a importância da educação ambiental prática e iniciativas de reaproveitamento de resíduos na escola.
Editoração e organização
Andressa Giovannini Costa
Charlene Moro Stefanel
Gleice Aparecida de Assis
Tatiane Melo de Lima
Vanessa Andaló
Vicente Toledo Machado de Morais Junior
Revisor Adhoc
Adriana Tiemi Nakamura
Aline Gonçalves Spletozer
Alvaro Augusto Vieira Soares
Amanda Azevedo Cassiano
Andressa Giovannini Costa
Anna Caroline Costa Fanalli
Carla Cristina Alves Mendes
Edivane Cardoso da Silva
Edson Simão
Fernando Luiz de Paula Santil
Franscinely Aparecida de Assis
Gabriel Mascarenhas Maciel
Givago Coutinho
Guilherme Costa Santos
Guilherme de Almeida Garcia Rodrigues
Gustavo Moreira Ribeiro
Igor Pereira Costa
Isabella Salgado Faustino
Isaías Antonio de Paiva
Jardel Boscardin
Jocimar Caiafa Milagre
Josef Gastl Filho
Larissa Grasiela de Arruda Ferreira Costa
Laura Cristina Moura Xavier
Lucas José Mendes
Luciano Cavalcante de Jesus França
Marco Iony dos Santos Fernandes
Mariana Rodrigues Bueno
Natalia Martins Freitas
Odair José Marques
Osvaldo Rettore Neto
Pedro Enrico Salmim Fonseca Spanghero
Regina Maria Gomes
Roque de Carvalho Dias
Roseli Mendonça Dias
Sueli Moura Bertolino
Tatiana Mayumi Tamura
Tatiane Melo de Lima
Vanessa Andaló
Vicente Toledo Machado de Morais Junior
Welery Roel de Azevedo
Zimábwe Osório Santos
DUVIDAS, SUGESTÕES E INFORMAÇÕES
sicaaufu@gmail.com