O Técnico em Agronegócio é uma formação que capacita profissionais para atuar nas diversas áreas do setor agrícola. Oferecer este curso gratuitamente em Araguari - MG é essencial para impulsionar a agricultura local, fortalecer a economia regional e promover a inclusão social na área agrária. O presente trabalho de extensão visa avaliar as perspectivas dos alunos do curso Técnico em Agronegócio, destacando a relevância de compreender como o curso contribui para o desenvolvimento profissional e sua adequação às demandas do mercado. A metodologia envolveu a aplicação de um questionário com perguntas objetivas sobre intenções acadêmicas e profissionais, áreas de interesse, percepções sobre o suporte institucional e sugestões de melhorias. No total, 16 alunos estão matriculados no curso e contribuíram com suas respostas. Os resultados indicam que 80% dos alunos planeja seguir carreiras nas ciências agrárias, enquanto 10% têm interesse em educação física e 10% pretendem se graduar em administração. Entretanto, após a conclusão do curso, todos os alunos pretendem atuar no setor agrícola. A contribuição do curso para o desenvolvimento profissional foi considerada pertinentes por 80% dos estudantes, embora 90% relatem dificuldades devido à carga horária noturna, que afeta o equilíbrio entre trabalho e estudo e limita as atividades práticas. Todos participaram de atividades extracurriculares, como eventos agrícolas e cursos EaD oferecidos pelo Senar, e consideram essas experiências valiosas. A sustentabilidade e a tecnologia são vistas como essenciais para o futuro do agronegócio, com 100% dos entrevistados esperando uma maior difusão dessas práticas e mais oportunidades em grandes empresas. As principais queixas incluem desinformação sobre práticas agrícolas, falta de acesso a novas tecnologias e problemas com regulamentações. Para enfrentar esses desafios, os alunos sugerem melhorias através de educação e treinamento contínuo, melhor comunicação entre produtores e especialistas, e a implementação de tecnologias eficazes. A importância deste tema para a sociedade reside na necessidade de alinhar a formação técnica às exigências do mercado e às tendências do setor agrícola. Compreender essas perspectivas melhora o curso, tornando-o mais relevante e eficaz na preparação dos alunos para os desafios e oportunidades do agronegócio, promovendo um setor agrícola mais inovador e sustentável.
O Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais 2025 (SICAA) e a 4ª FEAGRO - Feira Tecnológica de Ciências Agrárias e Ambientais constituem um rico fórum de discussão que abordará temas relevantes das Ciências Agrárias e Ambientais, propiciando o confronto de ideias e o intercâmbio científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica e profissionais e pesquisadores renomados não só de Monte Carmelo, como de todo Brasil. Essa iniciativa pode ser o diferencial na etapa de formação acadêmica dos alunos, promovendo a valorização das áreas de atuação profissional e despertando novos interesses nos estudantes e na comunidade em geral.
O maior e mais tradicional evento técnico-científico do campus. Desde a sua primeira edição, realizada em 2013, reúne um número expressivo de profissionais de pesquisa, ensino e extensão, produtores, empresários e empresas públicas e privadas direta e indiretamente interessadas neste setor do agronegócio brasileiro, que vem se transformando numa das principais fontes de renda do país.
Durante o evento, por meio de uma exposição, palestras, mesas-redondas, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos, serão divulgados e discutidos temas relevantes para o setor agroflorestal mineiro e brasileiro, proporcionando o intercâmbio de importantes informações entre os agentes envolvidos, tais como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores e técnicos de empresas públicas, privadas e outras instituições que trabalham para o desenvolvimento do setor.
Contamos com sua participação para juntos realizarmos um evento que supere as expectativas de todo este importante setor da agricultura brasileira.
Editoração e organização
Andressa Giovannini Costa
Charlene Moro Stefanel
Gleice Aparecida de Assis
Tatiane Melo de Lima
Vanessa Andaló
Vicente Toledo Machado de Morais Junior
Revisor Adhoc
Adriana Tiemi Nakamura
Aline Gonçalves Spletozer
Alvaro Augusto Vieira Soares
Amanda Azevedo Cassiano
Andressa Giovannini Costa
Anna Caroline Costa Fanalli
Carla Cristina Alves Mendes
Edivane Cardoso da Silva
Edson Simão
Fernando Luiz de Paula Santil
Franscinely Aparecida de Assis
Gabriel Mascarenhas Maciel
Givago Coutinho
Guilherme Costa Santos
Guilherme de Almeida Garcia Rodrigues
Gustavo Moreira Ribeiro
Igor Pereira Costa
Isabella Salgado Faustino
Isaías Antonio de Paiva
Jardel Boscardin
Jocimar Caiafa Milagre
Josef Gastl Filho
Larissa Grasiela de Arruda Ferreira Costa
Laura Cristina Moura Xavier
Lucas José Mendes
Luciano Cavalcante de Jesus França
Marco Iony dos Santos Fernandes
Mariana Rodrigues Bueno
Natalia Martins Freitas
Odair José Marques
Osvaldo Rettore Neto
Pedro Enrico Salmim Fonseca Spanghero
Regina Maria Gomes
Roque de Carvalho Dias
Roseli Mendonça Dias
Sueli Moura Bertolino
Tatiana Mayumi Tamura
Tatiane Melo de Lima
Vanessa Andaló
Vicente Toledo Machado de Morais Junior
Welery Roel de Azevedo
Zimábwe Osório Santos
DUVIDAS, SUGESTÕES E INFORMAÇÕES
sicaaufu@gmail.com