O jatobá-do-cerrado (Hymenaea stigonocarpa Mart. ex Hayne) é uma espécie nativa que pode ser usada em projetos de reflorestamento e cuja farinha tem potencial comercial. O objetivo deste trabalho foi comparar 22 matrizes de jatobá-do-cerrado em relação à Porcentagem de Emergência (%E), Índice de Velocidade de Emergência (IVE) e Tempo Médio de Emergência (TME). As sementes foram coletadas de árvores localizadas no município de Monte Carmelo - MG. Antes da semeadura, as sementes foram escarificadas e posteriormente mantidas em água por 24 horas. Em seguida, foram semeadas em bandejas contendo areia média e mantidas em casa de vegetação a temperatura ambiente e regas diárias manuais. A emergência foi avaliada diariamente por 28 dias, quando houve estabilização. O delineamento foi montado em blocos casualizados, com quatro repetições e seis sementes por parcela. Os dados foram submetidos a análise de variância, seguido do teste Scott Knott a 5 % de significância por meio do programa R. Houve diferença significativa (p<0,05) para as 3 variáveis estudadas e para todas elas as matrizes foram divididas em dois grandes grupos. Para %E, as melhores matrizes (maior %E) foram as 7, 17, 20, 6, 10, 11, 16, 13, 21, 1, 15, 19, 3 e 4. Para IVE (maior IVE) as melhores matrizes foram as 20, 17, 21, 16. Já para TME as melhores matrizes (menor TME) foram: 20,21, 17, 16, 22, 3, 18, 10, 4 e 2. De forma geral as matrizes 20, 21 e 16 foram as melhores para todas as variáveis estudadas. Novas análises serão realizadas para estimar parâmetros genéticos a fim de auxiliar na seleção das melhores matrizes e subsidiar a coleta de sementes da espécie.
O Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais 2025 (SICAA) e a 4ª FEAGRO - Feira Tecnológica de Ciências Agrárias e Ambientais constituem um rico fórum de discussão que abordará temas relevantes das Ciências Agrárias e Ambientais, propiciando o confronto de ideias e o intercâmbio científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica e profissionais e pesquisadores renomados não só de Monte Carmelo, como de todo Brasil. Essa iniciativa pode ser o diferencial na etapa de formação acadêmica dos alunos, promovendo a valorização das áreas de atuação profissional e despertando novos interesses nos estudantes e na comunidade em geral.
O maior e mais tradicional evento técnico-científico do campus. Desde a sua primeira edição, realizada em 2013, reúne um número expressivo de profissionais de pesquisa, ensino e extensão, produtores, empresários e empresas públicas e privadas direta e indiretamente interessadas neste setor do agronegócio brasileiro, que vem se transformando numa das principais fontes de renda do país.
Durante o evento, por meio de uma exposição, palestras, mesas-redondas, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos, serão divulgados e discutidos temas relevantes para o setor agroflorestal mineiro e brasileiro, proporcionando o intercâmbio de importantes informações entre os agentes envolvidos, tais como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores e técnicos de empresas públicas, privadas e outras instituições que trabalham para o desenvolvimento do setor.
Contamos com sua participação para juntos realizarmos um evento que supere as expectativas de todo este importante setor da agricultura brasileira.
Editoração e organização
Andressa Giovannini Costa
Charlene Moro Stefanel
Gleice Aparecida de Assis
Tatiane Melo de Lima
Vanessa Andaló
Vicente Toledo Machado de Morais Junior
Revisor Adhoc
Adriana Tiemi Nakamura
Aline Gonçalves Spletozer
Alvaro Augusto Vieira Soares
Amanda Azevedo Cassiano
Andressa Giovannini Costa
Anna Caroline Costa Fanalli
Carla Cristina Alves Mendes
Edivane Cardoso da Silva
Edson Simão
Fernando Luiz de Paula Santil
Franscinely Aparecida de Assis
Gabriel Mascarenhas Maciel
Givago Coutinho
Guilherme Costa Santos
Guilherme de Almeida Garcia Rodrigues
Gustavo Moreira Ribeiro
Igor Pereira Costa
Isabella Salgado Faustino
Isaías Antonio de Paiva
Jardel Boscardin
Jocimar Caiafa Milagre
Josef Gastl Filho
Larissa Grasiela de Arruda Ferreira Costa
Laura Cristina Moura Xavier
Lucas José Mendes
Luciano Cavalcante de Jesus França
Marco Iony dos Santos Fernandes
Mariana Rodrigues Bueno
Natalia Martins Freitas
Odair José Marques
Osvaldo Rettore Neto
Pedro Enrico Salmim Fonseca Spanghero
Regina Maria Gomes
Roque de Carvalho Dias
Roseli Mendonça Dias
Sueli Moura Bertolino
Tatiana Mayumi Tamura
Tatiane Melo de Lima
Vanessa Andaló
Vicente Toledo Machado de Morais Junior
Welery Roel de Azevedo
Zimábwe Osório Santos
DUVIDAS, SUGESTÕES E INFORMAÇÕES
sicaaufu@gmail.com