As áreas de pivôs centrais exercem um papel fundamental para a produção de algumas hortaliças nos planaltos do Cerrado, como é o caso da região do Alto Paranaíba. Neste sentido, nosso objetivo foi responder à seguinte questão: dentre as hortaliças com montantes de produção disponíveis no IBGE, quais são as mais dependentes da irrigação por pivôs centrais nesta região? Para tanto, nós usamos correlações de Pearson entre o número de áreas de pivô central (áreas município-1), obtido de um levantamento de imagens de satélite (Google Earth Pro – 2021/2022) e os dados da produção agropecuária municipal (n=31), em toneladas município-1 (IBGE - 2021). Foram correlacionados com o número de áreas de pivôs centrais, os dados dos montantes de produção de tomate, batata, alho e cebola. Para a validação dos coeficientes de correlação, foi usado o teste t ao nível de 99% de confiança. As hortaliças que tiveram os maiores coeficientes de correlação com o número de pivôs centrais foram o alho (r=0,77**), e a cebola (r=0,76**) e a batata (r=0,62**). A produção de tomate apresentou um coeficiente de correlação muito baixo e estatisticamente similar a zero (r=0,09ns). Este resultado pode ser explicado pela principal finalidade dos tomates produzidos na região: o consumo in natura. Para alcançar os padrões de mercado exigidos para tal finalidade, os produtores realizam investimentos em irrigação localizada. Infelizmente, não foram encontrados dados da produção municipal de cenoura, uma cultura que é frequentemente cultivada sob os pivôs centrais nesta região, impossibilitando o cálculo do coeficiente de correlação para esta hortaliça. Conclui-se que, dentre as quatro hortaliças estudadas, o alho e a cebola são as que apresentam maior dependência da irrigação por pivô central na região do Alto Paranaíba.
O Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais 2025 (SICAA) e a 4ª FEAGRO - Feira Tecnológica de Ciências Agrárias e Ambientais constituem um rico fórum de discussão que abordará temas relevantes das Ciências Agrárias e Ambientais, propiciando o confronto de ideias e o intercâmbio científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica e profissionais e pesquisadores renomados não só de Monte Carmelo, como de todo Brasil. Essa iniciativa pode ser o diferencial na etapa de formação acadêmica dos alunos, promovendo a valorização das áreas de atuação profissional e despertando novos interesses nos estudantes e na comunidade em geral.
O maior e mais tradicional evento técnico-científico do campus. Desde a sua primeira edição, realizada em 2013, reúne um número expressivo de profissionais de pesquisa, ensino e extensão, produtores, empresários e empresas públicas e privadas direta e indiretamente interessadas neste setor do agronegócio brasileiro, que vem se transformando numa das principais fontes de renda do país.
Durante o evento, por meio de uma exposição, palestras, mesas-redondas, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos, serão divulgados e discutidos temas relevantes para o setor agroflorestal mineiro e brasileiro, proporcionando o intercâmbio de importantes informações entre os agentes envolvidos, tais como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores e técnicos de empresas públicas, privadas e outras instituições que trabalham para o desenvolvimento do setor.
Contamos com sua participação para juntos realizarmos um evento que supere as expectativas de todo este importante setor da agricultura brasileira.
Editoração e organização
Andressa Giovannini Costa
Charlene Moro Stefanel
Gleice Aparecida de Assis
Tatiane Melo de Lima
Vanessa Andaló
Vicente Toledo Machado de Morais Junior
Revisor Adhoc
Adriana Tiemi Nakamura
Aline Gonçalves Spletozer
Alvaro Augusto Vieira Soares
Amanda Azevedo Cassiano
Andressa Giovannini Costa
Anna Caroline Costa Fanalli
Carla Cristina Alves Mendes
Edivane Cardoso da Silva
Edson Simão
Fernando Luiz de Paula Santil
Franscinely Aparecida de Assis
Gabriel Mascarenhas Maciel
Givago Coutinho
Guilherme Costa Santos
Guilherme de Almeida Garcia Rodrigues
Gustavo Moreira Ribeiro
Igor Pereira Costa
Isabella Salgado Faustino
Isaías Antonio de Paiva
Jardel Boscardin
Jocimar Caiafa Milagre
Josef Gastl Filho
Larissa Grasiela de Arruda Ferreira Costa
Laura Cristina Moura Xavier
Lucas José Mendes
Luciano Cavalcante de Jesus França
Marco Iony dos Santos Fernandes
Mariana Rodrigues Bueno
Natalia Martins Freitas
Odair José Marques
Osvaldo Rettore Neto
Pedro Enrico Salmim Fonseca Spanghero
Regina Maria Gomes
Roque de Carvalho Dias
Roseli Mendonça Dias
Sueli Moura Bertolino
Tatiana Mayumi Tamura
Tatiane Melo de Lima
Vanessa Andaló
Vicente Toledo Machado de Morais Junior
Welery Roel de Azevedo
Zimábwe Osório Santos
DUVIDAS, SUGESTÕES E INFORMAÇÕES
sicaaufu@gmail.com