Este estudo trata do Folclore Brasileiro no universo dos jogos digitais, mais propriamente, da ausência deste tema enquanto argumento nos jogos existentes no mercado dos games. A partir desta constatação definiu-se como objetivo discutir o motivo de, tanto desenvolvedores quanto jogadores, rejeitarem fazer/jogar jogos que têm o folclore brasileiro como base temática; depois disso, dar argumentos de incentivo a abraçarem jogos assim. A pesquisa entra na linha de pesquisa Jogos Digitais e Cultura, da FATEC Carapicuíba; usando como conceitos base o folclore, jogos digitais e folkcomunicação, tendo como produto final um jogo baseado no folclore nacional, de forma a apoiar este segmento temático e inspirar a produção de mais games assim. Como ao final da pesquisa há um produto, o método de procedimento se trata de um Estudo de Caso. O método de abordagem é o Indutivo, por serem analisados algumas nuances culturais, e a partir destas análises, definido o quadro geral. Como resultados, foram apresentados alguns motivos que fazem as pessoas (gamers e developers) rejeitarem o folclore brasileiro nos games, bem como possíveis medidas/argumentos para incentivá-los a mudar este comportamento; sendo o jogo um exemplo de como o folclore nacional pode ser fonte para novas experiências gamísticas, e servindo como uma espécie de “apoio moral” aos desenvolvedores.
Inaugurado em 2016, o SIMGETEC trata-se de um evento anual e é a realização de um sonho: o sonho de congregar Alunos e Professores de todos os cursos da FATEC Carapicuíba, conhecer e prestigiar as pesquisas aplicadas para o desenvolvimento tecnológico, e contribuir para a solidificação de uma produção que se encontra em franca ampliação.
Em 2017 o Centro Brasileiro do ISSN atribuiu o “Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas” para a nossa publicação online.
O evento é focado na divulgação dos trabalhos acadêmicos da FATEC Carapicuíba, as apresentações são públicas e apresentam os seguintes objetivos:
Os anais do SIMGETEC destinam-se a publicação dos trabalhos dos Cursos Tecnológicos: Gestão Empresarial EAD, Logística e Secretariado (cursos do eixo “Gestão de Negócios”) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Jogos Digitais e Sistemas para Internet (cursos do eixo “Tecnologia da Informação”) dos discentes e docentes da FATEC Carapicuíba.
Os trabalhos são submetidos online e, após avaliação e aprovação da Comissão Científica, são apresentados no SIMGETEC, nas dependências da unidade.
Comissão Organizadora
Profª Dra. Marcia Araújo
Prof. Dr. Dewar Taylor Carneiro Chávez
Prof. Esp. Renato Fava Martelli
Prof. Esp. Carlos Alberto Paiva
Prof. Dr. Ricardo Iannace
Prof. MSc. Tarcísio Peres
Comissão Científica
Profª Dra. Marcia Araújo
Prof. Dr. Dewar Taylor Carneiro Chávez
Prof. Esp. Renato Fava Martelli
Prof. Esp. Carlos Alberto Paiva
Prof. Dr. Ricardo Iannace
Prof. MSc. Tarcísio Peres
Profa. Dra. Maria Cristina Vendrameto
Profa. Me. Magali Amorim Mata
Profa. Me. Beronalda Messias
Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba
Avenida Francisco Pignatari, 650 – Vila Gustavo Correia - São Paulo - Brasil
Carapicuíba – SP – CEP: 06310-390
Tels.: (11)4184-8404 / 4183-6849 / 4183-6827
contato@fateccarapicuiba.edu.br
Contato exclusivo do simpósio: f143simgetec.contato@fatec.sp.gov.br
Confira as edições anteriores: http://www.fateccarapicuiba.edu.br/simgetec-edicoes-anteriores/