Os videogames são manifestações culturais lúdicas presentes na vida de 82% dos brasileiros, considerando crianças, jovens e adultos¹. Atualmente, o prática do jogo digital têm sido associada à transtornos negativos como vício, estímulo de violência e até mesmo depressão. Apesar de reconhecermos a importância dessas pesquisas e suas respectivas ressalvas, acreditamos ser necessário adquirir uma perspectiva que possibilite compreender a produção de jogos digitais em sua potencialidade como formato narrativo audiovisual interativo para auxiliar a sociedade em expressar-se cultural e artísticamente, e seus consequentes benefícios já conhecidos pela importância social da arte.
Partimos da hipotese que a experiência lúdica dos jogos digitais pode servir como um universo para escapismo para transtornos ocmo depressão e ansiedade.
Consideramos que esses benefícios potenciais são importantes, primeiramente, porque a natureza desses jogos tem mudado drasticamente na última década, tornando-se cada vez mais
complexo em sua narrativa, diverso em sua experiência de jogar, realista em seu universo, além de ter criado um espaço significativo na vida social e econômica de nossa geração, representando um mercado que já supera a indústria cinematográfica em faturamente..
Nos ultimos anos, novos estudos têm sido realizados em torno dos benefícios dos videogames.. Neste artigo, realizaremos uma revisão destas pesquisas sobre osefeitos positivos de se jogar videogames, tedo como principal temática sua influência para a experiência de jogadores que sofrem de transtornos de humor como depressão e ansiedade, partindo da hipotese da experiência individual do autor em conceber a experiÊncia lúdica dos games digitais como uma uma prática escapista, talvez terapêutica, no auxílio para lidar com essas manifestações depressivas do espírito
Inaugurado em 2016, o SIMGETEC trata-se de um evento anual e é a realização de um sonho: o sonho de congregar Alunos e Professores de todos os cursos da FATEC Carapicuíba, conhecer e prestigiar as pesquisas aplicadas para o desenvolvimento tecnológico, e contribuir para a solidificação de uma produção que se encontra em franca ampliação.
Em 2017 o Centro Brasileiro do ISSN atribuiu o “Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas” para a nossa publicação online.
O evento é focado na divulgação dos trabalhos acadêmicos da FATEC Carapicuíba, as apresentações são públicas e apresentam os seguintes objetivos:
Os anais do SIMGETEC destinam-se a publicação dos trabalhos dos Cursos Tecnológicos: Gestão Empresarial EAD, Logística e Secretariado (cursos do eixo “Gestão de Negócios”) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Jogos Digitais e Sistemas para Internet (cursos do eixo “Tecnologia da Informação”) dos discentes e docentes da FATEC Carapicuíba.
Os trabalhos são submetidos online e, após avaliação e aprovação da Comissão Científica, são apresentados no SIMGETEC, nas dependências da unidade.
Comissão Organizadora
Profª Dra. Marcia Araújo
Prof. Dr. Dewar Taylor Carneiro Chávez
Prof. Esp. Renato Fava Martelli
Prof. Esp. Carlos Alberto Paiva
Prof. Dr. Ricardo Iannace
Prof. MSc. Tarcísio Peres
Comissão Científica
Profª Dra. Marcia Araújo
Prof. Dr. Dewar Taylor Carneiro Chávez
Prof. Esp. Renato Fava Martelli
Prof. Esp. Carlos Alberto Paiva
Prof. Dr. Ricardo Iannace
Prof. MSc. Tarcísio Peres
Profa. Dra. Maria Cristina Vendrameto
Profa. Me. Magali Amorim Mata
Profa. Me. Beronalda Messias
Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba
Avenida Francisco Pignatari, 650 – Vila Gustavo Correia - São Paulo - Brasil
Carapicuíba – SP – CEP: 06310-390
Tels.: (11)4184-8404 / 4183-6849 / 4183-6827
contato@fateccarapicuiba.edu.br
Contato exclusivo do simpósio: f143simgetec.contato@fatec.sp.gov.br
Confira as edições anteriores: http://www.fateccarapicuiba.edu.br/simgetec-edicoes-anteriores/