As Unidades de Conservação do tipo Parque possibilitam a manutenção da biodiversidade e também a interação entre as pessoas e o ambiente natural, por exemplo por meio das trilhas ecológicas. Essas florestas desenvolvem ainda função de estocar de carbono, desempenhando papel fundamental na regulação do clima. O presente estudo objetivou compreender e analisar o impacto negativo da existência de trilhas em uma Unidade de Conservação de Mata Atlântica, no Parque Estadual de Dois Irmãos, em Pernambuco, que é composto por um fragmento de floresta madura (384 ha) e outro de floresta secundária jovem (774 ha). Após aquisição dos dados referentes à largura e comprimento dos segmentos, foi realizado o mapeamento das trilhas identificadas no Parque, sendo todas classificadas por tipo de uso e estimada a perda de biomassa ocasionada pela existência dos segmentos de trilhas e ausência dos indivíduos arbóreos, cujas médias foram comparadas por meio de Análise de Variância (ANOVA). A perda de biomassa na floresta madura foi obtida pelo produto da área de trilhas e a biomassa acima do solo de 255,67 Mg ha-¹ para esta floresta. Já no fragmento da floresta jovem, foi utilizada a biomassa de 97,36 Mg/ha-¹, previamente estimada para este fragmento. Os 167 segmentos de trilhas identificados estão distribuídos nos dois fragmentos florestais do Parque. Na floresta madura, foi estimada perda de biomassa de 290,59 Mg; enquanto na floresta jovem foi calculada perda de biomassa de 370,39 Mg. A análise de variância realizada entre as médias de biomassa por trecho de trilhas constatou não haver diferenças significativas entre os fragmentos com diferentes idades (p = 0.545). Quanto à categoria de uso das trilhas, foi constatada que há diferença significativa (p < 0.0001) entre os segmentos de trilhas de uso para a Fiscalização e para Educação Ambiental e entre os segmentos de trilhas Informais comparadas com as de Educação Ambiental. O estudo permitiu realizar o mapeamento das trilhas existentes na unidade e estimar a perda de biomassa diante a presença das trilhas no ambiente florestal. Tais informações são de relevância para a gestão do Parque, já que podem contribuir na tomada de decisão frente à conservação dos ecossistemas florestais em atuar no monitoramento das trilhas, de modo a evitar a supressão florestal e abertura de novos segmentos informais e ao mesmo tempo incentivar a regeneração natural em trilhas informais.
O SIMPÓS 2021 (Simpósio de Pós-graduação) da UFRPE foi realizado nos dias 22 e 23 de abril de 2021, de forma virtual, com apresentação de palestras e trabalhos conduzidos pelos discentes de especialização, mestrado e doutorado da UFRPE e da UFAPE, além dos participantes dos Programas de Residência Profissional. Este ano, em função da gratuidade da inscrição e restrição orçamentária, o evento foi restrito a discentes e residentes da UFRPE e UFAPE.
Este foi um dos eventos componentes da XX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (XX JEPEX), que este ano está sendo conduzida em diferentes semanas do mês de abril e maio, dedicadas a cada uma das principais vertentes da universidade (ensino, pesquisa e inovação, e extensão).
Dentre estes, inclui-se o SIMPÓS 2021, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Este evento apresentou os resultados de pesquisas conduzidas por discentes de especialização, mestrado e doutorado, e participantes dos Programas de Residência Profissional, como parte de sua formação pós-graduada. Hoje a UFRPE oferece quatro cursos de especialização e três Programas de Residência Profissional, com 415 participantes entre alunos e residentes. Também oferece 42 Programas de Pós-graduação Stricto sensu reconhecidos pela CAPES, sendo 38 cursos de mestrado, dos quais cinco na UFAPE, ainda vinculados à UFRPE junto à CAPES, e 18 cursos de doutorado, que juntos totalizam mais de 1400 discentes.
No SIMPÓS 2021 foram realizadas duas palestras, uma proferida pelo Prof. Dr. José Fernando Thomé Jucá, Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Presidente da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e a segunda proferida pela Prof.ª. Dr.ª. Regina Celi Mendes Pereira (PROLING/UFPB). Além disso, as apresentações dos participantes ocorreram em dois expedientes, de forma remota, e em salas simultâneas, com cada sala reunindo apresentações de uma mesma área de conhecimento, tendo sido apresentados 152 resumos durante o evento.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ENVIO DO RESUMO
1) Poderão ser submetidos até dois resumos simples por inscrição, vinculados a uma das áreas disponíveis, baseado rigorosamente nessas instruções e que poderão ser apresentados nas modalidades Oral ou e-Pôster. O período do envio será de 22 a 29 de março de 2021.
2) Para recebimento do certificado é necessário a apresentação do resumo.
3) Todos os resumos simples deverão ser submetidos exclusivamente por meio desta plataforma escolhendo uma das áreas disponíveis:
4) Os trabalhos deverão ser submetidos em forma de RESUMO SIMPLES (com no máximo 2.500 caracteres com espaço, excluíndo título, palavras chaves e autores), escritos em português e submetido diretamente no campo específico. Estes deverão conter dados relevantes para a compreensão do texto e serão avaliados pela Comissão Científica.
5) Para submissão do resumo os passos abaixo devem ser seguidos:
a) Selecionar a modalidade de apresentação (Comunicação oral ou pôster);
b) Selecionar a área temática de avaliação no qual o resumo se enquadra;
c) Escrever o título do resumo;
d) Escrever as palavras-chave (separadas por vírgula);
e) Escrever ou colar o resumo, respeitando-se a quantidade máxima de 2.500 caracteres (com espaço);
f) Inserir os dados do autor principal (nome e e-mail), devendo ser informado o mesmo e-mail utilizado na inscrição e selecionar-se como apresentador;
g) Inserir as informações dos co-autores, adicionando mais campos para esta finalidade até o número máximo de 10 co-autores inclusive o apresentador;
i) Clicar no botão submeter. Após está etapa seu resumo estará submetido ao evento.
Comissão Organizadora
COMISSÃO ORGANIZADORA
Pró-Reitoria de Pós-Graduação - PRPG
Prof.ª. Dr.ª. Maria Madalena Pessoa Guerra - Pró-Reitora
Prof. Dr. Mario de Andrade Lira Júnior - Presidente do Evento
Prof.ª. Dr.ª. Ana Lícia Patriota Feliciano
Prof. Dr. Francisco de Assis Leite Souza
Prof. Dr. Valdomiro Severino de Souza Júnior
João Henrique de Medeiros Delgado
Mariana da Conceição Alves
Comissão Científica
Prof. Dr. Mário de Andrade Lira Júnior (Presidente da Comissão Científica)
Adriana Alves Batista de Souza
Aline Alves Arruda
Ana Paula Oliveira de Barros
Atzel Candido Acosta Abad
Carolina Arruda Guedes
Daniel Barros Cardoso
Daniel da Costa Dantas
Danielle de Lima Viana
Douglas Monteiro Cavalcante
Eduardo Barbuio
Emmanuella Vila Nova da Silva
Felipe José Cury Fracetto
Glaucilane dos Santos Cruz
Guilherme Vitor Batista Ferreira
Ismaela Maria Ferreira de Melo
Iwanne Lima Coelho
Jane Kelly Silva Araujo
Juanize Matias da Silva Batista
Juliana Ramos de Andrade
Juliet Emilia Santos de Sousa
Kelly Cristina dos Santos
Lidiane da Silva Araújo
Ligia Reis de Moura Estevão
Lucia Cristina Pereira Arruda
Luciano Hugo Miranda Filho
Luis Gustavo de Souza Filho
Marcia Nieves Carneiro da Cunha
Mariana Gomes do Rêgo
Mayara Maria de Lima Pessoa
Monaliza Alves dos Santos
Nathalia dos Santos Wicpolt
Osniel Faria de Oliveira
Renato Paiva de Lima
Risonilda Germano Bezerra de Sá
Rita Paradeda Muhle
Rita Patrícia Almeida de Oliveira
Roberta de Lima Valença
Rodrigo Lira de Oliveira
Rozeane Porto Diniz
Sandra Maria de Torres
Thais Fernanda da Silva Vicente
Vaneska Barbosa Monteiro
Willie Anderson dos Santos Vieira
Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail: