OBSTRUÇÃO INTESTINAL DECORRENTE DO CONSUMO DE RESÍDUOS ANTROPOGÊNICOS EM TARTARUGAS MARINHAS / RELATO DE DOIS CASOS

  • Autor
  • Silvio Miguel Castillo Fonseca
  • Co-autores
  • Givaldo Bom da Silva-Filho , Hisadora Advincula da Silva Chaves Bom , João Paulo Gomes da Silva , Taciana Cássia Santos Bezerra , Vivian Chimendes da Silva Neves , Hugo Leonardo Rossiter Peixoto dos Santos , Luana Rocha de Souza Paulino , Nathalia dos Santos Wicpolt , Fábio de Souza Mendonça
  • Resumo
  • O descarte incorreto de lixo no meio aquático provoca um sério desequilíbrio à vida marinha, afetando particularmente as tartarugas. Esses animais consomem, por engano, os resíduos humanos presentes na água, podendo desenvolver desde quadros obstrutivos até a morte. No presente estudo descreve-se os aspectos patológicos provocados pelo consumo de resíduos antropogênicos em duas tartarugas marinhas provenientes de Porto de Galinhas, Pernambuco. Os animais haviam encalhado e, após o óbito, foram encaminhados ao Laboratório de Diagnostico Animal (LDA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco para o exame post mortem. Os principais achados de necropsia do animal um consistiam em escore corporal caquético e presença de grande quantidade de material amorfo (lixo) obstruindo o lúmen do intestino grosso. Além disso, havia fragmentos de rede de pesca envolvendo a nadadeira anterior esquerda. No animal dois, além da caquexia e obstrução intestinal, havia ainda uma área de ruptura de aproximadamente 3 cm de diâmetro e úlceras multifocais na mucosa gástrica, variando de 0,5 cm a 1,0 cm de diâmetro. No presente relato, a morte dos animais foi atribuída à severa obstrução intestinal, detectada através da necropsia. Macroscopicamente, em quadro de obstrução intestinal, geralmente observam-se áreas avermelhadas ou enegrecidas associadas ao ponto obstruído, sugerindo alterações vasculares acentuadas. Porém essas lesões não foram observadas neste estudo pelo avançado estado de autólise das tartarugas, sendo esse um dos fatores que dificulta o diagnóstico em animais marinhos. A obstrução intestinal pode decorrer de vários fatores, tais como intussuscepções, neoplasias, granulomas e etc., contudo, em tartarugas, o lixo tem sido o principal fator associado a essa condição, similar ao observado neste estudo. Além da obstrução, o lixo pode prender as nadadeiras desses animais, prejudicando, inclusive, sua locomoção, como observado no animal um. Atualmente as tartarugas verdes (Chelonia mydas) correm o risco de entrar na lista de espécies em perigo de extinção sendo o ser humano a principal ameaça à sua sobrevivência. Os achados do presente trabalho refletem o resultado da Poluição do habitat marinho por resíduo plástico e chama a atenção para a conscientização da sociedade quanto à preservação dos ecossistemas bem como ressalta a importância dos estudos epidemiológicos e patológicos em espécies marinhas, a fim de monitorar as potenciais causas de morte nessas espécies.

  • Palavras-chave
  • Ruptura gástrica, plástico, Chelonia mydas, contaminação, obstrução intestinal.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências Agrárias
Voltar

O SIMPÓS 2021 (Simpósio de Pós-graduação) da UFRPE foi realizado nos dias 22 e 23 de abril de 2021, de forma virtual, com apresentação de palestras e trabalhos conduzidos pelos discentes de especialização, mestrado e doutorado da UFRPE e da UFAPE, além dos participantes dos Programas de Residência Profissional. Este ano, em função da gratuidade da inscrição e restrição orçamentária, o evento foi restrito a discentes e residentes da UFRPE e UFAPE.

Este foi um dos eventos componentes da XX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (XX JEPEX), que este ano está sendo conduzida em diferentes semanas do mês de abril e maio, dedicadas a cada uma das principais vertentes da universidade (ensino, pesquisa e inovação, e extensão).

Dentre estes, inclui-se o SIMPÓS 2021, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Este evento apresentou os resultados de pesquisas conduzidas por discentes de especialização, mestrado e doutorado, e participantes dos Programas de Residência Profissional, como parte de sua formação pós-graduada. Hoje a UFRPE oferece quatro cursos de especialização e três Programas de Residência Profissional, com 415 participantes entre alunos e residentes. Também oferece 42 Programas de Pós-graduação Stricto sensu reconhecidos pela CAPES, sendo 38 cursos de mestrado, dos quais cinco na UFAPE, ainda vinculados à UFRPE junto à CAPES, e 18 cursos de doutorado, que juntos totalizam mais de 1400 discentes.

No SIMPÓS 2021 foram realizadas duas palestras, uma proferida pelo Prof. Dr. José Fernando Thomé Jucá, Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Presidente da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e a segunda proferida pela Prof.ª. Dr.ª. Regina Celi Mendes Pereira (PROLING/UFPB). Além disso, as apresentações dos participantes ocorreram em dois expedientes, de forma remota, e em salas simultâneas, com cada sala reunindo apresentações de uma mesma área de conhecimento, tendo sido apresentados 152 resumos durante o evento.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ENVIO DO RESUMO

1) Poderão ser submetidos até dois resumos simples por inscrição, vinculados a uma das áreas disponíveis, baseado rigorosamente nessas instruções e que poderão ser apresentados nas modalidades Oral ou e-Pôster. O período do envio será de 22 a 29 de março de 2021.

2) Para recebimento do certificado é necessário a apresentação do resumo.

3) Todos os resumos simples deverão ser submetidos exclusivamente por meio desta plataforma escolhendo uma das áreas disponíveis:

  • Ciências Exatas e da Terra;
  • Ciências Biológicas;
  • Engenharias;
  • Ciências da Saúde;
  • Ciências Agrárias;
  • Ciências Sociais Aplicadas;
  • Ciências Humanas;
  • Linguística, Letras e Artes;
  • Multidisciplinar.

4) Os trabalhos deverão ser submetidos em forma de RESUMO SIMPLES (com no máximo 2.500 caracteres com espaço, excluíndo título, palavras chaves e autores), escritos em português e submetido diretamente no campo específico. Estes deverão conter dados relevantes para a compreensão do texto e serão avaliados pela Comissão Científica.

5) Para submissão do resumo os passos abaixo devem ser seguidos:

       a) Selecionar a modalidade de apresentação (Comunicação oral ou pôster);

       b) Selecionar a área temática de avaliação no qual o resumo se enquadra;

       c) Escrever o título do resumo;

       d) Escrever as palavras-chave (separadas por vírgula);

       e) Escrever ou colar o resumo, respeitando-se a quantidade máxima de 2.500 caracteres (com espaço);

       f) Inserir os dados do autor principal (nome e e-mail), devendo ser informado o mesmo e-mail utilizado na inscrição e selecionar-se como apresentador;

      g) Inserir as informações dos co-autores, adicionando mais campos para esta finalidade até o número máximo de 10 co-autores inclusive o apresentador;

      i) Clicar no botão submeter. Após está etapa seu resumo estará submetido ao evento.

 

Comissão Organizadora

  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas
  • Linguística, Letras e Artes
  • Multidisciplinar

COMISSÃO ORGANIZADORA

Pró-Reitoria de Pós-Graduação - PRPG

Prof.ª. Dr.ª. Maria Madalena Pessoa Guerra - Pró-Reitora

Prof. Dr. Mario de Andrade Lira Júnior - Presidente do Evento

Prof.ª. Dr.ª. Ana Lícia Patriota Feliciano

Prof. Dr. Francisco de Assis Leite Souza

Prof. Dr. Valdomiro Severino de Souza Júnior

João Henrique de Medeiros Delgado

Mariana da Conceição Alves

 

Comissão Científica

Prof. Dr. Mário de Andrade Lira Júnior (Presidente da Comissão Científica)

Adriana Alves Batista de Souza

Aline Alves Arruda

Ana Paula Oliveira de Barros

Atzel Candido Acosta Abad

Carolina Arruda Guedes

Daniel Barros Cardoso

Daniel da Costa Dantas

Danielle de Lima Viana

Douglas Monteiro Cavalcante

Eduardo Barbuio

Emmanuella Vila Nova da Silva

Felipe José Cury Fracetto

Glaucilane dos Santos Cruz

Guilherme Vitor Batista Ferreira

Ismaela Maria Ferreira de Melo

Iwanne Lima Coelho

Jane Kelly Silva Araujo

Juanize Matias da Silva Batista

Juliana Ramos de Andrade

Juliet Emilia Santos de Sousa

Kelly Cristina dos Santos

Lidiane da Silva Araújo

Ligia Reis de Moura Estevão

Lucia Cristina Pereira Arruda

Luciano Hugo Miranda Filho

Luis Gustavo de Souza Filho

Marcia Nieves Carneiro da Cunha

Mariana Gomes do Rêgo

Mayara Maria de Lima Pessoa

Monaliza Alves dos Santos

Nathalia dos Santos Wicpolt

Osniel Faria de Oliveira

Renato Paiva de Lima

Risonilda Germano Bezerra de Sá

Rita Paradeda Muhle

Rita Patrícia Almeida de Oliveira

Roberta de Lima Valença

Rodrigo Lira de Oliveira

Rozeane Porto Diniz

Sandra Maria de Torres

Thais Fernanda da Silva Vicente

Vaneska Barbosa Monteiro

Willie Anderson dos Santos Vieira

 

 

Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail:

simpos2021@ufrpe.br