Comparação de distribuições de probabilidade para velocidade do vento no estado de Pernambuco - Brasil

  • Autor
  • Elielma Santana de Jesus
  • Co-autores
  • Camila Ribeiro da Silva , Rayane Santos Leite , Jader da Silva Jale , Guilherme Rocha Moreira
  • Resumo
  •  

    Este estudo se propôs a investigar o ajuste de distribuições de probabilidade para as médias horárias da velocidade do vento (m/s) em Pernambuco – Brasil. Os dados foram obtidos junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para cinco estações meteorológicas que correspondem as mesorregiões do Estado, no período de outubro de 2008 a junho de 2019. Comparou-se as distribuições Weibull, Gama e Lognormal que são usualmente consideradas para descrever o potencial eólico de determinada região. Os parâmetros foram estimados através do Método de Máxima Verossimilhança e a qualidade do ajuste foi realizada através da estatística de Kolmogorov-smirnov, Anderson-Darling e Cramer-von Mises, todas baseadas na função de distribuição empírica. Para seleção de modelos, neste tralho foram adotados os critérios de Akaike (AIC) e de informação Bayesiana (BIC). As estações estão localizadas em diferentes regiões do Estado, entretanto, observou-se comportamento comum a todas, em que as maiores velocidades do vento foram registradas entre as 10 e as 20 horas. Não foi possível tirar conclusões a respeito da distribuição que melhor ajusta os dados ao observar somente as estatísticas dos testes de adequação, pois ficaram muito próximas. Assim, prosseguiu-se com a análise gráfica e os critérios de seleção de modelos. Conforme os resultados, para as estações de Petrolina e Recife, tanto a distribuição Gama quanto a Lognormal foram indicadas para modelar a média horária da velocidade do vento. A Lognormal também foi apontada com bom desempenho para a estação de Palmares. Para Caruaru a Weibull foi a que se sobressaiu em relação as outras. Por outro lado, para Serra Talhada as três distribuições ajustadas apresentaram boa aderência. Conclui-se que é possível utilizar diferentes distribuições de probabilidade para modelar a variável velocidade do vento e obter bons ajustes.

  • Palavras-chave
  • Gama, Lognormal, potencial eólico, Weibull
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências Agrárias
Voltar

O SIMPÓS 2021 (Simpósio de Pós-graduação) da UFRPE foi realizado nos dias 22 e 23 de abril de 2021, de forma virtual, com apresentação de palestras e trabalhos conduzidos pelos discentes de especialização, mestrado e doutorado da UFRPE e da UFAPE, além dos participantes dos Programas de Residência Profissional. Este ano, em função da gratuidade da inscrição e restrição orçamentária, o evento foi restrito a discentes e residentes da UFRPE e UFAPE.

Este foi um dos eventos componentes da XX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (XX JEPEX), que este ano está sendo conduzida em diferentes semanas do mês de abril e maio, dedicadas a cada uma das principais vertentes da universidade (ensino, pesquisa e inovação, e extensão).

Dentre estes, inclui-se o SIMPÓS 2021, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Este evento apresentou os resultados de pesquisas conduzidas por discentes de especialização, mestrado e doutorado, e participantes dos Programas de Residência Profissional, como parte de sua formação pós-graduada. Hoje a UFRPE oferece quatro cursos de especialização e três Programas de Residência Profissional, com 415 participantes entre alunos e residentes. Também oferece 42 Programas de Pós-graduação Stricto sensu reconhecidos pela CAPES, sendo 38 cursos de mestrado, dos quais cinco na UFAPE, ainda vinculados à UFRPE junto à CAPES, e 18 cursos de doutorado, que juntos totalizam mais de 1400 discentes.

No SIMPÓS 2021 foram realizadas duas palestras, uma proferida pelo Prof. Dr. José Fernando Thomé Jucá, Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Presidente da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e a segunda proferida pela Prof.ª. Dr.ª. Regina Celi Mendes Pereira (PROLING/UFPB). Além disso, as apresentações dos participantes ocorreram em dois expedientes, de forma remota, e em salas simultâneas, com cada sala reunindo apresentações de uma mesma área de conhecimento, tendo sido apresentados 152 resumos durante o evento.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ENVIO DO RESUMO

1) Poderão ser submetidos até dois resumos simples por inscrição, vinculados a uma das áreas disponíveis, baseado rigorosamente nessas instruções e que poderão ser apresentados nas modalidades Oral ou e-Pôster. O período do envio será de 22 a 29 de março de 2021.

2) Para recebimento do certificado é necessário a apresentação do resumo.

3) Todos os resumos simples deverão ser submetidos exclusivamente por meio desta plataforma escolhendo uma das áreas disponíveis:

  • Ciências Exatas e da Terra;
  • Ciências Biológicas;
  • Engenharias;
  • Ciências da Saúde;
  • Ciências Agrárias;
  • Ciências Sociais Aplicadas;
  • Ciências Humanas;
  • Linguística, Letras e Artes;
  • Multidisciplinar.

4) Os trabalhos deverão ser submetidos em forma de RESUMO SIMPLES (com no máximo 2.500 caracteres com espaço, excluíndo título, palavras chaves e autores), escritos em português e submetido diretamente no campo específico. Estes deverão conter dados relevantes para a compreensão do texto e serão avaliados pela Comissão Científica.

5) Para submissão do resumo os passos abaixo devem ser seguidos:

       a) Selecionar a modalidade de apresentação (Comunicação oral ou pôster);

       b) Selecionar a área temática de avaliação no qual o resumo se enquadra;

       c) Escrever o título do resumo;

       d) Escrever as palavras-chave (separadas por vírgula);

       e) Escrever ou colar o resumo, respeitando-se a quantidade máxima de 2.500 caracteres (com espaço);

       f) Inserir os dados do autor principal (nome e e-mail), devendo ser informado o mesmo e-mail utilizado na inscrição e selecionar-se como apresentador;

      g) Inserir as informações dos co-autores, adicionando mais campos para esta finalidade até o número máximo de 10 co-autores inclusive o apresentador;

      i) Clicar no botão submeter. Após está etapa seu resumo estará submetido ao evento.

 

Comissão Organizadora

  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas
  • Linguística, Letras e Artes
  • Multidisciplinar

COMISSÃO ORGANIZADORA

Pró-Reitoria de Pós-Graduação - PRPG

Prof.ª. Dr.ª. Maria Madalena Pessoa Guerra - Pró-Reitora

Prof. Dr. Mario de Andrade Lira Júnior - Presidente do Evento

Prof.ª. Dr.ª. Ana Lícia Patriota Feliciano

Prof. Dr. Francisco de Assis Leite Souza

Prof. Dr. Valdomiro Severino de Souza Júnior

João Henrique de Medeiros Delgado

Mariana da Conceição Alves

 

Comissão Científica

Prof. Dr. Mário de Andrade Lira Júnior (Presidente da Comissão Científica)

Adriana Alves Batista de Souza

Aline Alves Arruda

Ana Paula Oliveira de Barros

Atzel Candido Acosta Abad

Carolina Arruda Guedes

Daniel Barros Cardoso

Daniel da Costa Dantas

Danielle de Lima Viana

Douglas Monteiro Cavalcante

Eduardo Barbuio

Emmanuella Vila Nova da Silva

Felipe José Cury Fracetto

Glaucilane dos Santos Cruz

Guilherme Vitor Batista Ferreira

Ismaela Maria Ferreira de Melo

Iwanne Lima Coelho

Jane Kelly Silva Araujo

Juanize Matias da Silva Batista

Juliana Ramos de Andrade

Juliet Emilia Santos de Sousa

Kelly Cristina dos Santos

Lidiane da Silva Araújo

Ligia Reis de Moura Estevão

Lucia Cristina Pereira Arruda

Luciano Hugo Miranda Filho

Luis Gustavo de Souza Filho

Marcia Nieves Carneiro da Cunha

Mariana Gomes do Rêgo

Mayara Maria de Lima Pessoa

Monaliza Alves dos Santos

Nathalia dos Santos Wicpolt

Osniel Faria de Oliveira

Renato Paiva de Lima

Risonilda Germano Bezerra de Sá

Rita Paradeda Muhle

Rita Patrícia Almeida de Oliveira

Roberta de Lima Valença

Rodrigo Lira de Oliveira

Rozeane Porto Diniz

Sandra Maria de Torres

Thais Fernanda da Silva Vicente

Vaneska Barbosa Monteiro

Willie Anderson dos Santos Vieira

 

 

Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail:

simpos2021@ufrpe.br