Introdução: Atualmente o câncer é um dos problemas de saúde mais expressivos que assola a sociedade. Este repercute em impactos socioeconômicos que influenciam na qualidade de vida do paciente. Os pacientes diagnosticados com câncer, em sua maioria, encontram-se fragilizados pelo próprio adoecimento e, além disso, o tratamento tem custos elevados, gerando uma despesa para além dos seus rendimentos. Objetivos: Demonstrar uma breve análise acerca dos impactos socioeconômicos na realidade social do paciente oncológico. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência de atendimentos ambulatoriais, em um serviço oncológico, sob a perspectiva de uma Assistente Social durante o período de março a julho de 2019 na cidade de Fortaleza Ceará-Brasil. Resultados e Discussão: A análise mostrou que o diagnóstico de câncer altera significativamente a realidade psicossocial do paciente. Atrelado ao diagnóstico, surgem dificuldades e dúvidas que vão além da doença em si, e esses pacientes necessitam de uma orientação sobre como proceder em determinadas situações. O maior número dos pacientes atendidos, são provenientes do Sistema Único de Saúde – SUS, sem rendimentos suficientes para os custos gerados pela doença, como exames laboratoriais, alimentação e deslocamento. O profissional do Serviço Social, contribui no cuidado integral do paciente oncológico, esclarecendo sobre direitos sociais da pessoa com câncer, realizando encaminhamentos necessários para equipamentos sociais e outras especialidades que auxiliam no tratamento, fortalecendo vínculos e contribuindo para um atendimento mais humanizado. Conclusão: Desse modo, as alterações geradas na vida do paciente oncológico vão desde as dificuldades em acessar medicamentos e suplementação alimentar, necessitando muitas vezes recorrer judicialmente, acessar benefícios socioassistenciais, passando pelo misto de sentimentos que cercam o diagnóstico, a dificuldade de entender o tratamento, o afastamento do trabalho e da família durante o tratamento, e o medo recorrente de morrer. Considerando o grande leque de problemáticas que cercam os pacientes oncológicos, se faz necessário cada vez mais a inserção de profissionais capacitados para atender e compreender as modificações sociais na vida do paciente, atuando para diminuir as consequências que resultam após a descoberta do câncer.
O evento tem como objetivo a atualização e integração dos cuidados nas áreas de Oncohematologia e Imunoterapia. Sabe-se hoje que é possível realizar um tratamento diferenciado baseado em novas tecnologias e práticas para pacientes com doenças crônicas como câncer e doenças reumáticas, o que garante melhor sucesso nos resultados.
Nesse contexto idealizamos um simpósio MULTIPROFISSIONAL, que tem como proposta utilizar as expertises da ONCOVIE, NOHC e seus parceiros, promovendo o aprendizado e aprimoramento dos profissionais de saúde que atuam ou desejam atuar nesse segmento.
Na sua última edição o evento trouxe, além das palestras para profissionais médicos e multidisciplinares, conteúdos relevantes na área de pesquisa básica e submissão de trabalhos científicos, proporcionando a integração entre profissionais e estudantes da área.
REGRAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS – PÔSTERES
As APRESENTAÇÕES serão avaliadas por membros da Comissão Científica, seguindo os seguintes critérios:
Título: O título expressa o conteúdo do trabalho? ?
- Cada tópico acima apresentado receberá pontuação de 0-10 por parte do avaliador. O somatório dos 10 tópicos comporá a pontuação final do trabalho; ?
- Não serão divulgadas as pontuações finais; ?
- Todos os trabalhos apresentados receberão certificados; ?
Comitês – II Simpósio Multidisciplinar em Oncohematologia e Imunoterapia
Comitê Executivo
José Aurillo Rocha – Presidente Executivo
Alessandra Rafael Affonso dos Santos
Caroline Aquino Moreira Nunes
Dayse de Souza Chaves Maia
Izabela Cavalcanti de Albuquerque
Luciana Rocha de Arruda
Manoel Odorico de Moraes Filho
Maria Elisabete Amaral de Moraes
Sabrina Pamplona Cavalcante
Sabrina Rodrigues de Sousa
Comitê Científico
Ana Carolina Matos de Queiroz
Alessandra Rafael Affonso dos Santos
Adrhyann Jullyanne de Sousa Portilho
Brena Custódio Rodrigues
Caroline Aquino Moreira Nunes
Dayse de Souza Chaves Maia
Emerson Lucena da Silva
Felipe Pantoja Mesquita
Germison Silva Lopes
Israel Lopes de Medeiros
Izabela Cavalcanti de Albuquerque
Jardenis Gomes Alves
Jéssica Correia Queiroz
José Aurillo Rocha
Lais Lacerda Brasil
Larissa Sousa da França
Luciana Rocha de Arruda
Luina Benevides Lima
Mario Vilany Gomes Bomfim Oliveira
Luis Rafael da Silva Cruz
Ramon Rawache Barbosa Moreira de Lima
Raquel Carvalho Montenegro
Roberto Eter da Rocha Furlani
Sabrina Pamplona Cavalcante
Sabrina Rodrigues de Sousa
Vaneide Maria de Jesus
Periodicidade da publicação: anual
Idioma(s) que serão aceitos os artigos: Português
Autor corporativo: NOHC- NUCLEO DE ONCOLOGIA E HEMATOLOGIA DO CEARA LTDA
CNPJ: 14.475.163/0001-35
Rua Dr. José Lourenço, 777 - Aldeota | Cep: 60.115-281
Edição atual: 1ª edição - 2019