A fim de contribuir com a formação, a mobilização e a sensibilização da Comunidade Universitária, a Comissão Própria de Avaliação da UFRPE optou por oportunizar espaços de discussão sobre a avaliação institucional. Dessa necessidade, nasceu o I Simpósio sobre Autoavaliação Institucional, ocorrido em 2018, o qual elegeu como tema “A autoavaliação para o planejamento e para a gestão institucional”. O principal objetivo do Simpósio foi estreitar a relação entre os resultados das avaliações institucionais e os processos de planejamento e gestão institucional, para isso foram apresentados os novos instrumentos de Avaliação Institucional Externa, definidos pelo MEC em 2017.
Para dar continuidade às atividades de formação, em 2019 a CPA realizou o II Simpósio sobre Avaliação Institucional com o tema “A autoavaliação na ordem do dia: graduação e pós-graduação”. O objetivo do Simpósio foi dividir experiências no uso da autoavaliação em cursos de Graduação e da Pós-Graduação, esta última configurando a nova exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Por fim, considerando o presente momento vivido referente à Covid-19, a CPA realizará o III Simpósio sobre Avaliação Institucional em um novo formato e discutirá a “Avaliação, inovação e comunicação em tempos de pandemia”. Esse tema contribuirá para dividirmos experiências de reinvenção, novas formas de fazer e comunicar a autoavaliação nas instituições de ensino.

Apresentações através da plataforma de streaming YouTube

Apresentação de trabalhos
Artigo 1 - Contextualizando as formas de avaliar em tempos de pandemia causada pela covid-19. Autores (as): Fábia Geisa Amaral Silva, Marcel Pereira Pordeus, Janiele Torres de Matos Amora, Janevane da Silva de Castro, Iana Paola Monte Freire.
Artigo 2 - Inovação e transformação digital do processo de autoavaliação da Universidade Federal Rural de Pernambuco durante a pandemia da covid-19. Autores (as): José Pereira do Canto, Isabelle Thaís Barbosa Brasileiro, Gabriela Pinheiro de Santana.
Artigo 3 - O engajamento acadêmico em tempos de pandemia no ensino superior privado. Autores (as): Michelle Pinheiro
Artigo 4 - Processo de institucionalização da autoavaliação dos programas de pós-graduação na Universidade Federal de Pernambuco. Autores (as): Cecília Nascimento Arruda, Dayse Dutra Leite, Daniele Andrade da Cunha, Ceuline Maria Medeiros Santiago, Claudyvanne dos Santos Nascimento Silva, Denilson Bezerra Marques.
Artigo 5 - Entre diálogos, escutas e resiliências: quem é você na quarentena? Autores (as): Isabel Cristina Pereira de Oliveira, Carlos Antônio Pereira Gonçalves Filho.

Acesse aqui a programação completa: https://bit.ly/ProgramacaoIIISimposio

NORMAS GERAIS


FORMATAÇÃO DO TRABALHO*

Estrutura do artigo (título, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados, considerações finais, referências);
Título (até 20 palavras, centralizado e em maiúsculo), Resumo (português, até 200 palavras), palavras-chave (até 5, separadas por ;);
Número de páginas: entre 10 e 15 páginas;
Fonte: Times New Roman; Ta manho da fonte: 12 (para títulos e texto) e 10 (tabelas e quadros). Inserção títulos de tabelas, quadros e figuras na parte superior;
Espaço entre linhas: 1,5 cm; com 0,6cm após parágrafos;
Margens da página: 3 cm para margens superior e esquerda; 2 cm para margem inferior e direita. Tamanho A4.

Observância às normas 14724, 10520 e 6023 da ABNT:

a) Ilustrações, gráficos, tabelas, quadros, referências bibliográficas, anexos, apêndices e similares deverão estar contidos dentro dos limites máximos e mínimos de páginas, respeitando as Normas da ABNT 14724;
b) As citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor, a data de publicação e o número de página (quando for o caso), de acordo com o sistema de chamada autor-data, conforme detalhado na NBR10520 da ABNT;
c) As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com a NBR6023 da ABNT.

*modelo aqui


OBSERVAÇÕES

Deverão ser enviados dois arquivos para cada submissão de trabalho, sendo um com identificação dos autores e outro sem: Arquivo 1 (texto em word (doc ou docx) sem identificação dos autores); Arquivo 2 (texto em .pdf com identificação dos autores logo após o título – Nome, instituição e e-mail de cada autor – podendo ser até 5 autores (e co-autores);

Serão aceitos, para submissão, trabalhos com resultados originais ou revisões de literatura.
Área para submissão de trabalhos: 1- Relato e experiência sobre autoavaliação institucional: metodologia, estratégias de comunicação, resultados e demais atividades.
*Ao submeter os trabalhos deve-se escolher área temática.

Só serão aceitos trabalhos cujo o autor esteja inscrito no evento.

Será permitida a submissão de apenas 01 (um) trabalho por inscrição por autor e 02 (dois) para co-autores.

Trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento, comporão um E-book sobre Avaliação Institucional (com registro de ISBN) e receberão certificado de publicação.

Os melhores trabalhos selecionados, serão convidados para apresentação oral on-line.
O autor terá até 10 minutos para apresentar o trabalho em arquivo eletrônico, previamente enviado àcomissão científica.
Será conferido certificado de apresentação oral.

**Os autores aceitam que o CPA/UFRPE tenha plenos direitos sobre os trabalhos enviados, podendo incluí-los nos anais, imprimi-los e divulgá-los, sem o pagamento de qualquer remuneração.


DESINDENTIFICAÇÃO DE AUTOR

A identificação de autoria do trabalho deverá ser removida do arquivo submetido assim como da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo. Para remover as propriedades de autoria no documento Word deve-se seguir os seguintes passos:

a) Ir na pasta onde se encontra o arquivo e seleciona-lo com o botão direito do mouse clicando em "Propriedades".

b) Selecionar a aba "Detalhes" e clicar em "Remover Propriedades e Informações Pessoais".

c) Por fim, clicar em "Remover as seguinte propriedades deste arquivo:", selecionar todas as opções (pode-se clicar em "Selecionar Tudo") e selecionar "OK" nesta janela e na anterior.

  • Relatos de experiência sobre autoavaliação institucional: metodologias, estratégias de comunicação, resultados e demais atividades

Prof. Dr. Ademir Macedo Nascimento - UPE
Professor e Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da UPE,  Pesquisador do Centro de Pesquisa Sino-Brasileiro do Instituto Confúcio, e Coordenador do Bacharelado em Administração Pública da UPE; Doutor em Administração (UFPE), Mestre em Gestão da Tecnologia e Inovação (UFS) e Administrador (CRA/PE).

Prof.ª Dra. Alessandra Carla Ceolin - UFRPE
Professora vinculada ao Departamento de Administração da UFRPE. Possui doutorado e Pós-doutorado em Agronegócios. Graduada e Mestra em Ciências da Computação.

Prof.ª Dra. Kátia Silva Cunha - UFPE
Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Prof.ª Dra. Maria de Lara Moutta Calado de Oliveira - UFPE
Mestra em Engenharia de Produção e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como avaliadora do MEC/INEP, no credenciamento e Recredenciamento de Instituições de Ensino Superior.  

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
http://www.ufrpe.br/
Comissão Própria de Avaliação - CPA
http://www.cpa.ufrpe.br
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos - CEP: 52171-900 - Recife/PE
Contatos: +55 (81) 33206059; cpa.proplan@ufrpe.br

III Simpósio sobre Avaliação Institucional 2020

INSCRIÇÕES: Site do evento

II Simpósio sobre Avaliação Institucional 2019

INSCRIÇÕES: Site - https://bit.ly/2CaDYEb

Registros: Cartaz; Imagens do evento 

I Simpósio sobre Avaliação Institucional 2018

INSCRIÇÕES: Via Google Forms

Registros:  Cartaz; Imagens do evento ; Convidado 1; Convidado 2; Convidado 3

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
http://www.ufrpe.br/
Comissão Própria de Avaliação - CPA
http://www.cpa.ufrpe.br
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos - CEP: 52171-900 - Recife/PE
Contatos: +55 (81) 33206059; cpa.proplan@ufrpe.br

Periodicidade do evento: anual

Edição 1 - 2018
Edição 2 - 2019
Edição 3 - 2020

Comissão Organizadora Edição 3 - 2020
Presidente:
Isabel Cristina Pereira de Oliveira

Membros:
Betânia Cristina Guilherme
Carlos Antônio Pereira Gonçalves Filho
Gabriela Pinheiro de Santana
Isabelle Thais Barbosa Brasileiro
José Pereira do Canto
Maria Taciana Cavalcanti Vieira Soares
Rafaela Rodrigues Lins