A PRODUÇÃO CIENTÍFICA FEMININA REPRESENTADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Maria Lucimar Alencar de Sousa Silveira
  • Co-autores
  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
  • Resumo
  •  

    Esta pesquisa, em andamento, aborda a temática da produção científica feminina em livros didáticos de Biologia, de Física, de Química e de Matemática, do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio, de 2009 a 2017, que foram adotados numa escola pública de Caçu - GO. Busca-se, apresentar subsídios para a reflexão sobre as relações de gênero na ciência, evidenciando questões que contribuíram e que ainda contribuem para a invisibilidade da produção científica feminina. Para tanto, está sendo analisada como esta produção é representada nos livros didáticos para verificar mudanças e permanências no que se refere ao tema. Quanto à metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com os(as) professores(as) das referidas disciplinas, para apreender como eles(as) percebem e trabalham com tal produção em suas aulas. O método é o materialista-histórico-dialético, por permitir aprofundar-se nas causas e nas consequências do tema estudado, percebendo contradições em relação a ele. Para a equidade da produção científica entre mulheres e homens, nas Ciências da Natureza e Matemática, é importante que os livros didáticos, recurso mais utilizado nas escolas públicas, mostrem a produção científica feminina. Nos livros didáticos analisados até o momento, porém, há a predominância da produção científica masculina em relação à feminina, e ao reforçar a ciência como algo feita por homens, os livros didáticos sustentam estereótipos produzidos ao longo do tempo, como carreiras para homens e carreiras para mulheres.

     

  • Palavras-chave
  • Representatividade, produção científica, livros didáticos.
  • Área Temática
  • Gênero e ciência
Voltar

Comissão Organizadora

Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science

Comissão Científica

Dra. Adriana Seixas - UFCSPA

Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana

Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM

Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS

Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS

Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS

Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS

 

Quer falar com o Parent in Science?

E-mail: parentinscience@gmail.com

Site: http://www.parentinscience.com

Facebook: https://www.facebook.com/parentinscience/

Instagram/Twitter: @parentinscience