Esta pesquisa, em andamento, aborda a temática da produção científica feminina em livros didáticos de Biologia, de Física, de Química e de Matemática, do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio, de 2009 a 2017, que foram adotados numa escola pública de Caçu - GO. Busca-se, apresentar subsídios para a reflexão sobre as relações de gênero na ciência, evidenciando questões que contribuíram e que ainda contribuem para a invisibilidade da produção científica feminina. Para tanto, está sendo analisada como esta produção é representada nos livros didáticos para verificar mudanças e permanências no que se refere ao tema. Quanto à metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com os(as) professores(as) das referidas disciplinas, para apreender como eles(as) percebem e trabalham com tal produção em suas aulas. O método é o materialista-histórico-dialético, por permitir aprofundar-se nas causas e nas consequências do tema estudado, percebendo contradições em relação a ele. Para a equidade da produção científica entre mulheres e homens, nas Ciências da Natureza e Matemática, é importante que os livros didáticos, recurso mais utilizado nas escolas públicas, mostrem a produção científica feminina. Nos livros didáticos analisados até o momento, porém, há a predominância da produção científica masculina em relação à feminina, e ao reforçar a ciência como algo feita por homens, os livros didáticos sustentam estereótipos produzidos ao longo do tempo, como carreiras para homens e carreiras para mulheres.
Comissão Organizadora
Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science
Comissão Científica
Dra. Adriana Seixas - UFCSPA
Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana
Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM
Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS
Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS
Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS
Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS
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