A violência simbólica no campo científico é fenômeno amplo e estudado a partir de matizes diferentes. O processo na naturalização de padrões do discurso androcêntrico dominante, tem como uma de suas origens e perpetuação o poder simbólico exercido a partir das políticas insidiosas e discriminatórias de instituições reguladoras e fomentadoras das atividades científicas. E a despeito da constatação de conquista de espaços no avanço da equidade de gênero, o problema da perpetuação da androcentria e de discriminação nas ciências ainda demanda análises acuradas. Diante dessa necessidade, o objetivo do presente estudo foi verificar a ocupação por mulheres de cargos iniciais e cargos estratégicos nos sistemas nacionais de Pós-Graduação e C, T & I. Para a análise foram coletados dados de discentes, docentes, líderes e gestores dos sistemas nos últimos 20 anos. Foi observado que, no período analisado, as mulheres ingressam na carreira científica em maior número quando comparada aos homens, elas preenchem cerca de 57% das vagas de alunos de mestrado, 54% de doutorado, 54% das vagas de docentes de graduação e pós-graduação, porém, nos estágios mais avançados da carreira e em postos de lideranças institucionais, elas não estão presentes da mesma forma, correspondem à menos de 40% nas posições intermediárias e menos de 10% na alta gestão. Esses achados corroboram a literatura mundial que descreve os processos de segregação vertical e horizontal e indica que no Brasil faz-se necessária a intensificação da discussão no meio acadêmico das causas e possíveis soluções para essa questão.
Comissão Organizadora
Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science
Comissão Científica
Dra. Adriana Seixas - UFCSPA
Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana
Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM
Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS
Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS
Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS
Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS
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