Percepção pública da ciência e da profissão de cientista em projetos para inclusão de meninas na ciência

  • Autor
  • Gabriela Reznik
  • Co-autores
  • Luisa Massarani
  • Resumo
  •  

    Nas últimas décadas, observamos um cenário de maior participação das mulheres nas ciências, ainda que os cargos de liderança sejam compostos majoritariamente por homens e as mulheres tenham dificuldade de inserção em determinadas áreas científicas. Partimos das hipóteses de que (1) as transformações sociais que atravessaram o Brasil e o protagonismo crescente das mulheres no campo científico estão associadas a uma mudança nas representações culturais e na opinião das pessoas sobre C&T; e de que (2) programas que visam a inclusão de meninas na ciência são importantes espaços de formação sobre a atividade científica e de desmistificação da figura do cientista e da cientista. Esta pesquisa busca compreender as percepções de ciência e as motivações de meninas e mulheres envolvidas no contexto de programas que visam a inclusão de meninas na ciência, a partir do aporte teórico dos estudos em percepção pública da ciência e estudos de gênero e ciência. Realizamos um mapeamento de programas para meninas na ciência, no Estado do Rio de Janeiro, com base nos editais do CNPq Meninas e Jovens nas Exatas, Engenharias e Computação, dos anos 2013 e 2018. Selecionamos cinco programas para análise aprofundada, nos quais analisamos as percepções de ciência, de gênero e da profissão de cientista das participantes dos programas e das coordenadoras. Consideramos que esta pesquisa ajudará a fornecer dados sobre a eficácia e importância da manutenção de programas que visam promover uma maior equidade de gênero, além de contribuir para o campo de estudos sobre a percepção publica da ciência.

  • Palavras-chave
  • percepção pública da ciência; divulgação científica; meninas na ciência; políticas públicas; adolescentes
  • Área Temática
  • Gênero e ciência
Voltar

Comissão Organizadora

Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science

Comissão Científica

Dra. Adriana Seixas - UFCSPA

Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana

Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM

Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS

Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS

Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS

Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS

 

Quer falar com o Parent in Science?

E-mail: parentinscience@gmail.com

Site: http://www.parentinscience.com

Facebook: https://www.facebook.com/parentinscience/

Instagram/Twitter: @parentinscience