Nas últimas décadas, observamos um cenário de maior participação das mulheres nas ciências, ainda que os cargos de liderança sejam compostos majoritariamente por homens e as mulheres tenham dificuldade de inserção em determinadas áreas científicas. Partimos das hipóteses de que (1) as transformações sociais que atravessaram o Brasil e o protagonismo crescente das mulheres no campo científico estão associadas a uma mudança nas representações culturais e na opinião das pessoas sobre C&T; e de que (2) programas que visam a inclusão de meninas na ciência são importantes espaços de formação sobre a atividade científica e de desmistificação da figura do cientista e da cientista. Esta pesquisa busca compreender as percepções de ciência e as motivações de meninas e mulheres envolvidas no contexto de programas que visam a inclusão de meninas na ciência, a partir do aporte teórico dos estudos em percepção pública da ciência e estudos de gênero e ciência. Realizamos um mapeamento de programas para meninas na ciência, no Estado do Rio de Janeiro, com base nos editais do CNPq Meninas e Jovens nas Exatas, Engenharias e Computação, dos anos 2013 e 2018. Selecionamos cinco programas para análise aprofundada, nos quais analisamos as percepções de ciência, de gênero e da profissão de cientista das participantes dos programas e das coordenadoras. Consideramos que esta pesquisa ajudará a fornecer dados sobre a eficácia e importância da manutenção de programas que visam promover uma maior equidade de gênero, além de contribuir para o campo de estudos sobre a percepção publica da ciência.
Comissão Organizadora
Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science
Comissão Científica
Dra. Adriana Seixas - UFCSPA
Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana
Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM
Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS
Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS
Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS
Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS
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