O estudo consiste em analisar artigos publicados na Revista Gênero que estudem a atuação feminina nas áreas de Ciência e Tecnologia (C&T) a fim de compreender as abordagens problematizadas nesta área nos últimos anos.
Nessa perspectiva, foram analisadas 36 edições da revista durante os últimos 18 anos. Das produções de 2000 a 2018 foram encontrados 10 artigos científicos que versam sobre a atuação das mulheres nas áreas de C&T. Estes, foram agrupados em 3 categorias: Raça e Gênero; Gênero e Tecnologia; e Gênero e Trabalho.
Os artigos da primeira categoria tratam de raça e de questões relacionadas à desigualdade de gênero entre homens e mulheres negros (as) em duas universidades federais brasileiras.
Os trabalhos sobre gênero e tecnologia apresentam pesquisas sobre como as mulheres vêm conquistando o espaço acadêmico, científico e tecnológico, antes dominado pelos homens. Também tratam sobre os projetos que incentivam jovens meninas a seguirem nestas áreas.
Os manuscritos sobre gênero e trabalho apresentam alguns exemplos de mulheres que se destacaram em sua área de atuação (relacionada a C&T). Como resultado desses estudos, percebe-se que ainda há uma divisão sexual do trabalho.
Em cada uma destas categorias identificamos obstáculos para a participação feminina, avanços e as ações que potencialmente promovem mais equidade.
Comissão Organizadora
Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science
Comissão Científica
Dra. Adriana Seixas - UFCSPA
Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana
Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM
Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS
Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS
Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS
Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS
Quer falar com o Parent in Science?
E-mail: parentinscience@gmail.com
Site: http://www.parentinscience.com
Facebook: https://www.facebook.com/parentinscience/
Instagram/Twitter: @parentinscience