MULHERES INSPIRADORAS: DIÁLOGOS ACADÊMICOS PARA UMA SAÚDE DAS MULHERES INTEGRAL E INTERSECCIONAL

  • Autor
  • ALINE ALVES VELEDA
  • Co-autores
  • Eliane Goldberg Rabin , Amanda Lopes Moreira
  • Resumo
  •  

    Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência docente com ações de ensino-aprendizagem para o conhecimento e disseminação de histórias de mulheres em uma universidade pública federal do Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de um relato de experiência em duas disciplinas do curso de Graduação em Enfermagem, as quais enfocam o cuidado à saúde da mulher a partir de uma perspectiva integral e interseccional. Utilizou-se metodologias ativas, orientando os/as discentes a buscarem histórias de mulheres inspiradoras e as ações desenvolvidas pelas mesmas, devendo pesquisar sobre suas vidas, descobertas, trabalhos, ações e desafios. Indicou-se que as apresentações das histórias fossem feitas de forma criativa. Como resultados apresentou-se as histórias de diversas mulheres inspiradoras na história do mundo, dentre elas Marie Curie, Zilda Arns, Frida Kahlo, Elza Soares, Fernanda Montenegro, Dandara, Emma Watson e Margareth Tatcher. As formas de apresentação variaram desde jogos lúdicos, desenvolvimento de sites, cartões de apresentação e cartazes que foram distribuídos na universidade, músicas e poesia. Salienta-se a participação dos/das discentes, os/as quais demonstraram intenso interesse e comprometimento com a proposta, reiterando a relevância da disseminação das histórias para o seu próprio aprendizado em saúde. Acredita-se que ações que possibilitem o exercício criativo, a pesquisa comprometida e a construção colegiada do conhecimento podem qualificar o aprendizado e servir como base de disseminação de informações sobre o trabalho e o diferencial social das mulheres. Nesse caso foi possível o compartilhamento de histórias não ou pouco contadas de mulheres que inspiram e transformam o mundo, fazendo da docência em ensino superior um exercício de luta, onde a saúde das mulheres é parte de uma vida integral e interseccional.   

  • Palavras-chave
  • Mulheres; Educação; Ensino-aprendizagem; Metodologias ativas
  • Área Temática
  • Ações
Voltar

Comissão Organizadora

Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science

Comissão Científica

Dra. Adriana Seixas - UFCSPA

Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana

Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM

Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS

Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS

Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS

Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS

 

Quer falar com o Parent in Science?

E-mail: parentinscience@gmail.com

Site: http://www.parentinscience.com

Facebook: https://www.facebook.com/parentinscience/

Instagram/Twitter: @parentinscience