Este artigo pretende investigar os desafios enfrentados pelas mães estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG), especificamente do Campus Formosa, para conciliar as atividades acadêmicas com a maternidade. Para isso foi feita uma pesquisa de análise qualitativa e quantitativa, desenvolvida através de questionário contendo dezenove questões aplicado à quatorze alunas dos cursos de Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Com os resultados obtidos percebemos que falta muito ainda para que, tanto as mulheres que engravidam no decorrer da graduação, quanto aquelas que já ingressaram sendo mães, possam ter acesso pleno ao ensino superior. Sem políticas públicas especificamente direcionadas para esta população a permanência das mães nas universidades fica comprometida e consequentemente o futuro de seus filhos. Sendo assim, é necessário que as universidades se comprometam com seu papel de produtora de conhecimento da educação e crie meios, abrangendo o tripé universitário (que engloba ensino, pesquisa e extensão), para que tais estudantes tenham a oportunidade não apenas de ingressar em uma universidade, mas principalmente de concluir seus estudos.
Comissão Organizadora
Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science
Comissão Científica
Dra. Adriana Seixas - UFCSPA
Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana
Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM
Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS
Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS
Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS
Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS
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