Ser mulher é ser menos convidada?

  • Autor
  • Alina van Dijk
  • Co-autores
  • Martin Francisco Pareja
  • Resumo
  •  

    Ciência diversa é uma ciência de maior qualidade. Alguns trabalhos já indicaram que grupos diversos produzem mais e com maior impacto e encorajar e promover a diversidade, para tanto, deveria ser primordial para a ciência (Nielsen et al. 2017). Isso porque uma força de trabalho mais representativa pode vir a buscar questões e problemas que vão além da estreita fatia e que grande parte da ciência está inserida. Dentre os grupos pouco representados, temos as mulheres, na categoria chamada STEM (Ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e algumas pesquisas já encontraram possíveis explicações para este desbalanço como: a maternidade (Cech & Blair-Loy, 2019), viés de genêro (Moss-Racusin et al. 2012), impacto e autoria dos artigos (Fox & Paine, 2019) e até mesmo aos poucos convites para revisar artigos (Lerback et al. 2017). Motivados pelo cenário exposto, o intuito desta pesquisa, foi avaliar a representatividade das mulheres quanto ao quesito composição de bancas de doutorado e analisar possíveis correlações. Para responder estas perguntas contabilizamos a quantidade de alunos, sexo do orientador, proporção de mulheres presentes nos programas e a quantidade de membros das bancas de doutorado de três programas de pós-graduação (UFRGS, INPA e USP) em ecologia nos últimos dez anos. Como resultado geral, foram formados 224 alunos, sendo 120 doutoras e 104 doutores. No total obtivemos 839 participantes de banca; os quais 288 mulheres e 551 homens. Quando comparamos com a proporção de mulheres presentes nos programas (37%) encontramos um valor parecido quando comparado à proporção de presença nas bancas (34%).  Concluímos que a falta de representação das mulheres nas bancas de doutorado é um reflexo da falta de representação na academia, ou seja, as mulheres tem menor participação justamente porque estão em menor quantidade. Reforçando a importância de políticas afirmativas e de ações individuais, como por exemplo, o convite para a participação em bancas.

     

  • Palavras-chave
  • Diversidade, diferenças de gênero e ecologia
  • Área Temática
  • Gênero e ciência
Voltar

Comissão Organizadora

Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science

Comissão Científica

Dra. Adriana Seixas - UFCSPA

Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana

Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM

Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS

Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS

Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS

Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS

 

Quer falar com o Parent in Science?

E-mail: parentinscience@gmail.com

Site: http://www.parentinscience.com

Facebook: https://www.facebook.com/parentinscience/

Instagram/Twitter: @parentinscience