Ao se tratar de políticas de inclusão de gênero no ensino superior, o mero acesso às universidades não é o bastante para assegurar igualdade de oportunidades para a carreira daquelas mulheres que fazem a escolha de tornarem-se mães(URPIA,2009). Uma vez que a falta de infraestrutura básica de moradia e ambiente de estudo, a necessidade de trabalhar para sustentar a família, dificuldades para o deslocamento à universidade, má alimentação e indisponibilidade de deixar o(s) filho(s) aos cuidados de outra pessoa quando vai às aulas podem impactar na dedicação aos estudos e comprometer a permanência no curso (CORREIA; GONÇALVES; PILE, 2003; ZAGO, 2006). Com o objetivo de apoiar universitárias com filhos e evitar o abandono da porta de entrada à carreira acadêmica, dado que a permanência em determinado curso acadêmico é fruto de um processo multideterminado e longitudinal, que resulta da relação entre as condições pessoais, relacionais, contextuais e acadêmicas (BARDAGI, 2007; COSTA, 2010; FERNANDES; ALMEIDA, 2005); a possibilidade do acesso de filhos à creche surge como um importante recurso no processo de conciliação maternidade-vida acadêmica, minimizando os efeitos das desigualdades de gênero que ainda persistem no âmbito da vida privada.(SILVA,J.,2017)
O trabalho em progresso tem por objetivo compreender se políticas de auxílio-creche disponíveis em universidades federais no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Ensino Superior(PNAES) são suficientes para apoiar universitárias-mães durante o período de estudos. Ainda, por meio de análise comparativa qualitativa o estudo buscará analisar a política em relação à política de auxílio creche oferecida pelo governo britânico a universitárias mães no Reino Unido. Entre os resultados esperados, está a busca por evidências que apontem fragilidades na política atual e seu papel como barreira intransponível para que mulheres concluam a graduação e possam considerar uma carreira acadêmica.
Comissão Organizadora
Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science
Comissão Científica
Dra. Adriana Seixas - UFCSPA
Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana
Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM
Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS
Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS
Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS
Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS
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