A criança no cotidiano acadêmico e científico

  • Autor
  • Anita Loureiro de Oliveira
  • Resumo
  •  

    Há lugar para a criança no cotidiano da ciência? Com esta pergunta, a presente pesquisa propõe uma reflexão sobre o reconhecimento da presença das crianças na rotina de pesquisadoras/es e, a partir daí busca refletir sobre como podemos propor ações para superar a invisibilidade relacionada às/aos filhas/os das/os cientistas. A pesquisa parte da experiência de ser mãe, professora universitária e pesquisadora e ter vivido situações que provocam a reflexão sobre o tema. Questiona-se porque é tão difícil para nossos pares acadêmicos aceitarem a maternidade e a paternidade ativa e, principalmente, a presença de crianças no ambiente universitário. Por que razão parece ainda tão exótico criar espaços para que bebês e crianças possam estar com seus pais em eventos acadêmicos (seminários, simpósios)? Como superar as normas institucionais que desautorizam a presença de crianças em trabalhos de campo? Cabe também ressaltar que a pesquisa trilha caminhos alternativos a uma epistemologia pretensamente universal. Trata-se refletir sobre nossa reflexividade de modo a avançar no que se refere à relevância daquilo que pesquisamos. A cidade ainda é hostil às pessoas. Ainda ignora gestos e necessidades básicas de nossa existência como humanos. Os poucos fraldários de uso público que existem estão restritos aos banheiros femininos, explicitando o machismo que há na forma de se produzir espaços, mesmo que existam banheiros para família, sinalizando um movimento, do pensamento à ação, da ideia à materialidade.  Quando falamos da produção social do espaço, quando enfocamos o espaço vivido, a escala do cotidiano e do corpo, estamos explicitando uma opção de método. O pano de fundo da pesquisa é a ciência geográfica e a possibilidade de refletirmos sobre a vida cotidiana por meio de uma opção teórico-metodológica que considera a existência de pais, mães e crianças como sujeitos corporificados que agem na produção de espacialidades e significados.

     

     

  • Palavras-chave
  • maternidade; criança; cotidiano acadêmico
  • Área Temática
  • Maternidade e carreira acadêmica e científica
Voltar

Comissão Organizadora

Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science

Comissão Científica

Dra. Adriana Seixas - UFCSPA

Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana

Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM

Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS

Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS

Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS

Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS

 

Quer falar com o Parent in Science?

E-mail: parentinscience@gmail.com

Site: http://www.parentinscience.com

Facebook: https://www.facebook.com/parentinscience/

Instagram/Twitter: @parentinscience