O impacto da maternidade no desempenho de candidatas em concursos públicos para professor docente, 2011-2017

  • Autor
  • Julia Corrêa Cõrtes
  • Co-autores
  • Marina Corrêa Cõrtes
  • Resumo
  • Desde 2010 um conjunto de leis foram criadas assegurando direitos da mulher na carreira científica. Garantiu-se a licença maternidade nas vigências de bolsas e o direito de amamentar durante provas de concursos públicos, além de medidas pontuais de universidades e agências de fomento. Este cenário nos motivou a avaliar: 1) as variações na composição demográfica do corpo docente das universidade públicas de 2007 a 2017 e 2) a performance de candidatas mães em concursos públicos para docentes em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa. Primeiramente, utilizamos dados secundários  do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (2007 – 2017) para descrever a situação atual e apontar as tendências em curso. A avaliação preliminar dos dados aponta que os homens ainda predominam o corpo docente, embora constatada uma crescente participação das mulheres no período. Este indicador varia conforme regiões geográficas e instância de gerência (municipal, estadual e federal). De maneira geral, a desigualdade é mais intensa nas instituições de maior prestígio (segundo Ranking Universitário Folha), sugerindo que as mulheres enfrentam maior dificuldade de inserção em processos seletivos de maior competitividade acadêmico-científica. Buscando identificar as lacunas existentes nas políticas de gênero usaremos um conjunto de dados primários oriundos de questionários para mensurar como a gestação, maternidade e paternidade afetam a colocação final dos candidatos nos concursos. Inicialmente, adotamos como universo amostral todos candidatos aprovados para última fase nos processos seletivos na Unicamp entre 2011 a 2018. As questões exploram as dificuldades enfrentadas pelos candidatos durante as provas do concurso e aspectos relacionais da maternidade/paternidade. Com base neste panorama pretendemos sugerir estratégias que garantam maior equidade de condições durante o concurso, buscando ampliar a participação de mulheres e mães nas universidade públicas.

  • Palavras-chave
  • performance em concurso, universidade pública, gênero
  • Área Temática
  • Maternidade e carreira acadêmica e científica
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Comissão Organizadora

Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science

Comissão Científica

Dra. Adriana Seixas - UFCSPA

Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana

Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM

Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS

Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS

Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS

Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS

 

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