FUTURAS CIENTISTAS: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS DE ALTO PARANÁ- PARAGUAI

  • Autor
  • Sandra Regina de Barros de Souza
  • Co-autores
  • Pablo Michel Barcelos Pereira , Marcelo Peres Geremias , Tayná Padilha Basqueroto
  • Resumo
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    Um dos prêmios mais importantes que a humanidade pode conferir aos seus cidadãos, o prêmio Nobel, em sua história mostra explicitamente um panorama do preconceito contra a mulher na ciência, que ainda persiste na contemporaneidade. Dados arrojam que das 500 pessoas que já foram condecoradas pelo prêmio, somente 12 são mulheres. Este ínfimo número de mulheres condecoradas toma forma com o estudo da história, ao observar como se estabeleceram as relações entre mulheres e o meio acadêmico/cientifico através dos tempos. O objetivo principal deste estudo foi identificar quantitativamente a porcentagem de estudantes de uma Universidade do Paraguai que desejavam seguir carreira acadêmica. O método utilizado foi um estudo descritivo de corte transversal, tendo como instrumento uma enquete produzida pelos pesquisadores. Foram entrevistadas 185 estudantes, entre 18 e 65 anos de idade dos cursos de fisioterapia, direito, medicina e nutrição. Os resultados mostraram que: apenas 32% das alunas pretendiam cursar mestrado e/ou doutorado, e destas apenas 18% desejavam ser pesquisadoras após concluir seus cursos stricto senso. Com relação as porcentagens por curso, verificou-se que das estudantes que pretendiam seguir carreira acadêmica, 15% eram da enfermagem, 11,3% do curso de fisioterapia, 6,4% da medicina e 0,3% do curso de direito. Conclui-se com este estudo que a quantidade de mulheres universitárias que possui desejo de seguir a carreira acadêmica é menor a 1 terço do total das entrevistadas, número bem abaixo se em comparação com os homens da mesma universidade (42%), segundo uma enquete paralela realizada na mesma instituição.

     

  • Palavras-chave
  • Estudantes; careira acadêmica; pesquisa científica.
  • Área Temática
  • Maternidade e carreira acadêmica e científica
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