É evidente que quando se traz a discussão do tema relacionado ao ser mulher, muitos já tem uma reação de recuo. Lá vem mais um discurso “feminista”. Lá vem “elas” falar da tal “igualdade de gêneros”. No entanto, as estatísticas mostram o quão ainda é necessário se expressar para que haja um melhor entendimento e reflexão sobre o que mulheres entendem e buscam quando falam em direitos iguais a todos. Quando se trata de mulheres mães e carreira em ascensão, observa-se que o número de mulheres-mãe em cargos e oportunidades significativos, ainda são em grandes desproporções.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns elementos significativos dos efeitos do feminismo sobre a construção dos direitos maternos no meio acadêmico. Busca-se assim correlacionar o papel das mulheres e mães em cargos significativos no setor educacional. Para isto ensaia-se uma investigação em cidade de pequeno porte no interior de São Paulo, traçando-se assim o perfil destas mulheres-mães da região local.
Observa-se que há um impacto positivo quando mulheres-mães estão a frente de cargos de alto impacto e mais ainda se estas mulheres estão engajadas em movimentos socias contestando direitos. Estudos mostram que a principal contribuição das mulheres cientistas feministas nestes últimos tempos foi a ascensão dos movimentos sociais. Por outro lado, observa-se ainda que cargos significativos de mulheres-mães em em instituições de ensino ainda são desproporcionais em relação as mulheres sem filhos e homens em geral.
Comissão Organizadora
Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science
Comissão Científica
Dra. Adriana Seixas - UFCSPA
Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana
Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM
Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS
Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS
Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS
Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS
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