Um estudo sobre o perfil e o impacto da maternidade na carreira de professoras universitárias de Química

  • Autor
  • Caroline Da Ros Montes DOca
  • Co-autores
  • Camila Silveira , Clarice D. B. do Amaral , Izabel C. Riegel-Vidotti , Juliana Paula da Silva , Tatiana R. G. Simões
  • Resumo
  • No campo das Ciências Exatas a desigualdade de gênero ainda é uma realidade e um dos aspectos relevantes da sub-representação feminina nesse meio diz respeito à maternidade. Assim, a presente pesquisa analisa o impacto da maternidade na carreira de professoras universitárias do Departamento de Química de uma Universidade Federal do Estado do Paraná. Os dados foram constituídos por meio de um formulário eletrônico, previamente validado, que continha questões sobre o perfil das docentes e a relação com a maternidade na carreira. No contexto investigado, as mulheres representam 38% do quadro total de docentes do referido Departamento. Dessas 23 professoras, apenas três não são mães. A pesquisa contou com a participação de 18 docentes-mães, que responderam ao questionário enviado via e-mail. Em relação ao perfil das respondentes, a faixa etária varia de 34 a 59 anos e estas se enquadram na classe de docentes associadas (50%), adjuntas (27,8%) e titulares (22,2%) atuando dentro das seguintes áreas: Química Orgânica (27,8%), Físico-Química (27,8%), Analítica (16,7%), Inorgânica (16,7%) e Ensino (11,1 %). Do total, 88,9% estão vinculadas a algum Programa de Pós-Graduação, entretanto, apenas 27,8% são bolsistas de produtividade. Ademais, 22,2% afirmam ocupar um cargo de gestão na Universidade, porém, nenhuma delas ocupa cargo em alguma sociedade científica ou órgão de fomento. No que diz respeito à influência da maternidade na carreira, a maioria afirma ter sentido um impacto mais negativo nos quesitos “produção científica” e “participação em congressos”. Diante deste estudo, notamos que os impactos da maternidade estão intrinsecamente relacionados com a menor participação das mulheres em alguns setores da carreira docente uma vez que os critérios de avaliação de pesquisa e de concessão de bolsas levam em consideração, majoritariamente, a produção científica não havendo nenhum tipo de diferenciação para as cientistas que se tornaram mães no período avaliado.

  • Palavras-chave
  • Genero, Mulheres, Cientistas
  • Área Temática
  • Maternidade e carreira acadêmica e científica
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Comissão Organizadora

Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science

Comissão Científica

Dra. Adriana Seixas - UFCSPA

Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana

Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM

Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS

Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS

Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS

Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS

 

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