Mães Universitárias e a Política de Assistência Estudantil na Universidade Federal do Rio Grande -FURG

  • Autor
  • Thaís Saalfeld
  • Resumo
  •  

     

    A proposta apresentada é trazer os relatos pessoais obtidos através da pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvida cujo tema é sobre a maternidade na universidade. A intenção dessa pesquisa, é sobretudo escutar os sujeitos de direitos da política de assistência estudantil: as mães estudantes universitárias, cuja experiência vivida e sentida no cotidiano da vida acadêmica constituiu uma importante referência para entender a relação entre a maternidade, a assistência estudantil e o papel da universidade. Ao longo do texto as mães serão identificadas como: mãe 1, mãe 2, mãe 3, mãe 4 e mãe 5. Optou-se por desenvolver desta forma a identificação para que os nomes das estudantes fossem preservados e para que as mesmas pudessem se sentir mais a vontade em suas respostas.  Entende-se que por mais que os nomes das estudantes não sejam divulgados, há uma necessidade em tornar “real” e mais fiel possível suas identificações, evidenciando quem são como pensam e de que forma gostariam de contribuir para uma política de atenção as mães universitárias da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

    Mãe 1

    Viúva, 45 anos, dois filhos com 8 e 4 anos, residente no bairro Vila Bernadeth, assistida pelo auxílio infância desde março de 2015, cursando Pedagogia.

    Mãe 2

    Casada, 32 anos, um filho de 4 anos, residente no bairro Parque Marinha, assistida pelo auxílio infância desde março de 2016, cursando Administração.

    Mãe 3

    Casada, 28 anos, um filho de 5 anos, residente no bairro Cohab I, assistida pelo auxílio infância desde abril de 2013, cursando Pedagogia.

    Mãe 4

    Solteira, 25 anos, um filho de 6 anos, residente no bairro Cidade Nova, assistida pelo auxílio infância desde março de 2016, cursando Biblioteconomia.

    Mãe 5

    Solteira, 24 anos, um filho de 4 anos, residente no bairro Getúlio Vargas, assistida pelo auxílio infância desde março de 2016, cursando Engenharia Bioquímica.

     

     

  • Palavras-chave
  • universidade, assistência estudantil, mães universitárias
  • Área Temática
  • Maternidade e narrativas
Voltar

Comissão Organizadora

Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science

Comissão Científica

Dra. Adriana Seixas - UFCSPA

Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana

Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM

Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS

Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS

Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS

Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS

 

Quer falar com o Parent in Science?

E-mail: parentinscience@gmail.com

Site: http://www.parentinscience.com

Facebook: https://www.facebook.com/parentinscience/

Instagram/Twitter: @parentinscience