PRECONCEITO E INCOMPREENSÃO DA MATERNIDADE NO DOUTORADO

  • Autor
  • ALINE KIRJNER POZIOMYCK
  • Co-autores
  • ROSMERI KUHMMER LAZZARETTI
  • Resumo
  •  

    Objetivo: Relatar a experiência e compartilhar o desconforto sofrido na admissão do“desejo de ser mãe” para o orientador durante o Doutorado. Método :Descrição de fatos históricos devidamente autorizados pelo indivíduo protagonista envolvido na situação. Resultado: Aqui chamaremos de Ana a aluna de doutorado em questão que ingressou no doutorado 1 ano após defesado mestrado, onde recebeu distinção acadêmica e publicação internacional de forte impacto. Ana produziu seu projeto, submetendo-o nas plataformas e coletou todos os dados semanalmente. Decidiu ser mãe quando os créditos já estavam concluídos e a pesquisa já estava em curso. Quando Ana informou sua gravidez para seu orientador e grupo de pesquisa, os colegas demonstraram empatia, porém o orientador assumiu uma postura impertinente, desconfortável e agressiva. Ana treinou outros pesquisadores e seguiu os acompanhando até 5 dias antes do parto. Quando os papéis legais confirmaram a “licença gestante”, o orientador denegriu sua imagem e instigou os demais profissionais remetendo à “má fé” de engravidar durante o doutorado, o “absurdo” (SIC) da gravidez durante o decurso acadêmico Strictu Sensu dentre outras situações bastante deselegantes. Quando findada a licença, a aluna retornou para organizar seus afazeres acadêmicos e dar continuidade ao projeto e encontrou um orientador bastante áspero e seu projeto reencaminhado para outros alunos. O orientador definiu impreterivelmente que a tese seria uma “revisita” ao trabalho de mestrado. Ana se sentiu coagida com todo o constrangimento pré, peri e pós-parto e procedeu a indicação do orientador. Conclusão: O doutorado trouxe dor, frustração e incompreensão mesmo com uma tese bem avaliada e artigo publicado em revista de impacto. O trauma psicológico gerado perseguiu a aluna que precisou de ajuda especializada para não desistir de sua carreira acadêmica. Certamente algum suporte acadêmico em nível de mentoria poderia ter gerado resultados bastante diferentes.

     

  • Palavras-chave
  • maternidade, doutorado, incompreensão, frustração, dor, mentoria.
  • Área Temática
  • Maternidade e narrativas
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