Mulheres e Ciência: percepção de aprendizado em Fisiologia das alunas do curso de Farmácia da UFCSPA

  • Autor
  • Alexsandro Ferreira Guimarães
  • Co-autores
  • Marilene porawski , Lucila Ludmila Paula Gutierrez , Camila Silva Martins , Ana Gabriela Pericolo Nunes
  • Resumo
  • De acordo com o Censo da Educação Superior, as mulheres representavam 57,2% das matriculas em cursos de graduação em 2016. A área de saúde é a segunda que concentra a maior parte de mestras formadas e/ou pesquisadoras. Torna-se então relevante avaliar como os diferentes métodos de ensino influenciam no aprendizado das alunas. O objetivo foi avaliar a percepção das alunas do aprendizado de Fisiologia com utilização de práticas lúdicas no curso de Farmácia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (CAAE 53558718800005345). Dois questionários sobre a temática foram aplicados no ano de 2016, sendo o primeiro no início do ano letivo. A intervenção docente foi realizada em três etapas: aulas expositivas com casos clínicos, dramatizações e paródias sobre o conteúdo; jogos realizados em grupos e elaboração/apresentação do conteúdo por meio de método lúdico desenvolvido pelos discentes. O segundo questionário foi aplicado a fim de mensurar a contribuição do método de ensino-aprendizagem adotado pela pesquisa ao final do ano letivo. Participaram 29 estudantes, 65,4% mulheres, 94% solteiras e 73% com 20 a 25 anos. Destas, 70% consideraram a utilização de práticas lúdicas positiva, preferindo este método ao tradicional (76,5%). Os jogos foram a forma utilizada preferida (70,1%). Quando questionadas sobre os benefícios observados pela aplicação das práticas lúdicas, destacaram-se a interatividade entre professor e aluno (55%), auxílio na resolução de problemas (45%), mais atenção em aula (40%), além de perceberem maior interesse pela disciplina (35%). Há predominância de mulheres na disciplina de Fisiologia do curso de Farmácia, confirmando o esperado de acordo com a literatura. Houve preferência pelo método de ensino que envolvia as práticas lúdicas, com aprovação da metodologia de utilização de jogos em relação às demais. Foi demonstrado que as alunas percebem que as práticas lúdicas aumentam o engajamento na aula, encorajando a autonomia das estudantes.

  • Palavras-chave
  • mulheres, educação, práticas lúdicas, aprendizado, fisiologia
  • Área Temática
  • Gênero e ciência
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Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science

Comissão Científica

Dra. Adriana Seixas - UFCSPA

Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana

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Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS

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