Gênero e Ciências: Possibilidade para pensar no ensino a temática gênero e ciência

  • Autor
  • Fabiani Figueiredo Caseira
  • Co-autores
  • Joanalira Corpes Magalhães
  • Resumo
  •  

    Este trabalho tem como proposta apresentar a realização de um jogo sobre gênero e ciência, que teve como objetivo discutir sobre presença/ausência das mulheres cientistas, a história das mulheres na ciência e a igualdade de gênero nnas ciências. O jogo foi desenvolvido com alunos de três turmas de diferentes públicas do município de Rio Grande. A seleção das escolas foi aleatória, e o jogo foi aplicado separadamente, um dia em cada escola. O jogo consistia em uma trilha, na qual os estudantes tinham que percorrer, para isso, o dado é lançado e o peão é movimentado tantas casas quanto o número sorteado no dado, em cada casa tem um envelope, eles escolhem o envelope, abrem e tem uma pergunta que a equipe deve se reunir pensar e posteriormente responder, se acertasse avançava na casa, caso contrário voltavam para a casa anterior. As perguntas são referentes a pergunta referente a temática gênero e ciência. Ganhava o jogo a equipe que chegava no final da trilha primeiro. Para jogar as turmas foram divididas em equipes e cada equipe representava um peão. Das três turmas, duas turmas o professor/a tinha um trabalho que desenvolvia com os alunos referente a essa temática, incorporando nas suas aulas essa discussão. O jogo serviu como uma forma de mensurar o conhecimento sobre a temática. Uma turma o/a professor/a regente não trabalhava essa temática, através do jogo foi possível analisar o conhecimento prévio dos alunos/as. Através do jogo notamos que ambas as turmas tinham interesse no assunto, porém as turmas que o professor já vinha desenvolvendo um trabalho participavam mais, interagia e demonstrava ainda mais interesse, inclusive, após o jogo quando questionados/as os/as alunos/as relatavam sentir interesse pela área da pesquisa científica. Com isso, consideramos importante que atividades sobre essa temática sejam desenvolvidas nas escolas, afim de incentivar e mostrar que todos/as podem ser cientistas, independentemente de seu gênero.

     

  • Palavras-chave
  • Gênero. Ciência. Jogo.
  • Área Temática
  • Gênero e ciência
Voltar

Comissão Organizadora

Dra. Fernanda Staniscuaski - Coordenadora Parent in Science

Comissão Científica

Dra. Adriana Seixas - UFCSPA

Dra. Alessandra S. K. Tamajusuku-Neis - UNIPAMPA Uruguaiana

Dr. Felipe K. Ricachenevsky - UFSM

Dra. Fernanda Staniscuaski - UFRGS

Dra. Ida V.D. Schwartz - UFRGS

Dra. Lívia K. Rosa e Silva - UFRGS

Dra. Rossana C. Soletti - UFRGS

 

Quer falar com o Parent in Science?

E-mail: parentinscience@gmail.com

Site: http://www.parentinscience.com

Facebook: https://www.facebook.com/parentinscience/

Instagram/Twitter: @parentinscience