Este artigo propõe-se a apresentar a angioressonância na análise da doença arterial coronária. A angioressância magnética (ARM) consiste em adquirir imagens quando o sinal que retorna dos núcleos em movimento é elevado e o sinal dos núcleos estacionários é baixo, combinando diversos tipos de técnicas sequenciais e pulsos. Para produzir imagens nas quais os vasos com fluxos aparecem escuros é necessário sequências SE ou FSE e para produzir imagens com sangue brilhante é considerada a sequência GRE com GMN, onde pode ser acurado a estenose ou oclusão dos vasos. A doença arterial coronária é a causa de um grande índice de óbito nas sociedades modernas e a angiorressonância. Entre diversos fatores de risco da lesão arterial temos a hipercolesterolemia, a hipertensão arterial, o diabetes, o tabagismo, as reações imunológicas e inflamatórias, e a susceptibilidade genética individual, acometendo em grande percentual a população masculina. À medida que a lesão na artéria se desenvolve ocasiona obstruções significativas que podem desenvolver isquemias. Esse estudo trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, com fundamentação acadêmica, a fim de tratar da aplicação da ressonância magnética em pacientes com suspeita de doença arterial coronária, ou para controle da patologia. O estudo permitiu concluir que a angiorressonância, apesar da limitação quanto aos artefatos de fluxo, trata-se de um método diagnóstico importante na acurácia patológica e quantificação da lesão arterial de modo não invasivo ao paciente, dispensando o uso de radiação ionizante e dispondo de imagem com alta qualidade.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA será realizadapelo Mestrado em Tecnologias aplicadas à Saúde e pelo Núcleo de Extensão, da Faculdade PROMOVE, localizado em Belo Horizonte – MG, no dia 07 de dezembro de 2019.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da cardiologia e extensão. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da cardiologia, radiologia e tecnologia. Além disso, serão oferecidos minicursos com a temática em questão.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA busca, ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para novas tecnologias em cardiologia e áreas afins. Nesse sentido, visapromover o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desses estudos e trabalhos.
Comissão Organizadora
Amanda Izidro da Silva
Anita de Oliveira Silva
Anna Carolina Lustosa Lima
Breno Gontijo do Nascimento
Débora Cristine Gomes Pinto
Érika Negri Pereira
Gabrielle Nunes Silva
Gladson Otávio Recieri
Jéssica Silqueira Hickson Rios
João Paulo de Moura Medeiros
José Eustáquio Simões
Kimberly Marie Jones
Kleber Luiz Borges Lorenzini
Leila Marli de Lima Caeiro
Natália de Carvalho Teixeira
Rodrigo Gontijo Cunha
Rosângela Silqueira Hickson Rios
Fabiana Alves
Sônia Miranda de Oliveira
Tiziane Rogério Madureira
Vinicius dos Reis Silva
Comissão Científica
Angela Maria Drumond Lage
Carolina Campos Cabrini
Celso Vieira de Lima
Christiana Vargas Ribeiro
Cláudia de Carvalho Dutra
Fabiano Sviatopolk Mirsky Pais
Gladis Azevedo Cardoso de Sousa
Helder Rodrigues da Costa
Lorena Roseli Rios Durães
Luciana Carneiro Pena
Ludmilla Regina de Souza
Luís Antônio Batista Tonaco
Luiz Alexandre Viana Magno
Tadeu Henrique de Lima
Thalita Lauanna Gonçalves da Silva Ferreira
Vanessa Calazans Viana
Vera Lúcia Teodoro dos Santos
E-mail: eventosmestrado@somospromove.com.br