Objetivou-se com esta pesquisa caracterizar o perfil e diagnósticos de enfermagem mais frequentes em pacientes hipertensos em acompanhamento no ambulatório de Hipertensão e Agravos Cardiovasculares de um hospital público de Belo Horizonte. Trata-se de um estudo observacional e de delineamento transversal, realizado com 65 pacientes em acompanhamento no referido ambulatório no período de fevereiro a abril de 2016. Durante a consulta de enfermagem foram levantadas variáveis que permitem caracterizar o perfil desta população. Nessa pesquisa consideramos as seguintes variáveis: sexo, faixa etária, raça, escolaridade, renda familiar, história familiar de doenças cardiovasculares, sinais e sintomas de hipertensão, doenças cardiovasculares associadas, conhecimento sobre a doença, tratamento da hipertensão, alimentação, atividade física, tabagismo, Índice de Massa Corporal (IMC), nível pressórico no momento da consulta e Necessidades Humanas Básicas afetadas. Os dados foram analisados por meio da planilha de Excel utilizando-se a estatística descritiva. Foram identificados 42 diagnósticos distribuídos em 12 dos 13 domínios apresentados seguindo a taxonomia North American Nursing Diagnosis Association (NANDA). Os diagnósticos mais freqüentes encontrados no estudo foram: Estilo de vida sedentário (72,3%), Conhecimento deficiente (70,8%), Ansiedade (56,9%), Risco de perfusão renal ineficaz (43,1%), Risco de quedas (41,5%) e Insônia (40,0%). Estiveram ausentes os diagnósticos referentes ao domínio Crescimento e Desenvolvimento. Conclui-se que mais estudos são necessários para levantar outros diagnósticos dos pacientes hipertensos considerando que o perfil dos pacientes ambulatoriais tem mudado nos últimos anos. Palavras Chaves: hipertensão; Enfermagem; Perfil de Saúde; Diagnóstico de Enfermagem; Assistência Ambulatorial.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA será realizadapelo Mestrado em Tecnologias aplicadas à Saúde e pelo Núcleo de Extensão, da Faculdade PROMOVE, localizado em Belo Horizonte – MG, no dia 07 de dezembro de 2019.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da cardiologia e extensão. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da cardiologia, radiologia e tecnologia. Além disso, serão oferecidos minicursos com a temática em questão.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA busca, ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para novas tecnologias em cardiologia e áreas afins. Nesse sentido, visapromover o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desses estudos e trabalhos.
Comissão Organizadora
Amanda Izidro da Silva
Anita de Oliveira Silva
Anna Carolina Lustosa Lima
Breno Gontijo do Nascimento
Débora Cristine Gomes Pinto
Érika Negri Pereira
Gabrielle Nunes Silva
Gladson Otávio Recieri
Jéssica Silqueira Hickson Rios
João Paulo de Moura Medeiros
José Eustáquio Simões
Kimberly Marie Jones
Kleber Luiz Borges Lorenzini
Leila Marli de Lima Caeiro
Natália de Carvalho Teixeira
Rodrigo Gontijo Cunha
Rosângela Silqueira Hickson Rios
Fabiana Alves
Sônia Miranda de Oliveira
Tiziane Rogério Madureira
Vinicius dos Reis Silva
Comissão Científica
Angela Maria Drumond Lage
Carolina Campos Cabrini
Celso Vieira de Lima
Christiana Vargas Ribeiro
Cláudia de Carvalho Dutra
Fabiano Sviatopolk Mirsky Pais
Gladis Azevedo Cardoso de Sousa
Helder Rodrigues da Costa
Lorena Roseli Rios Durães
Luciana Carneiro Pena
Ludmilla Regina de Souza
Luís Antônio Batista Tonaco
Luiz Alexandre Viana Magno
Tadeu Henrique de Lima
Thalita Lauanna Gonçalves da Silva Ferreira
Vanessa Calazans Viana
Vera Lúcia Teodoro dos Santos
E-mail: eventosmestrado@somospromove.com.br