A ressonância magnética cardíaca (RMC) tem ganhado ênfase como método complementar, proporcionando maior riqueza de dados da avaliação do músculo cardíaco. O objetivo desta pesquisa foi apresentar a finalidade da RMC no diagnóstico de CMD (cardiomiotia dilatada).
A CMD caracteriza-se como conjunto de doenças que resulta de uma anomalia primária do miocárdio, reconhecida por hipertrofia cardíaca progressiva, disfunção diastólica com fração da ejeção normal, dilatação das câmaras e disfunção sistólica dos ventrículos. Essas variações ocasionam redução da fração de ejeção, dilatação do volume e, consequentemente aumento da pressão das câmaras.
O diagnóstico da CMD é obtido mediante reconhecimento das manifestações clínicas e os achados nas radiografias de tórax, eletrocardiograma, teste de esforço e, sobretudo pela ecocardiografia.
No entanto, a inconsistência dos parâmetros utilizados tornam alguns destes exames limitados, causando imprecisão em possíveis protocolos que devem ser tomados posteriormente ao diagnóstico. Neste âmbito, a RMC revelou-se fundamental para análise de doenças cardiovasculares, incluindo a CMD.
A RMC é considerada padrão ouro para quantificar o volume ventricular, fração da ejeção e massa miocárdica, complementando o diagnostico das diversas causas etiológicas. Dispõe de inúmeros benefícios em relação a outros exames, entre eles melhor resolução espacial com distinção entre os tecidos, possibilidade de reconstrução da imagem em vários planos e ausência de radiação ionizante.
A contribuição da RMC na CMD tem sido notável na cardiologia. Todas as vantagens citadas tornam este método de aquisição de imagem superior aos demais, além de possuir poucas contraindicações, risco mínimo de efeitos adversos e não ser invasivo.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA será realizadapelo Mestrado em Tecnologias aplicadas à Saúde e pelo Núcleo de Extensão, da Faculdade PROMOVE, localizado em Belo Horizonte – MG, no dia 07 de dezembro de 2019.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da cardiologia e extensão. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da cardiologia, radiologia e tecnologia. Além disso, serão oferecidos minicursos com a temática em questão.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA busca, ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para novas tecnologias em cardiologia e áreas afins. Nesse sentido, visapromover o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desses estudos e trabalhos.
Comissão Organizadora
Amanda Izidro da Silva
Anita de Oliveira Silva
Anna Carolina Lustosa Lima
Breno Gontijo do Nascimento
Débora Cristine Gomes Pinto
Érika Negri Pereira
Gabrielle Nunes Silva
Gladson Otávio Recieri
Jéssica Silqueira Hickson Rios
João Paulo de Moura Medeiros
José Eustáquio Simões
Kimberly Marie Jones
Kleber Luiz Borges Lorenzini
Leila Marli de Lima Caeiro
Natália de Carvalho Teixeira
Rodrigo Gontijo Cunha
Rosângela Silqueira Hickson Rios
Fabiana Alves
Sônia Miranda de Oliveira
Tiziane Rogério Madureira
Vinicius dos Reis Silva
Comissão Científica
Angela Maria Drumond Lage
Carolina Campos Cabrini
Celso Vieira de Lima
Christiana Vargas Ribeiro
Cláudia de Carvalho Dutra
Fabiano Sviatopolk Mirsky Pais
Gladis Azevedo Cardoso de Sousa
Helder Rodrigues da Costa
Lorena Roseli Rios Durães
Luciana Carneiro Pena
Ludmilla Regina de Souza
Luís Antônio Batista Tonaco
Luiz Alexandre Viana Magno
Tadeu Henrique de Lima
Thalita Lauanna Gonçalves da Silva Ferreira
Vanessa Calazans Viana
Vera Lúcia Teodoro dos Santos
E-mail: eventosmestrado@somospromove.com.br