Este trabalho tem como objetivo apresentar os benefícios do uso da tomografia computadorizada na constatação de aterosclerose.
Com a inovação dos tomógrafos de múltiplos detectores, a angiotomografia tornou-se possível, submetendo a área cardíaca do paciente a uma sequência de cortes axiais, com incrementos extrafinos, realizando o rastreamento de toda a área. Os equipamentos de múltiplos detectores possibilitam mais imagens, de forma ágil e garantindo resolução.
Com a exatidão diagnóstica e qualidade da imagem, trata-se de um exame não invasivo, que possibilita laudos precisos. O exame de tomografia computadorizada consegue identificar a aterosclerose ainda na fase subclínica, quando ainda é assintomática, com a detecção de placas de gordura e cálcio.
O uso da tomografia computadorizada na cardiologia vem se evidenciando sobre outros exames pela qualidade, agilidade e condições técnicas favoráveis. Com a possibilidade da captação de imagens em diferentes planos, o uso da tomografia garante a identificação de numerosas anomalias. A patologia mais diagnosticada na cardiologia é o infarto do miocárdio, provocado por placas de ateroma, denominadas aterosclerose, que se formam nas paredes das artérias. Essas placas resultam na estenose parcial ou total da circulação sanguínea ocasionando a necrose do tecido devido a insuficiente oxigenação que assegura a ação do musculo.
A tomografia computadorizada possibilita o estudo dinâmico e em tempo real de vasos e câmaras cardíacas, proporcionando diagnóstico preciso e seguro. Levando em consideração o alto índice de diagnóstico de aterosclerose, faz-se essencial o uso do método de aquisição de imagem.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA será realizadapelo Mestrado em Tecnologias aplicadas à Saúde e pelo Núcleo de Extensão, da Faculdade PROMOVE, localizado em Belo Horizonte – MG, no dia 07 de dezembro de 2019.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da cardiologia e extensão. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da cardiologia, radiologia e tecnologia. Além disso, serão oferecidos minicursos com a temática em questão.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA busca, ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para novas tecnologias em cardiologia e áreas afins. Nesse sentido, visapromover o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desses estudos e trabalhos.
Comissão Organizadora
Amanda Izidro da Silva
Anita de Oliveira Silva
Anna Carolina Lustosa Lima
Breno Gontijo do Nascimento
Débora Cristine Gomes Pinto
Érika Negri Pereira
Gabrielle Nunes Silva
Gladson Otávio Recieri
Jéssica Silqueira Hickson Rios
João Paulo de Moura Medeiros
José Eustáquio Simões
Kimberly Marie Jones
Kleber Luiz Borges Lorenzini
Leila Marli de Lima Caeiro
Natália de Carvalho Teixeira
Rodrigo Gontijo Cunha
Rosângela Silqueira Hickson Rios
Fabiana Alves
Sônia Miranda de Oliveira
Tiziane Rogério Madureira
Vinicius dos Reis Silva
Comissão Científica
Angela Maria Drumond Lage
Carolina Campos Cabrini
Celso Vieira de Lima
Christiana Vargas Ribeiro
Cláudia de Carvalho Dutra
Fabiano Sviatopolk Mirsky Pais
Gladis Azevedo Cardoso de Sousa
Helder Rodrigues da Costa
Lorena Roseli Rios Durães
Luciana Carneiro Pena
Ludmilla Regina de Souza
Luís Antônio Batista Tonaco
Luiz Alexandre Viana Magno
Tadeu Henrique de Lima
Thalita Lauanna Gonçalves da Silva Ferreira
Vanessa Calazans Viana
Vera Lúcia Teodoro dos Santos
E-mail: eventosmestrado@somospromove.com.br