O objetivo deste estudo é demonstrar que a ansiedade tem influência na arritmia cardíaca e pode agravar pacientes cardiopatas. Utilizou como metodologia a revisão de literatura, usando como descritores: Ansiedade, Arritmia Cardíaca e Depressão. As bases de dados foram artigos científicos.
A frequência dos batimentos cardíacos de um indivíduo varia conforme o grau da atividade que o mesmo está realizando. Tal frequência é medida pelo número de contrações por minuto, conhecida por sístole e diástole. A arritmia cardíaca é a alteração no ritmo dessa frequência, o deixando mais rápido, mais lento ou apenas desregulado. Ela é dividida entre benigna e maligna, sendo a do tipo benigna a mais comum, pois não altera a sua função e não traz riscos maiores, podendo ser controlada com medicamentos e atividade física. Já a do tipo maligna altera o desempenho e piora com esforço ou exercício físico, podendo levar o indivíduo a morte. O estresse e a ansiedade alteram o nível de cortisol no sangue, hormônio que tem a função de não apenas isso, mas também de manter o funcionamento normal do ritmo cardíaco. Além disso, pacientes com doenças cardiovasculares frequentemente apresentam patologias psiquiátricas. Ademais, já se encontra estabelecido na literatura o papel dos fatores psicológicos sobre os sintomas de ansiedade e depressão e posteriormente como um fator de aparecimento e agravamento para doenças cardiovasculares. Assim, o reconhecimento e atenção para com tais patologias em pacientes cardiopatas são essenciais para a prevenção de maiores complicações, permitindo o encaminhamento do paciente para seu tratamento devido.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA será realizadapelo Mestrado em Tecnologias aplicadas à Saúde e pelo Núcleo de Extensão, da Faculdade PROMOVE, localizado em Belo Horizonte – MG, no dia 07 de dezembro de 2019.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da cardiologia e extensão. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da cardiologia, radiologia e tecnologia. Além disso, serão oferecidos minicursos com a temática em questão.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA busca, ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para novas tecnologias em cardiologia e áreas afins. Nesse sentido, visapromover o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desses estudos e trabalhos.
Comissão Organizadora
Amanda Izidro da Silva
Anita de Oliveira Silva
Anna Carolina Lustosa Lima
Breno Gontijo do Nascimento
Débora Cristine Gomes Pinto
Érika Negri Pereira
Gabrielle Nunes Silva
Gladson Otávio Recieri
Jéssica Silqueira Hickson Rios
João Paulo de Moura Medeiros
José Eustáquio Simões
Kimberly Marie Jones
Kleber Luiz Borges Lorenzini
Leila Marli de Lima Caeiro
Natália de Carvalho Teixeira
Rodrigo Gontijo Cunha
Rosângela Silqueira Hickson Rios
Fabiana Alves
Sônia Miranda de Oliveira
Tiziane Rogério Madureira
Vinicius dos Reis Silva
Comissão Científica
Angela Maria Drumond Lage
Carolina Campos Cabrini
Celso Vieira de Lima
Christiana Vargas Ribeiro
Cláudia de Carvalho Dutra
Fabiano Sviatopolk Mirsky Pais
Gladis Azevedo Cardoso de Sousa
Helder Rodrigues da Costa
Lorena Roseli Rios Durães
Luciana Carneiro Pena
Ludmilla Regina de Souza
Luís Antônio Batista Tonaco
Luiz Alexandre Viana Magno
Tadeu Henrique de Lima
Thalita Lauanna Gonçalves da Silva Ferreira
Vanessa Calazans Viana
Vera Lúcia Teodoro dos Santos
E-mail: eventosmestrado@somospromove.com.br