Introdução: A parada cardiorrespiratória é definida pela interrupção do fluxo sanguíneo e oxigenação nos tecidos e células, fazendo com que as mesmas deixem de receber os nutrientes necessários para manutenção da vida. Objetivos: Compreender a atuação e o conhecimento teórico e técnico da equipe de enfermagem acerca do manejo da parada cardiorrespiratória no setor de clínica médica de uma instituição hospitalar do interior do Triângulo Mineiro. Material e Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, exploratória, fundamentado em pesquisa de campo. Fizeram parte deste estudo a equipe de enfermagem atuante nesse setor. Os dados resultantes da coleta de dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: Foram entrevistados 12 profissionais, 50% são do sexo feminino; a faixa etária predominante é de 30 a 39 anos, correspondendo a 41,68% dos participantes. Quanto à função, 25% dos participantes são enfermeiros e 75% exercem a função de técnicos de enfermagem. Dentre os participantes, 83,33% afirmam que a habilidade frente a um episódio de parada cardiorrespiratória é adquirida de acordo com o tempo de vivência e experiência profissional, 16,67% referem que a habilidade e desempenho da assistência frente a essa condição está relacionada com a capacidade técnica e teórica do profissional. Conclusão: Este estudo possibilitou a identificação do perfil e capacidade técnica da equipe de enfermagem, identificando falhas de conduta e assistência, possibilitando a elaboração de estratégias pela instituição cenário, para promoção de melhorias no atendimento aos pacientes frente a essa condição.
Palavras- chave: Assistência de enfermagem. Clínica médica. Parada cardiorrespiratória.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA será realizadapelo Mestrado em Tecnologias aplicadas à Saúde e pelo Núcleo de Extensão, da Faculdade PROMOVE, localizado em Belo Horizonte – MG, no dia 07 de dezembro de 2019.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da cardiologia e extensão. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da cardiologia, radiologia e tecnologia. Além disso, serão oferecidos minicursos com a temática em questão.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA busca, ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para novas tecnologias em cardiologia e áreas afins. Nesse sentido, visapromover o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desses estudos e trabalhos.
Comissão Organizadora
Amanda Izidro da Silva
Anita de Oliveira Silva
Anna Carolina Lustosa Lima
Breno Gontijo do Nascimento
Débora Cristine Gomes Pinto
Érika Negri Pereira
Gabrielle Nunes Silva
Gladson Otávio Recieri
Jéssica Silqueira Hickson Rios
João Paulo de Moura Medeiros
José Eustáquio Simões
Kimberly Marie Jones
Kleber Luiz Borges Lorenzini
Leila Marli de Lima Caeiro
Natália de Carvalho Teixeira
Rodrigo Gontijo Cunha
Rosângela Silqueira Hickson Rios
Fabiana Alves
Sônia Miranda de Oliveira
Tiziane Rogério Madureira
Vinicius dos Reis Silva
Comissão Científica
Angela Maria Drumond Lage
Carolina Campos Cabrini
Celso Vieira de Lima
Christiana Vargas Ribeiro
Cláudia de Carvalho Dutra
Fabiano Sviatopolk Mirsky Pais
Gladis Azevedo Cardoso de Sousa
Helder Rodrigues da Costa
Lorena Roseli Rios Durães
Luciana Carneiro Pena
Ludmilla Regina de Souza
Luís Antônio Batista Tonaco
Luiz Alexandre Viana Magno
Tadeu Henrique de Lima
Thalita Lauanna Gonçalves da Silva Ferreira
Vanessa Calazans Viana
Vera Lúcia Teodoro dos Santos
E-mail: eventosmestrado@somospromove.com.br