Introdução. Após a Primeira Guerra Mundial, houve um aumento significativo no número de amputados e, desde então, novas técnicas foram criadas para otimizar a recuperação desses pacientes. Atualmente, a produção de próteses por meio de impressão 3D é crescente, pois possui como vantagem sua total customização, respeitando as particularidades do usuário e tornando a adaptação mais eficaz. Objetivos. Produzir uma prótese na impressora 3D, cuja função fosse realizada de forma prática e intuitiva, além de apresentar custo acessível. Métodos. Um indivíduo foi selecionado e submetido a uma avaliação fisioterapêutica para identificar alterações que pudessem trazer prejuízos funcionais ou incapacidade de protetização. Foram coletados a perimetria, diâmetro, tamanho e espessura do coto e do membro não amputado. Em seguida, o membro amputado foi escaneado pelo aplicativo SCANN3D e a prótese foi projetada através do software SolidWorks, utilizando-se o filamento de ABS como matéria-prima. Buscando-se funcionalidade, adaptou-se os modelos Phoenix Hand V2 e Unlimbited arm, disponíveis no site Thingiverse. Realizou-se a impressão em etapas, através da impressora Anet A8 3D e as definições dos parâmetros de impressão foram realizadas no software Simplify3D. Resultados. A prótese permitiu a realização de atividades de vida diária com significativa facilidade, tornando-o capaz de manipular objetos leves e realizar atividades antes inacessíveis em consequência da amputação. Conclusão. É possível, através da impressão 3D, a criação de próteses funcionais e intuitivas de baixo custo, que atuem como fator ambiental facilitador e possibilitem independência funcional após uma amputação e o retorno de indivíduos às suas atividades e participação social.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA será realizadapelo Mestrado em Tecnologias aplicadas à Saúde e pelo Núcleo de Extensão, da Faculdade PROMOVE, localizado em Belo Horizonte – MG, no dia 07 de dezembro de 2019.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da cardiologia e extensão. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da cardiologia, radiologia e tecnologia. Além disso, serão oferecidos minicursos com a temática em questão.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA busca, ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para novas tecnologias em cardiologia e áreas afins. Nesse sentido, visapromover o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desses estudos e trabalhos.
Comissão Organizadora
Amanda Izidro da Silva
Anita de Oliveira Silva
Anna Carolina Lustosa Lima
Breno Gontijo do Nascimento
Débora Cristine Gomes Pinto
Érika Negri Pereira
Gabrielle Nunes Silva
Gladson Otávio Recieri
Jéssica Silqueira Hickson Rios
João Paulo de Moura Medeiros
José Eustáquio Simões
Kimberly Marie Jones
Kleber Luiz Borges Lorenzini
Leila Marli de Lima Caeiro
Natália de Carvalho Teixeira
Rodrigo Gontijo Cunha
Rosângela Silqueira Hickson Rios
Fabiana Alves
Sônia Miranda de Oliveira
Tiziane Rogério Madureira
Vinicius dos Reis Silva
Comissão Científica
Angela Maria Drumond Lage
Carolina Campos Cabrini
Celso Vieira de Lima
Christiana Vargas Ribeiro
Cláudia de Carvalho Dutra
Fabiano Sviatopolk Mirsky Pais
Gladis Azevedo Cardoso de Sousa
Helder Rodrigues da Costa
Lorena Roseli Rios Durães
Luciana Carneiro Pena
Ludmilla Regina de Souza
Luís Antônio Batista Tonaco
Luiz Alexandre Viana Magno
Tadeu Henrique de Lima
Thalita Lauanna Gonçalves da Silva Ferreira
Vanessa Calazans Viana
Vera Lúcia Teodoro dos Santos
E-mail: eventosmestrado@somospromove.com.br