JUSTIFICATIVA: A INSUFICIÊNCIA CARDIACA CONGESTIVA (ICC) É UM IMPORTANTE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA E CONTINUA SENDO UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORBIMORTALIDADE E RE-HOSPITALIZAÇÕES, APESAR DE AVANÇOS TECNOLÓGICOS E MELHORIAS NO MANEJO TERAPÊUTICO DA MESMA.
A UTILIZAÇÃO DA VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA (VNI) PODE PROMOVER ALTERAÇÕES HEMODINÂMICAS POSITIVAS EM PACIENTES COM ICC, POIS O AUMENTO DA PRESSÃO INTRATORÁCICA IMPEDE ENCHIMENTO TOTAL DO CORAÇÃO, REDUZINDO A PRESSÃO TRANSMURAL E A CARGA DO VENTRICULO ESQUERDO, DIMINUINDO ASSIM A FREQUÊNCIA CARDIACA, AUMENTANDO A SOBREVIDA E QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE. OBJETIVO: VERIFICAR NA LITERATURA QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA VENTILAÇÃO CONTINUA E CPAP EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA (ICC). MÉTODO: PARA A FUNDAMENTAÇÃO DO ESTUDO FOI REALIZADA REVISÃO DA LITERATURA NO PERÍODO DE 2009 A 2019, NOS IDIOMAS PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL ATRAVÉS DE PESQUISAS EM BASES DE DADOS PUBMED, COCHRANE LIBRARY, PEDRO E SCIELO E REVISTAS ESPECIALIZADAS UTILIZANDO CONJUNTAMENTE OS TERMOS “CPAP”, “HEART FAILURE CONGESTIVE”,“NON-INVASIVE VENTILATION”. RESULTADOS: A UTILIZAÇÃO DO VNI DEMONSTROU RESULTADOS POSITIVOS NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM ICC. OS ESTUDOS DEMONSTRARAM REDUÇÕES DE DISPNEIA, EDEMA, TAQUICARDIA, IMOBILIDADE E DA PRODUÇÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO EM REPOUSO. ALÉM DESSES FORAM OBSERVADOS AUMENTO DA FRAÇÃO DE EJEÇÃO DO VENTRICULO ESQUERDO, DA TOLERÂNCIA AO EXERCICIO E DO CONSUMO DE OXIGÊNIO NOS TECIDOS. CONCLUSÃO: OS ESTUDOS REVISADOS DEMONSTRARAM QUE A VNI TRAZ BENEFÍCIOS NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM ICC, NO ENTANTO FAZ NECESSÁRIO OUTROS ESTUDOS SOBRE O TEMA PARA ESCLARECER OS REAIS BENEFÍCIOS DA VNI NA MELHORA DA CAPACIDADE FUNCIONAL.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA será realizadapelo Mestrado em Tecnologias aplicadas à Saúde e pelo Núcleo de Extensão, da Faculdade PROMOVE, localizado em Belo Horizonte – MG, no dia 07 de dezembro de 2019.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da cardiologia e extensão. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da cardiologia, radiologia e tecnologia. Além disso, serão oferecidos minicursos com a temática em questão.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA busca, ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para novas tecnologias em cardiologia e áreas afins. Nesse sentido, visapromover o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desses estudos e trabalhos.
Comissão Organizadora
Amanda Izidro da Silva
Anita de Oliveira Silva
Anna Carolina Lustosa Lima
Breno Gontijo do Nascimento
Débora Cristine Gomes Pinto
Érika Negri Pereira
Gabrielle Nunes Silva
Gladson Otávio Recieri
Jéssica Silqueira Hickson Rios
João Paulo de Moura Medeiros
José Eustáquio Simões
Kimberly Marie Jones
Kleber Luiz Borges Lorenzini
Leila Marli de Lima Caeiro
Natália de Carvalho Teixeira
Rodrigo Gontijo Cunha
Rosângela Silqueira Hickson Rios
Fabiana Alves
Sônia Miranda de Oliveira
Tiziane Rogério Madureira
Vinicius dos Reis Silva
Comissão Científica
Angela Maria Drumond Lage
Carolina Campos Cabrini
Celso Vieira de Lima
Christiana Vargas Ribeiro
Cláudia de Carvalho Dutra
Fabiano Sviatopolk Mirsky Pais
Gladis Azevedo Cardoso de Sousa
Helder Rodrigues da Costa
Lorena Roseli Rios Durães
Luciana Carneiro Pena
Ludmilla Regina de Souza
Luís Antônio Batista Tonaco
Luiz Alexandre Viana Magno
Tadeu Henrique de Lima
Thalita Lauanna Gonçalves da Silva Ferreira
Vanessa Calazans Viana
Vera Lúcia Teodoro dos Santos
E-mail: eventosmestrado@somospromove.com.br