Introdução: Cardiopatia é uma referência às doenças do coração,que podem causar ampliação e enfraquecimento comprometendo a capacidade do coração de bombear o sangue, levando à insuficiência cardíaca. Nos últimos anos, os incidentes relacionados a cardiopatias aumentaram significativamente. Existem quatro tipos diferentes de cardiomiopatia, a mais comum acometida é a cardiomiopatia dilatada ocorre quando o coração não bombeia sangue suficiente para o organismo. A assistência de enfermagem em uma Unidade Coronariana exige uma equipe especializada, equipamentos adequados e um comando atento às adversidades do dia a dia do cuidado de enfermagem. Metodologia: Realizou-se revisão qualitativa sistêmica com narrativa em artigos dispostos no Scielo, BVS e na Sociedade Brasileira de Cardiologia em artigos dos últimos 5 (cinco) anos. Resultado: Como principais resultados da identificação das demandas de cuidados foram constatados a insuficiência cardíaca sendo o principal motivo de internação e a hipertensão arterial como diagnóstico secundário, a maioria dos pacientes não fazem acompanhamento de saúde, se automedicam, são sedentários, apresentam sobrepeso, possuem hábitos de comer fast food e possuem insônia. Os resultados encontrados demonstram o quando o profissional de enfermagem deve prezar por uma assistência qualificada um diagnostico precoce, atendimento humanizado e promoção da saúde, buscando estar cada vez mais capacitado para situações adversas com cada tipo de doença, sendo a cardiopatia um dos mais importantes desafios clínicos atuais na área da saúde. Conclusão: Identificou-se que o cuidado de enfermagem com o paciente cardiopata é de extrema importância tanto no diagnóstico precoce, no cuidado paliativo e na prevenção da doença que acomete o coração uns dos órgãos principais do corpo humano, com isso é fundamental que a equipe de enfermagem seja capacitada para exercer essa assistência de uma maneira diferenciada ao paciente cardiopata seja no âmbito hospitalar ou na atenção primária, melhorando assim as condições de saúde destes pacientes.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA será realizadapelo Mestrado em Tecnologias aplicadas à Saúde e pelo Núcleo de Extensão, da Faculdade PROMOVE, localizado em Belo Horizonte – MG, no dia 07 de dezembro de 2019.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da cardiologia e extensão. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da cardiologia, radiologia e tecnologia. Além disso, serão oferecidos minicursos com a temática em questão.
O SIMPÓSIO NACIONAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CARDIOLOGIA busca, ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para novas tecnologias em cardiologia e áreas afins. Nesse sentido, visapromover o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desses estudos e trabalhos.
Comissão Organizadora
Amanda Izidro da Silva
Anita de Oliveira Silva
Anna Carolina Lustosa Lima
Breno Gontijo do Nascimento
Débora Cristine Gomes Pinto
Érika Negri Pereira
Gabrielle Nunes Silva
Gladson Otávio Recieri
Jéssica Silqueira Hickson Rios
João Paulo de Moura Medeiros
José Eustáquio Simões
Kimberly Marie Jones
Kleber Luiz Borges Lorenzini
Leila Marli de Lima Caeiro
Natália de Carvalho Teixeira
Rodrigo Gontijo Cunha
Rosângela Silqueira Hickson Rios
Fabiana Alves
Sônia Miranda de Oliveira
Tiziane Rogério Madureira
Vinicius dos Reis Silva
Comissão Científica
Angela Maria Drumond Lage
Carolina Campos Cabrini
Celso Vieira de Lima
Christiana Vargas Ribeiro
Cláudia de Carvalho Dutra
Fabiano Sviatopolk Mirsky Pais
Gladis Azevedo Cardoso de Sousa
Helder Rodrigues da Costa
Lorena Roseli Rios Durães
Luciana Carneiro Pena
Ludmilla Regina de Souza
Luís Antônio Batista Tonaco
Luiz Alexandre Viana Magno
Tadeu Henrique de Lima
Thalita Lauanna Gonçalves da Silva Ferreira
Vanessa Calazans Viana
Vera Lúcia Teodoro dos Santos
E-mail: eventosmestrado@somospromove.com.br