Consciência, Autoconhecimento e Educação.
Sentir, Pensar e Agir, com Consciência e Autoconhecimento.
Maria Adélia Gomez Lima da Silva
ISEO - Instituto Superior de Educação Ocidemnte.
maria.adelia3022@gmail.com
Introdução
Um projeto baseado em ensino, aprendizagem e sentimento numa escola, contribui significativamente na relação harmônica entre o Sentir, Pensar e Agir de cada indivíduo e, consequentemente, de toda comunidade escolar, proporcionando um clima favorável ao processo educacional por conceber cada indivíduo integralmente, em todas as suas dimensões, física, psíquica e moral.
Objetivo Geral
Despertar, desenvolver e/ou construir em cada indivíduo a noção exata de sua existência enquanto Ser Humano, que se relaciona consigo mesmo, com o outro e com o mundo, através do seu Sentir, Pensar e Agir.
Proporcionar o conhecimento acerca de seus recursos internos para saber fazer escolhas mais acertadas na relação consigo, com o outro e com o ambiente, favorecendo seu crescimento individual e coletivo.
Contribuir com a construção de uma nova humanidade que concebe as Leis Universais, conhecendo o Centro de onde partem todas as ações, a Ação em si mesma e o Objeto que reflete tais ações.
Metodologia
Pretende-se fazer uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I em uma escola pública municipal de Salvador, com carga horária de 1 hora semanal.
Proporcionando-lhes o estudo sobre as Leis Universais; exercícios práticos de centração; além da reflexão e análise de Dilemas Morais.
Resultados e Discussão
Segundo Costa (2006), o Ser Humano é tanto produto quanto produtor do meio em que vive, logo ter consciência desta condição lhe favorece saber como exatamente quer e pode contribuir com sua evolução individual e social.
Assim a compreensão integral de si mesmo, percebendo-se um Ser que Sente, Pensa e Age, favorece imensamente sua capacidade, enquanto Ser Humano, de viver em harmonia individual, coletiva e universal.
Conforme Barreto (2006), confirma-se a necessidade de uma educação voltada para este desenvolvimento integral do Ser Humano, oportunizando aos educandos a possibilidade de despertar, conhecer, desenvolver e expandir sua consciência, a partir das necessidades inerentes ao Ser Humano de Conhecer, Autoconhecer e Autorrealizar.
Conclusão
Através do exemplo da Ananda – Escola e Centro de Estudos, pode-se perceber a eficácia deste método educacional que, segundo Oliveira (2013)3, contribui com o desenvolvimento moral dos estudantes, levando-os a refletir sobre quem realmente são, sobre o seu papel na sociedade, qual o seu objetivo de vida e a sua razão de existir, desenvolvendo maturidade para analisar os problemas humanos e sociais, o senso de responsabilidade social e a preocupação de como contribuir com a sociedade.
Inicialmente este projeto será desenvolvido em apenas uma turma, acreditando-se na necessidade de contribuir para que estes alunos possam ter acesso a uma nova perspectiva de vida, proporcionando-lhes a descoberta de seu potencial interior para colocá-lo à serviço da humanidade e de todo o universo, estendendo-se posteriormente à toda a escola e quiçá, em breve, à toda rede municipal de ensino.
Referências
BARRETO, Maribel. Consciência e educação. In: SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE CONSCIÊNCIA, 1., 2006, Salvador. Anais... Salvador: Fundação Ocidemnte, 2006. 1 CD-ROM.
COSTA, Jair Tércio Cunha. Programa Conscientizar. Salvador: Sthyarte, 2006.
OLIVEIRA, Luana da Cruz Portella. Desenvolvimento Moral: Principais Teorias e uma Perspectiva em Educação. Salvador: Fundação Visconde de Cairu, 2013. Trecho de artigo da dissertação de mestrado.
________, Valores Morais Universais na Educação: uma proposta da disciplina Iniciação à Consciência, na Ananda - Estudo e Centro de Estudos. Salvador: Fundação Visconde de Cairu, 2013. Trecho de artigo da dissertação de mestrado.
SEGURA, Manuel. Como ensinar crianças a conviver. Tradução de Jacob Alberto J. Pierce. Petropólis, RJ: Vozes, 2009.
Palavras-Chave
Consciência. Autoconhecimento. Sentir. Pensar. Agir.
Compreender a vida, a partir de si mesmo, em sua individualidade, portanto SENDO, é questão essencial para quem, como Ser Inteligente, não irá preterir, quando a necessidade exigir e a razão justificar para o equilíbrio dinâmico da Grande Obra da Criação Divina. Nela, parece-nos claro, tudo é e está em movimento! Até o que parece estático está em movimento constante e absoluto. Sim, é fato que a vida é o movimento inevitável, inegável e autossustentável, que demonstra-se existir em absolutamente todas as coisas.
Coisa esta, o movimento, para os devidos fins, se prova e se pratica como uma regra, uma norma, um código que, em ação, se mostra como uma Lei Divina, uma Lei Universal, enfim, uma Lei Natural que rege o Universo, onde NADA OCORRE, POIS TUDO É. E como tal, isto é, como Lei, repousam, também, na Consciência Humana. É ela, a Consciência, que fornece a nós, Seres Humanos, os meios de despertamento, construção e/ou desenvolvimento da nossa Potência Latente.
Neste movimento, em que NADA OCORRE, quanto mais vazio nos tornamos, mais a plenitude vem; e com ela mais aquilo que o preenche nos vem à tona, em seu movimento incomensurável. Momento que só a nossa experiência direta pode provar; que só a Consciência é capaz de constatar!
Os Iluminados, Bem-aventurados, Benfeitores, Pacificadores, enfim, os Grandes Avatares da Humanidade, através de suas condutas exemplares e de suas respectivas obras, deram/dão mostras cabais de que alcançaram o ápice do movimento absoluto em que NADA OCORRE; nem o ser, nem o vir-a-ser. Todos eles alcançaram o “ser como potência” e o “ser como ato” em um só movimento de integração.
Todos eles criaram grandes movimentos sociais revolucionários que foram responsáveis por gerar transformações significativas na humanidade. Para esses Seres Humanos, não há algo realizando algo, mas sim a ocorrência do movimento, daquilo que se pode dizer: a VERDADE, ou seja, o que é; e o que somos.
Ao se tornarem grandes exemplos que se predispuseram a despertar, construir e/ou desenvolver suas Consciências, até o seu nível mais elevado, e realizar o devido, esses Seres Iluminados, em cada tempo histórico da humanidade, impactaram e, ainda, impactam multidões com seus exemplos, ensinamentos e práticas de vida. Assim, sempre que necessário e justificável, uma Nova Ordem Mundial é, então, implantada no seio da humanidade para realizar mutações na Consciência do gênero humano; e vice-versa.
Para Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), o movimento é a passagem do ser em potência para o ser em ato, ou seja, é a “transformação em ato daquilo que é potência enquanto tal”. O movimento, portanto, pressupõe o “ser” como potência, em detrimento ao “vir-a-ser” como nada. No entanto, na Metafísica é dito que o ser tem diversos sentidos e significados, dentre os quais destaca-se o “ser como potência” e o “ser como ato”, estes que se relacionam em constante movimento de ser e de vir-a-ser, em que NADA OCORRE.
Eis que somente a partir de cada Ser Humano pode surgir a novidade, a nova abordagem, o Marco para a Nova Humanidade, revelados pela Consciência. Não por acaso, surge na Bahia um novo movimento social revolucionário intitulado Consciencialismo, expressando a determinação, coragem e ousadia de Seres Humanos dotados de razão, bom senso e boa intenção, e tornando-se O MARCO DA NOVA HUMANIDADE.
Este movimento, o Consciencialismo, instituiu o Dia da Consciência Humana, que já é uma realidade no Estado da Bahia. Em alguns dos seus municípios, a exemplo de Salvador, realiza também o Simpósio Internacional sobre Consciência e Autoconhecimento, há 13 anos consecutivos. Assim, promove a difusão, a ampliação e o fortalecimento dos estudos e das pesquisas sobre os temas CONSCIÊNCIA e AUTOCONHECIMENTO, quer no campo científico, filosófico e/ou religioso, em uma perspectiva interdisciplinar, a partir da interlocução com saberes emergentes sobre os temas nas áreas de educação, saúde e meio ambiente.
Que a Consciência seja o alicerce da Nova Humanidade, e porque não dizer: O MARCO DA NOVA HUMANIDADE.
Profa. Carmem Bahia
Coordenadora Geral do Simpósio Internacional
sobre Consciência e Autoconhecimento
Compreender a vida, a partir de si mesmo, em sua individualidade, portanto SENDO, é questão essencial para quem, como Ser Inteligente, não irá preterir, quando a necessidade exigir e a razão justificar para o equilíbrio dinâmico da Grande Obra da Criação Divina. Nela, parece-nos claro, tudo é e está em movimento! Até o que parece estático está em movimento constante e absoluto. Sim, é fato que a vida é o movimento inevitável, inegável e autossustentável, que demonstra-se existir em absolutamente todas as coisas.
Coisa esta, o movimento, para os devidos fins, se prova e se pratica como uma regra, uma norma, um código que, em ação, se mostra como uma Lei Divina, uma Lei Universal, enfim, uma Lei Natural que rege o Universo, onde NADA OCORRE, POIS TUDO É. E como tal, isto é, como Lei, repousam, também, na Consciência Humana. É ela, a Consciência, que fornece a nós, Seres Humanos, os meios de despertamento, construção e/ou desenvolvimento da nossa Potência Latente.
Neste movimento, em que NADA OCORRE, quanto mais vazio nos tornamos, mais a plenitude vem; e com ela mais aquilo que o preenche nos vem à tona, em seu movimento incomensurável. Momento que só a nossa experiência direta pode provar; que só a Consciência é capaz de constatar!
Os Iluminados, Bem-aventurados, Benfeitores, Pacificadores, enfim, os Grandes Avatares da Humanidade, através de suas condutas exemplares e de suas respectivas obras, deram/dão mostras cabais de que alcançaram o ápice do movimento absoluto em que NADA OCORRE; nem o ser, nem o vir-a-ser. Todos eles alcançaram o “ser como potência” e o “ser como ato” em um só movimento de integração.
Todos eles criaram grandes movimentos sociais revolucionários que foram responsáveis por gerar transformações significativas na humanidade. Para esses Seres Humanos, não há algo realizando algo, mas sim a ocorrência do movimento, daquilo que se pode dizer: a VERDADE, ou seja, o que é; e o que somos.
Ao se tornarem grandes exemplos que se predispuseram a despertar, construir e/ou desenvolver suas Consciências, até o seu nível mais elevado, e realizar o devido, esses Seres Iluminados, em cada tempo histórico da humanidade, impactaram e, ainda, impactam multidões com seus exemplos, ensinamentos e práticas de vida. Assim, sempre que necessário e justificável, uma Nova Ordem Mundial é, então, implantada no seio da humanidade para realizar mutações na Consciência do gênero humano; e vice-versa.
Para Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), o movimento é a passagem do ser em potência para o ser em ato, ou seja, é a “transformação em ato daquilo que é potência enquanto tal”. O movimento, portanto, pressupõe o “ser” como potência, em detrimento ao “vir-a-ser” como nada. No entanto, na Metafísica é dito que o ser tem diversos sentidos e significados, dentre os quais destaca-se o “ser como potência” e o “ser como ato”, estes que se relacionam em constante movimento de ser e de vir-a-ser, em que NADA OCORRE.
Eis que somente a partir de cada Ser Humano pode surgir a novidade, a nova abordagem, o Marco para a Nova Humanidade, revelados pela Consciência. Não por acaso, surge na Bahia um novo movimento social revolucionário intitulado Consciencialismo, expressando a determinação, coragem e ousadia de Seres Humanos dotados de razão, bom senso e boa intenção, e tornando-se O MARCO DA NOVA HUMANIDADE.
Este movimento, o Consciencialismo, instituiu o Dia da Consciência Humana, que já é uma realidade no Estado da Bahia. Em alguns dos seus municípios, a exemplo de Salvador, realiza também o Simpósio Internacional sobre Consciência e Autoconhecimento, há 13 anos consecutivos. Assim, promove a difusão, a ampliação e o fortalecimento dos estudos e das pesquisas sobre os temas CONSCIÊNCIA e AUTOCONHECIMENTO, quer no campo científico, filosófico e/ou religioso, em uma perspectiva interdisciplinar, a partir da interlocução com saberes emergentes sobre os temas nas áreas de educação, saúde e meio ambiente.
Que a Consciência seja o alicerce da Nova Humanidade, e porque não dizer: O MARCO DA NOVA HUMANIDADE.
Profa. Carmem Bahia
Coordenadora Geral do Simpósio Internacional sobre Consciência e Autoconhecimento
Profa. Dra. Carmem de Britto Bahia
Profa. Dra. Cristiane Santos Nascimento
Profa. Dra. Karen Michelly Moraes e Sasaki
Profa. Dra. Maribel Oliveira Barreto
Profa. Dra. Risemary Lacerda Ramos
Profa. Me. Ana Paula Amorim
Prof. Me. Jeferson Ornelas Freire
Profa. Me. Jussiara Santos Gonzaga