A presente pesquisa tem a intenção de trazer para os leitores a reflexão acerca da importância em conhecer as diretrizes que norteiam a educação inclusiva, e como o respeito à diversidade favorece o desenvolvimento emocional e cognitivo no processo de pertencimento em convívio com a sociedade. “Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de Educação inclusiva, estamos considerando a diversidade de aprendiz e seu direito à qualidade”. (CARVALHO, 2005). Diante deste cenário, trataremos da relevância em trabalhar o desenvolvimento da consciência e do autoconhecimento no educando, uma vez que, conhecendo a si próprio, é possível compreender a necessidade e respeito ao outro. Barreto (2006) discursa que “a educação deve contribuir para o desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual dos educandos, incluindo as dimensões da intelectualidade, da objetividade, bem como adentrando nos meandros da subjetividade”. Isso proporcionará à criança o desenvolvimento de autoconfiança e autonomia mais expressiva, fazendo com que ela perceba que tem o direito de estar inserido no contexto escolar como os demais sujeitos da sociedade, independente de suas necessidades especiais e/ou deficiências, contribuindo para fortalecer o respeito à diversidade e sua participação no processo de formação de sua identidade. O presente trabalho apresenta como objetivo reconhecer a importância do autoconhecimento no respeito à diversidade, para o desenvolvimento educacional e emocional consciente do educando. A metodologia utilizada nessa pesquisa é de abordagem qualitativa, que se trata de um método de investigação científica que se foca no caráter subjetivo, onde poderemos identificar de que modo a mesma poderá interferir na realidade de educandos e educadores. Com esse trabalho espera-se como resultado que os educadores compreendam a importância e a necessidade de trabalhar a educação inclusiva, além de compreender que se faz necessário lutar a cada dia para combater o preconceito que ainda existe dentro da nossa sociedade. Acreditamos que conhecendo a si próprio mais profundamente e adquirindo autoconfiança, a criança se sente incluído no espaço escolar . Por isso, considera-se importante a presente reflexão, a fim de esclarecer e fortalecer a ideia de que o incentivo ao autoconhecimento e a efetivação do respeito às diferenças é o ponto inicial para a construção de uma educação de qualidade.
Compreender a vida, a partir de si mesmo, em sua individualidade, portanto SENDO, é questão essencial para quem, como Ser Inteligente, não irá preterir, quando a necessidade exigir e a razão justificar para o equilíbrio dinâmico da Grande Obra da Criação Divina. Nela, parece-nos claro, tudo é e está em movimento! Até o que parece estático está em movimento constante e absoluto. Sim, é fato que a vida é o movimento inevitável, inegável e autossustentável, que demonstra-se existir em absolutamente todas as coisas.
Coisa esta, o movimento, para os devidos fins, se prova e se pratica como uma regra, uma norma, um código que, em ação, se mostra como uma Lei Divina, uma Lei Universal, enfim, uma Lei Natural que rege o Universo, onde NADA OCORRE, POIS TUDO É. E como tal, isto é, como Lei, repousam, também, na Consciência Humana. É ela, a Consciência, que fornece a nós, Seres Humanos, os meios de despertamento, construção e/ou desenvolvimento da nossa Potência Latente.
Neste movimento, em que NADA OCORRE, quanto mais vazio nos tornamos, mais a plenitude vem; e com ela mais aquilo que o preenche nos vem à tona, em seu movimento incomensurável. Momento que só a nossa experiência direta pode provar; que só a Consciência é capaz de constatar!
Os Iluminados, Bem-aventurados, Benfeitores, Pacificadores, enfim, os Grandes Avatares da Humanidade, através de suas condutas exemplares e de suas respectivas obras, deram/dão mostras cabais de que alcançaram o ápice do movimento absoluto em que NADA OCORRE; nem o ser, nem o vir-a-ser. Todos eles alcançaram o “ser como potência” e o “ser como ato” em um só movimento de integração.
Todos eles criaram grandes movimentos sociais revolucionários que foram responsáveis por gerar transformações significativas na humanidade. Para esses Seres Humanos, não há algo realizando algo, mas sim a ocorrência do movimento, daquilo que se pode dizer: a VERDADE, ou seja, o que é; e o que somos.
Ao se tornarem grandes exemplos que se predispuseram a despertar, construir e/ou desenvolver suas Consciências, até o seu nível mais elevado, e realizar o devido, esses Seres Iluminados, em cada tempo histórico da humanidade, impactaram e, ainda, impactam multidões com seus exemplos, ensinamentos e práticas de vida. Assim, sempre que necessário e justificável, uma Nova Ordem Mundial é, então, implantada no seio da humanidade para realizar mutações na Consciência do gênero humano; e vice-versa.
Para Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), o movimento é a passagem do ser em potência para o ser em ato, ou seja, é a “transformação em ato daquilo que é potência enquanto tal”. O movimento, portanto, pressupõe o “ser” como potência, em detrimento ao “vir-a-ser” como nada. No entanto, na Metafísica é dito que o ser tem diversos sentidos e significados, dentre os quais destaca-se o “ser como potência” e o “ser como ato”, estes que se relacionam em constante movimento de ser e de vir-a-ser, em que NADA OCORRE.
Eis que somente a partir de cada Ser Humano pode surgir a novidade, a nova abordagem, o Marco para a Nova Humanidade, revelados pela Consciência. Não por acaso, surge na Bahia um novo movimento social revolucionário intitulado Consciencialismo, expressando a determinação, coragem e ousadia de Seres Humanos dotados de razão, bom senso e boa intenção, e tornando-se O MARCO DA NOVA HUMANIDADE.
Este movimento, o Consciencialismo, instituiu o Dia da Consciência Humana, que já é uma realidade no Estado da Bahia. Em alguns dos seus municípios, a exemplo de Salvador, realiza também o Simpósio Internacional sobre Consciência e Autoconhecimento, há 13 anos consecutivos. Assim, promove a difusão, a ampliação e o fortalecimento dos estudos e das pesquisas sobre os temas CONSCIÊNCIA e AUTOCONHECIMENTO, quer no campo científico, filosófico e/ou religioso, em uma perspectiva interdisciplinar, a partir da interlocução com saberes emergentes sobre os temas nas áreas de educação, saúde e meio ambiente.
Que a Consciência seja o alicerce da Nova Humanidade, e porque não dizer: O MARCO DA NOVA HUMANIDADE.
Profa. Carmem Bahia
Coordenadora Geral do Simpósio Internacional
sobre Consciência e Autoconhecimento
Compreender a vida, a partir de si mesmo, em sua individualidade, portanto SENDO, é questão essencial para quem, como Ser Inteligente, não irá preterir, quando a necessidade exigir e a razão justificar para o equilíbrio dinâmico da Grande Obra da Criação Divina. Nela, parece-nos claro, tudo é e está em movimento! Até o que parece estático está em movimento constante e absoluto. Sim, é fato que a vida é o movimento inevitável, inegável e autossustentável, que demonstra-se existir em absolutamente todas as coisas.
Coisa esta, o movimento, para os devidos fins, se prova e se pratica como uma regra, uma norma, um código que, em ação, se mostra como uma Lei Divina, uma Lei Universal, enfim, uma Lei Natural que rege o Universo, onde NADA OCORRE, POIS TUDO É. E como tal, isto é, como Lei, repousam, também, na Consciência Humana. É ela, a Consciência, que fornece a nós, Seres Humanos, os meios de despertamento, construção e/ou desenvolvimento da nossa Potência Latente.
Neste movimento, em que NADA OCORRE, quanto mais vazio nos tornamos, mais a plenitude vem; e com ela mais aquilo que o preenche nos vem à tona, em seu movimento incomensurável. Momento que só a nossa experiência direta pode provar; que só a Consciência é capaz de constatar!
Os Iluminados, Bem-aventurados, Benfeitores, Pacificadores, enfim, os Grandes Avatares da Humanidade, através de suas condutas exemplares e de suas respectivas obras, deram/dão mostras cabais de que alcançaram o ápice do movimento absoluto em que NADA OCORRE; nem o ser, nem o vir-a-ser. Todos eles alcançaram o “ser como potência” e o “ser como ato” em um só movimento de integração.
Todos eles criaram grandes movimentos sociais revolucionários que foram responsáveis por gerar transformações significativas na humanidade. Para esses Seres Humanos, não há algo realizando algo, mas sim a ocorrência do movimento, daquilo que se pode dizer: a VERDADE, ou seja, o que é; e o que somos.
Ao se tornarem grandes exemplos que se predispuseram a despertar, construir e/ou desenvolver suas Consciências, até o seu nível mais elevado, e realizar o devido, esses Seres Iluminados, em cada tempo histórico da humanidade, impactaram e, ainda, impactam multidões com seus exemplos, ensinamentos e práticas de vida. Assim, sempre que necessário e justificável, uma Nova Ordem Mundial é, então, implantada no seio da humanidade para realizar mutações na Consciência do gênero humano; e vice-versa.
Para Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), o movimento é a passagem do ser em potência para o ser em ato, ou seja, é a “transformação em ato daquilo que é potência enquanto tal”. O movimento, portanto, pressupõe o “ser” como potência, em detrimento ao “vir-a-ser” como nada. No entanto, na Metafísica é dito que o ser tem diversos sentidos e significados, dentre os quais destaca-se o “ser como potência” e o “ser como ato”, estes que se relacionam em constante movimento de ser e de vir-a-ser, em que NADA OCORRE.
Eis que somente a partir de cada Ser Humano pode surgir a novidade, a nova abordagem, o Marco para a Nova Humanidade, revelados pela Consciência. Não por acaso, surge na Bahia um novo movimento social revolucionário intitulado Consciencialismo, expressando a determinação, coragem e ousadia de Seres Humanos dotados de razão, bom senso e boa intenção, e tornando-se O MARCO DA NOVA HUMANIDADE.
Este movimento, o Consciencialismo, instituiu o Dia da Consciência Humana, que já é uma realidade no Estado da Bahia. Em alguns dos seus municípios, a exemplo de Salvador, realiza também o Simpósio Internacional sobre Consciência e Autoconhecimento, há 13 anos consecutivos. Assim, promove a difusão, a ampliação e o fortalecimento dos estudos e das pesquisas sobre os temas CONSCIÊNCIA e AUTOCONHECIMENTO, quer no campo científico, filosófico e/ou religioso, em uma perspectiva interdisciplinar, a partir da interlocução com saberes emergentes sobre os temas nas áreas de educação, saúde e meio ambiente.
Que a Consciência seja o alicerce da Nova Humanidade, e porque não dizer: O MARCO DA NOVA HUMANIDADE.
Profa. Carmem Bahia
Coordenadora Geral do Simpósio Internacional sobre Consciência e Autoconhecimento
Profa. Dra. Carmem de Britto Bahia
Profa. Dra. Cristiane Santos Nascimento
Profa. Dra. Karen Michelly Moraes e Sasaki
Profa. Dra. Maribel Oliveira Barreto
Profa. Dra. Risemary Lacerda Ramos
Profa. Me. Ana Paula Amorim
Prof. Me. Jeferson Ornelas Freire
Profa. Me. Jussiara Santos Gonzaga