A ludicidade deve ser utilizada em sala de aula como recurso pedagógico pelo educador para estimular nas crianças momentos de aprendizado prazerosos e enriquecedores. Assim sendo, de forma consciente, o brincar se torna uma ferramenta importante nesse processo de construção do conhecimento. Através desse estudo iremos abordar os benefícios que o brincar proporciona na aprendizagem infantil. Essa pesquisa visa apresentar uma revisão bibliográfica sobre a relevância da ludicidade na Educação Infantil para o aprendizado e desenvolvimento das crianças que são sujeitos históricos, sociais e culturais. A partir das discussões e leituras acerca do tema proposto no trabalho buscou-se responder ao problema de pesquisa: qual a importância da ludicidade para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças que frequentam a Educação Infantil? Para responder à questão que norteia nossa pesquisa elencamos três tópicos para discussão teórica e análise documental. O primeiro tópico aborda a Educação Infantil como direito da criança, dissertando sobre a visão da criança como “propriedade” dos pais, até o presente momento com a defesa da criança como cidadã. No segundo tópico trazemos conceitos da Psicologia Histórico-Cultural relacionados à aprendizagem e desenvolvimento da criança, processo que começa logo que a criança nasce e passa a socializar-se com os sujeitos a sua volta e com a cultura em que faz parte. O último tópico conceitua o que é jogo a partir de autores como Huizinga (1996), Brougère (2010) e Moyles (2010), e apresenta a relevância que a consciência por parte do educador te no processo de ensino e aprendizagem, tendo como foco uma educação pautada no interesse da criança, tendo a ludicidade como forma prazerosa para o processo de ensino na infância. Considera-se a partir desse estudo que toda criança possui a necessidade de descobrir o mundo por meio da brincadeira, dos jogos e das atividades de liberdade que proporcionam prazer a elas, pois se sentem livres quando podem usar sua imaginação simbólica, expressar suas fantasias, emoções, desejos e experiências, e por meio destes instrumentos elas entram em contato e assimilam o real, realizando um contato com o meio social. Assim, conclui-se que a ludicidade é relevante na educação infantil por proporcionar momentos de interação, pois se relacionam com o meio social e cultural.
Compreender a vida, a partir de si mesmo, em sua individualidade, portanto SENDO, é questão essencial para quem, como Ser Inteligente, não irá preterir, quando a necessidade exigir e a razão justificar para o equilíbrio dinâmico da Grande Obra da Criação Divina. Nela, parece-nos claro, tudo é e está em movimento! Até o que parece estático está em movimento constante e absoluto. Sim, é fato que a vida é o movimento inevitável, inegável e autossustentável, que demonstra-se existir em absolutamente todas as coisas.
Coisa esta, o movimento, para os devidos fins, se prova e se pratica como uma regra, uma norma, um código que, em ação, se mostra como uma Lei Divina, uma Lei Universal, enfim, uma Lei Natural que rege o Universo, onde NADA OCORRE, POIS TUDO É. E como tal, isto é, como Lei, repousam, também, na Consciência Humana. É ela, a Consciência, que fornece a nós, Seres Humanos, os meios de despertamento, construção e/ou desenvolvimento da nossa Potência Latente.
Neste movimento, em que NADA OCORRE, quanto mais vazio nos tornamos, mais a plenitude vem; e com ela mais aquilo que o preenche nos vem à tona, em seu movimento incomensurável. Momento que só a nossa experiência direta pode provar; que só a Consciência é capaz de constatar!
Os Iluminados, Bem-aventurados, Benfeitores, Pacificadores, enfim, os Grandes Avatares da Humanidade, através de suas condutas exemplares e de suas respectivas obras, deram/dão mostras cabais de que alcançaram o ápice do movimento absoluto em que NADA OCORRE; nem o ser, nem o vir-a-ser. Todos eles alcançaram o “ser como potência” e o “ser como ato” em um só movimento de integração.
Todos eles criaram grandes movimentos sociais revolucionários que foram responsáveis por gerar transformações significativas na humanidade. Para esses Seres Humanos, não há algo realizando algo, mas sim a ocorrência do movimento, daquilo que se pode dizer: a VERDADE, ou seja, o que é; e o que somos.
Ao se tornarem grandes exemplos que se predispuseram a despertar, construir e/ou desenvolver suas Consciências, até o seu nível mais elevado, e realizar o devido, esses Seres Iluminados, em cada tempo histórico da humanidade, impactaram e, ainda, impactam multidões com seus exemplos, ensinamentos e práticas de vida. Assim, sempre que necessário e justificável, uma Nova Ordem Mundial é, então, implantada no seio da humanidade para realizar mutações na Consciência do gênero humano; e vice-versa.
Para Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), o movimento é a passagem do ser em potência para o ser em ato, ou seja, é a “transformação em ato daquilo que é potência enquanto tal”. O movimento, portanto, pressupõe o “ser” como potência, em detrimento ao “vir-a-ser” como nada. No entanto, na Metafísica é dito que o ser tem diversos sentidos e significados, dentre os quais destaca-se o “ser como potência” e o “ser como ato”, estes que se relacionam em constante movimento de ser e de vir-a-ser, em que NADA OCORRE.
Eis que somente a partir de cada Ser Humano pode surgir a novidade, a nova abordagem, o Marco para a Nova Humanidade, revelados pela Consciência. Não por acaso, surge na Bahia um novo movimento social revolucionário intitulado Consciencialismo, expressando a determinação, coragem e ousadia de Seres Humanos dotados de razão, bom senso e boa intenção, e tornando-se O MARCO DA NOVA HUMANIDADE.
Este movimento, o Consciencialismo, instituiu o Dia da Consciência Humana, que já é uma realidade no Estado da Bahia. Em alguns dos seus municípios, a exemplo de Salvador, realiza também o Simpósio Internacional sobre Consciência e Autoconhecimento, há 13 anos consecutivos. Assim, promove a difusão, a ampliação e o fortalecimento dos estudos e das pesquisas sobre os temas CONSCIÊNCIA e AUTOCONHECIMENTO, quer no campo científico, filosófico e/ou religioso, em uma perspectiva interdisciplinar, a partir da interlocução com saberes emergentes sobre os temas nas áreas de educação, saúde e meio ambiente.
Que a Consciência seja o alicerce da Nova Humanidade, e porque não dizer: O MARCO DA NOVA HUMANIDADE.
Profa. Carmem Bahia
Coordenadora Geral do Simpósio Internacional
sobre Consciência e Autoconhecimento
Compreender a vida, a partir de si mesmo, em sua individualidade, portanto SENDO, é questão essencial para quem, como Ser Inteligente, não irá preterir, quando a necessidade exigir e a razão justificar para o equilíbrio dinâmico da Grande Obra da Criação Divina. Nela, parece-nos claro, tudo é e está em movimento! Até o que parece estático está em movimento constante e absoluto. Sim, é fato que a vida é o movimento inevitável, inegável e autossustentável, que demonstra-se existir em absolutamente todas as coisas.
Coisa esta, o movimento, para os devidos fins, se prova e se pratica como uma regra, uma norma, um código que, em ação, se mostra como uma Lei Divina, uma Lei Universal, enfim, uma Lei Natural que rege o Universo, onde NADA OCORRE, POIS TUDO É. E como tal, isto é, como Lei, repousam, também, na Consciência Humana. É ela, a Consciência, que fornece a nós, Seres Humanos, os meios de despertamento, construção e/ou desenvolvimento da nossa Potência Latente.
Neste movimento, em que NADA OCORRE, quanto mais vazio nos tornamos, mais a plenitude vem; e com ela mais aquilo que o preenche nos vem à tona, em seu movimento incomensurável. Momento que só a nossa experiência direta pode provar; que só a Consciência é capaz de constatar!
Os Iluminados, Bem-aventurados, Benfeitores, Pacificadores, enfim, os Grandes Avatares da Humanidade, através de suas condutas exemplares e de suas respectivas obras, deram/dão mostras cabais de que alcançaram o ápice do movimento absoluto em que NADA OCORRE; nem o ser, nem o vir-a-ser. Todos eles alcançaram o “ser como potência” e o “ser como ato” em um só movimento de integração.
Todos eles criaram grandes movimentos sociais revolucionários que foram responsáveis por gerar transformações significativas na humanidade. Para esses Seres Humanos, não há algo realizando algo, mas sim a ocorrência do movimento, daquilo que se pode dizer: a VERDADE, ou seja, o que é; e o que somos.
Ao se tornarem grandes exemplos que se predispuseram a despertar, construir e/ou desenvolver suas Consciências, até o seu nível mais elevado, e realizar o devido, esses Seres Iluminados, em cada tempo histórico da humanidade, impactaram e, ainda, impactam multidões com seus exemplos, ensinamentos e práticas de vida. Assim, sempre que necessário e justificável, uma Nova Ordem Mundial é, então, implantada no seio da humanidade para realizar mutações na Consciência do gênero humano; e vice-versa.
Para Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), o movimento é a passagem do ser em potência para o ser em ato, ou seja, é a “transformação em ato daquilo que é potência enquanto tal”. O movimento, portanto, pressupõe o “ser” como potência, em detrimento ao “vir-a-ser” como nada. No entanto, na Metafísica é dito que o ser tem diversos sentidos e significados, dentre os quais destaca-se o “ser como potência” e o “ser como ato”, estes que se relacionam em constante movimento de ser e de vir-a-ser, em que NADA OCORRE.
Eis que somente a partir de cada Ser Humano pode surgir a novidade, a nova abordagem, o Marco para a Nova Humanidade, revelados pela Consciência. Não por acaso, surge na Bahia um novo movimento social revolucionário intitulado Consciencialismo, expressando a determinação, coragem e ousadia de Seres Humanos dotados de razão, bom senso e boa intenção, e tornando-se O MARCO DA NOVA HUMANIDADE.
Este movimento, o Consciencialismo, instituiu o Dia da Consciência Humana, que já é uma realidade no Estado da Bahia. Em alguns dos seus municípios, a exemplo de Salvador, realiza também o Simpósio Internacional sobre Consciência e Autoconhecimento, há 13 anos consecutivos. Assim, promove a difusão, a ampliação e o fortalecimento dos estudos e das pesquisas sobre os temas CONSCIÊNCIA e AUTOCONHECIMENTO, quer no campo científico, filosófico e/ou religioso, em uma perspectiva interdisciplinar, a partir da interlocução com saberes emergentes sobre os temas nas áreas de educação, saúde e meio ambiente.
Que a Consciência seja o alicerce da Nova Humanidade, e porque não dizer: O MARCO DA NOVA HUMANIDADE.
Profa. Carmem Bahia
Coordenadora Geral do Simpósio Internacional sobre Consciência e Autoconhecimento
Profa. Dra. Carmem de Britto Bahia
Profa. Dra. Cristiane Santos Nascimento
Profa. Dra. Karen Michelly Moraes e Sasaki
Profa. Dra. Maribel Oliveira Barreto
Profa. Dra. Risemary Lacerda Ramos
Profa. Me. Ana Paula Amorim
Prof. Me. Jeferson Ornelas Freire
Profa. Me. Jussiara Santos Gonzaga