ENTEROPARASITOSES: PREVALÊNCIA NA MICRORREGIÃO DE NOSSA SENHORA DAS DORES/SERGIPE

  • Autor
  • Naara Pereira de Souza
  • Resumo
  •  

    Introdução: Enteroparasitoses causadas por protozoários e helmintos intestinais continuam sendo um problema de saúde púbica no Brasil, como também no estado sergipano, sua transmissão ocorre principalmente por via fecal-oral, através da ingestão de alimentos crus contaminados, água eivada, material subungeal, entre outras, contendo ovos e ou cistos desses bioagentes. Objetivo: Avaliar a prevalência de enteroparasitas na microrregião de Nossa Senhora das Dores/SE, entre Janeiro de 2014 a dezembro de 2016, através de cadastros dos laboratórios públicos e privados. Métodos: Nos arquivos eletrônicos e manuais dos laboratórios clínicos, se coletaram variáveis para determinação de indicadores epidemiológicos. Resultados: Das 3.171 pessoas positivadas, 37,89% portavam helmintoses, 6,05% possuíam protozooses e 55,36% exibiam comensais. O helminto Ascaris lumbricoides se manteve em relevância nos municípios, refletindo a carência de saneamento básico. Quanto ao gênero, ocorreu estabilidade nos resultados dos serviços públicos e privados, e as faixas etárias mais atingidas foram as de 0 a 21 anos, podendo estar relacionada ao maior contato com as fontes de infecção e hábitos inadequados de ingente. A procedência mostrou que em uma microrregião pode ocorrer similaridades sociais e econômicas, em virtude da elevada disseminação desses bioagentes. Conclusão: Por falta de registros coproparasitologicos em alguns municípios, essa prevalência encontra-se subnotificada, fato preocupante, posto que, comprometeu a dinâmica de ocorrência das enteroparasitoses dificultando o fornecimento das informações aos órgãos competentes para auxiliar nas tomadas de decisões quanto aos investimentos em saúde, educação e saneamento básico na microrregião supracitada do estado sergipano.

     

  • Palavras-chave
  • : Enteroparasitoses, Microrregião Sergipana, Helmintose
  • Área Temática
  • Epidemiologia
Voltar Download

O evento foi promovido pelo Sindicado dos Farmacêuticos de Sergipe, Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, SBRAFH/SE, SOBRAFO/SE, SBFC/SE e SBFFC, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia e CRF/BA. Foram abordados temas atuais das diversas áreas de atuação do profissional farmacêutico, com grandes nomes do cenário estadual e nacional. Dentre as atividades propostas, tivemos visitas técnicas, minicursos teórico-práticos, apresentação de trabalhos científicos, mesas redondas, diversas palestras, um talk show e muita troca de conhecimentos e experiências. Toda a programação foi elaborada para atender a demanda atual da profissão e em respeito aos temas sugeridos por você na consulta pública.

 

   Eventos paralelos:

IV Simpósio Sergipano de Farmácia Hospitalar (SBRAFH/SE)

I Simpósio Sergipano de Cuidado Farmacêutico da SBFC

I Seminário de Farmacêuticos em Oncologia

Os resumos dos trabalhos científicos foram submetidos exclusivamente por meio do site https://doity.com.br/1-simposio-de-ciencias-farmaceuticas-de-sergipe,em português, espanhol ou inglês.

Os trabalhos avaliados pela Comissão Julgadora e que atendam aos critérios especificados anteriormente, sendo aprovados, serão automaticamente inscritos para apresentação na seção de pôsteres do Simpósio. Para cada resumo de trabalho será fornecido um conceito de 0 a 10, sendo obedecidos os seguintes critérios .

1Relevância e Originalidade;

2.Clareza do texto;

3.Metodologiaadequada;

4.Coerência;

5.Resultados coerentes com o objetivo e a metodologia;

6.Conclusão condizente com os resultados obtidos.

Foi considerado aprovado, o resumo de trabalho avaliado com nota igual ou superior a 6,0(seis).Trabalhos cuja nota foi inferior a seis não  foram aceitos. Os conceitos finais não foram divulgados aos participantes.

Os trabalhos científicos foram avaliados por profissionais mestres ou doutores membros da comissão científica do simpósio.

  • Análises clínicas
  • Farmácia Magistral
  • Farmácia Comunitária
  • Oncologia
  • Farmácia Hospitalar
  • Farmácia Clínica
  • Epidemiologia
  • Outras áreas

Comissão Organizadora

Fábio Jorge Ramalho de Amorim
DANIELA SANTOS SILVA FERREIRA DE ALMEIDA
Quênnia Garcia Moreno Resende
Alisson de Melo Cardoso
José Melquíades de Rezende Neto
ALANA TELES COSTA
Aldino do Nascimento Porto Neto
Juliana Maria Dantas Mendonça
Larissa Feitosa Carvalho
Geovanna Cunha Cardoso
Lincoln Marques Cavalcante Santos
Marcos Cardoso Rios
Simony da Mota Soares
LUIZA CRISTINA FIMA DE MIRANDA
Aline de Jesus Santos
Helena Ferreira Lima
Angela Maria
Naiane Dantas Santos
Maria das Graças Pires de Almeida
Alex Cavalcante Garcez

Comissão Científica

carlos adriano
Carlos Eduardo Araújo de Oliveira
ALINE SANTANA


ascomcrfse@gmail.com

crf_se@yahoo.com.br

sindifarma.se@gmail.com

Iº Simpósio de Ciências Farmacêuticas de Sergipe

Rebeca Teixeira - Assessora de comunicação do CRF/SE

Francielle Souza Nonato - Estagiária de Jornalismo do CRF/SE

Fábio Jorge Ramalho de Amorim - Diretor Tesoureiro do CRF/SE

Marcos Cardoso Rios - Presidente do CRF/SE

Dalmare Anderson Bezerra de Oliveira Sá - Presidente do SINDIFARMA/SE