Introdução: O Brasil é conhecido por sua riqueza vegetal, destacando-se não somente pela variedade mas também pelo grande potencial farmacológico das espécies. A medicina tradicional valoriza cada vez mais o uso de medicamentos fitoterápicos e a descoberta de muitos se deu através do conhecimento popular sobre produtos naturais. Dentre o crescente número de plantas medicinais, destaxa-se a Spondias tuberosa Arr Cam., popularmente conhecida como Umbuzeiro, que é uma árvore pertencente à família Anacardiaceae, característica do nordeste brasileiro, mais precisamente, da caatinga. Suas partes podem ser utilizadas pela população como alimento humano e de animais por seu baixo custo, além de possuir metabólitos secundáros com poderosos efeitos terapêuticos como anti-inflamatório, antidiabético, antiviral, gastroprotetora e ter baixa toxicidade comprovada por testes laboratoriais. Objetivo: Realizar um levantamento das atividades terapêuticas da Spondias tuberosa. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, baseada em artigos e trabalhos acadêmicos publicados nos últimos cinco anos. Resultados: A Spondias tuberosa Arr. Cam. é uma droga vegetal do semi-árido nordestino com aproveitamento total de suas partes, desde a casca aos frutos, pela população. Foi observado a presença de grande quantidade de metabólitos secundários como compostos fenólicos, flavonóides, saponinas, toninas e ácido gálico. Em diversos estudos etnofarmacológicos a partir de extratos da casca e folhas do umbu obteve-se respostas terapêuticas para tratamento de diabetes, inflamações, nocipepção, além de possuir atividade antioxidante, cicatrizante e gastroprotetora. Conclusão: As finalidades farmacológicas da Spondias tuberosa tem eficácia e mínima toxicidade comprovada no tratamento de algumas patologias. Apesar de haver na literatura muitos estudos sobre a planta, se faz necessário um maior investimento para aplicação de testes e posterior reconhecimento como um medicamento fitoterápico legal. Descritores: Umbuzeiro; fitoterápicos; Spondias tuberosa Arr. Cam.
O evento foi promovido pelo Sindicado dos Farmacêuticos de Sergipe, Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, SBRAFH/SE, SOBRAFO/SE, SBFC/SE e SBFFC, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia e CRF/BA. Foram abordados temas atuais das diversas áreas de atuação do profissional farmacêutico, com grandes nomes do cenário estadual e nacional. Dentre as atividades propostas, tivemos visitas técnicas, minicursos teórico-práticos, apresentação de trabalhos científicos, mesas redondas, diversas palestras, um talk show e muita troca de conhecimentos e experiências. Toda a programação foi elaborada para atender a demanda atual da profissão e em respeito aos temas sugeridos por você na consulta pública.
Eventos paralelos:
IV Simpósio Sergipano de Farmácia Hospitalar (SBRAFH/SE)
I Simpósio Sergipano de Cuidado Farmacêutico da SBFC
I Seminário de Farmacêuticos em Oncologia
Os resumos dos trabalhos científicos foram submetidos exclusivamente por meio do site https://doity.com.br/1-simposio-de-ciencias-farmaceuticas-de-sergipe,em português, espanhol ou inglês.
Os trabalhos avaliados pela Comissão Julgadora e que atendam aos critérios especificados anteriormente, sendo aprovados, serão automaticamente inscritos para apresentação na seção de pôsteres do Simpósio. Para cada resumo de trabalho será fornecido um conceito de 0 a 10, sendo obedecidos os seguintes critérios .
1Relevância e Originalidade;
2.Clareza do texto;
3.Metodologiaadequada;
4.Coerência;
5.Resultados coerentes com o objetivo e a metodologia;
6.Conclusão condizente com os resultados obtidos.
Foi considerado aprovado, o resumo de trabalho avaliado com nota igual ou superior a 6,0(seis).Trabalhos cuja nota foi inferior a seis não foram aceitos. Os conceitos finais não foram divulgados aos participantes.
Os trabalhos científicos foram avaliados por profissionais mestres ou doutores membros da comissão científica do simpósio.
Comissão Organizadora
Fábio Jorge Ramalho de Amorim
DANIELA SANTOS SILVA FERREIRA DE ALMEIDA
Quênnia Garcia Moreno Resende
Alisson de Melo Cardoso
José Melquíades de Rezende Neto
ALANA TELES COSTA
Aldino do Nascimento Porto Neto
Juliana Maria Dantas Mendonça
Larissa Feitosa Carvalho
Geovanna Cunha Cardoso
Lincoln Marques Cavalcante Santos
Marcos Cardoso Rios
Simony da Mota Soares
LUIZA CRISTINA FIMA DE MIRANDA
Aline de Jesus Santos
Helena Ferreira Lima
Angela Maria
Naiane Dantas Santos
Maria das Graças Pires de Almeida
Alex Cavalcante Garcez
Comissão Científica
carlos adriano
Carlos Eduardo Araújo de Oliveira
ALINE SANTANA
ascomcrfse@gmail.com
crf_se@yahoo.com.br
sindifarma.se@gmail.com
Iº Simpósio de Ciências Farmacêuticas de Sergipe
Rebeca Teixeira - Assessora de comunicação do CRF/SE
Francielle Souza Nonato - Estagiária de Jornalismo do CRF/SE
Fábio Jorge Ramalho de Amorim - Diretor Tesoureiro do CRF/SE
Marcos Cardoso Rios - Presidente do CRF/SE
Dalmare Anderson Bezerra de Oliveira Sá - Presidente do SINDIFARMA/SE