Introdução e objetivo: A educação em saúde na sala de espera é um recurso que visa à promoção da saúde e prevenção de doenças, uma vez que possibilita à população, enquanto aguarda atendimento, o acesso ao conhecimento necessário para a busca e/ou a manutenção da qualidade de vida. Este trabalho pretende relatar a experiência e as percepções de residentes multiprofissionais durante o desenvolvimento de salas de esperas numa Unidade Básica de Saúde no município de Aracaju. Metodologia: Foram realizadas salas de espera no período de três meses com abordagem de temas como disfagia, conscientização sobre o tétano e sífilis, alimentação saudável, violência contra a mulher, condicionalidades do Bolsa Família, ansiedade, uso racional de medicamentos e saúde bucal. Para as abordagens dos temas foram utilizados recursos de tecnologias leves como folders, panfletos, cartolina, dentre outros. Análise crítica: As atividades contaram com grande adesão dos participantes que apresentaram uma ótima devolutiva. Abriu-se espaço para diálogo e retirada de dúvidas sobre os temas trabalhados, o que contribuiu para a construção do conhecimento. Os usuários demonstraram interesse pela maioria dos temas, com exceção da abordagem sobre a sífilis em que expressavam desconforto com o assunto abordado, fato este que pode ser decorrente do constrangimento causado pela construção de tabus sociais. Conclusão: As ações propostas pelos residentes potencializaram discussões acerca dos processos do cotidiano das pessoas, criando espaços para reflexões e posicionamentos críticos frente ao autocuidado na construção da qualidade de vida e na manutenção da saúde.
O evento foi promovido pelo Sindicado dos Farmacêuticos de Sergipe, Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, SBRAFH/SE, SOBRAFO/SE, SBFC/SE e SBFFC, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia e CRF/BA. Foram abordados temas atuais das diversas áreas de atuação do profissional farmacêutico, com grandes nomes do cenário estadual e nacional. Dentre as atividades propostas, tivemos visitas técnicas, minicursos teórico-práticos, apresentação de trabalhos científicos, mesas redondas, diversas palestras, um talk show e muita troca de conhecimentos e experiências. Toda a programação foi elaborada para atender a demanda atual da profissão e em respeito aos temas sugeridos por você na consulta pública.
Eventos paralelos:
IV Simpósio Sergipano de Farmácia Hospitalar (SBRAFH/SE)
I Simpósio Sergipano de Cuidado Farmacêutico da SBFC
I Seminário de Farmacêuticos em Oncologia
Os resumos dos trabalhos científicos foram submetidos exclusivamente por meio do site https://doity.com.br/1-simposio-de-ciencias-farmaceuticas-de-sergipe,em português, espanhol ou inglês.
Os trabalhos avaliados pela Comissão Julgadora e que atendam aos critérios especificados anteriormente, sendo aprovados, serão automaticamente inscritos para apresentação na seção de pôsteres do Simpósio. Para cada resumo de trabalho será fornecido um conceito de 0 a 10, sendo obedecidos os seguintes critérios .
1Relevância e Originalidade;
2.Clareza do texto;
3.Metodologiaadequada;
4.Coerência;
5.Resultados coerentes com o objetivo e a metodologia;
6.Conclusão condizente com os resultados obtidos.
Foi considerado aprovado, o resumo de trabalho avaliado com nota igual ou superior a 6,0(seis).Trabalhos cuja nota foi inferior a seis não foram aceitos. Os conceitos finais não foram divulgados aos participantes.
Os trabalhos científicos foram avaliados por profissionais mestres ou doutores membros da comissão científica do simpósio.
Comissão Organizadora
Fábio Jorge Ramalho de Amorim
DANIELA SANTOS SILVA FERREIRA DE ALMEIDA
Quênnia Garcia Moreno Resende
Alisson de Melo Cardoso
José Melquíades de Rezende Neto
ALANA TELES COSTA
Aldino do Nascimento Porto Neto
Juliana Maria Dantas Mendonça
Larissa Feitosa Carvalho
Geovanna Cunha Cardoso
Lincoln Marques Cavalcante Santos
Marcos Cardoso Rios
Simony da Mota Soares
LUIZA CRISTINA FIMA DE MIRANDA
Aline de Jesus Santos
Helena Ferreira Lima
Angela Maria
Naiane Dantas Santos
Maria das Graças Pires de Almeida
Alex Cavalcante Garcez
Comissão Científica
carlos adriano
Carlos Eduardo Araújo de Oliveira
ALINE SANTANA
ascomcrfse@gmail.com
crf_se@yahoo.com.br
sindifarma.se@gmail.com
Iº Simpósio de Ciências Farmacêuticas de Sergipe
Rebeca Teixeira - Assessora de comunicação do CRF/SE
Francielle Souza Nonato - Estagiária de Jornalismo do CRF/SE
Fábio Jorge Ramalho de Amorim - Diretor Tesoureiro do CRF/SE
Marcos Cardoso Rios - Presidente do CRF/SE
Dalmare Anderson Bezerra de Oliveira Sá - Presidente do SINDIFARMA/SE