Oficina “Confeccionando caixa de medicamento”: Relato de experiência sobre intervenção farmacêutica na atenção básica de saúde

  • Autor
  • TASSILA BRITO AMORIM DE MIRANDA
  • Co-autores
  • TIAGO SANTOS DE MIRANDA
  • Resumo
  •  

    Introdução: A Atenção Básica como porta de entrada da rede de atenção à saúde orienta-se pelos princípios e diretrizes do SUS. Considera as pessoas em sua singularidade e inserção sociocultural, buscando produzir a atenção integral, por meio da promoção da saúde, da prevenção de doenças e agravos, do diagnóstico, do tratamento, da reabilitação e da redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer sua autonomia (BRASIL, 2017). Os grupos terapêuticos inseridos na atenção básica surgem como estratégia de promover educação em saúde, estimular o autocuidado, reduzir a probabilidade de agravos e manter a capacidade funcional física e mental (MENDONÇA et al., 2013). Diante da dificuldade que os participantes do Grupo Hiperdia (pertencente à Unidade Básica de Saúde José Machado de Souza, em Aracaju, Sergipe) possuíam em administrar corretamente seus medicamentos, principalmente quando se tratava de polifarmácia, a oficina para confecção de caixas armazenadoras de medicamentos surge com o objetivo de facilitar a compreensão, evitar o esquecimento e possibilitar o uso racional dos medicamentos, estimulando a autonomia e autocuidado dos adultos e idosos, além disso, incentivar o desenvolvimento cognitivo e motor através da confecção de caixas para armazenamento. Objetivo: relatar intervenção farmacêutica de educação em saúde de uma residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso num grupo terapêutico inserido numa Unidade Básica de Saúde em Aracaju – Sergipe. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre intervenção farmacêutica de educação em saúde desenvolvida por uma residente num grupo terapêutico composto por usuários hipertensos e diabéticos no ano de 2018. Resultados: Foi realizada uma oficina para confecção de caixas armazenadoras de medicamentos construídas pelos usuários componentes do grupo terapêutico denominado Hiperdia. Inicialmente foi ministrada explicação sobre a importância do armazenamento adequado e utilização correta dos medicamentos. Foram confeccionadas caixas coloridas e decoradas, com símbolos que representavam o dia, a tarde e a noite, servindo como recipientes para armazenamento dos medicamentos preservados em suas respectivas cartelas, utilizados de acordo com os horários de uso no decorrer do dia. As cartelas de medicamentos foram agrupadas em três divisórias que indicavam os três turnos do dia (manhã, tarde e noite) juntamente com os nomes dos medicamentos e os horários. Conclusões: a oficina para confecção de caixas armazenadoras de medicamentos possibilitou a minimização das dificuldades relacionadas a adesão ao tratamento constituindo-se uma ferramenta da assistência farmacêutica, a fim de auxiliar a correta administração e regularidade do uso dos medicamentos.

  • Palavras-chave
  • Atenção básica; grupo terapêutico; educação em saúde.
  • Área Temática
  • Farmácia Clínica
Voltar Download

O evento foi promovido pelo Sindicado dos Farmacêuticos de Sergipe, Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, SBRAFH/SE, SOBRAFO/SE, SBFC/SE e SBFFC, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia e CRF/BA. Foram abordados temas atuais das diversas áreas de atuação do profissional farmacêutico, com grandes nomes do cenário estadual e nacional. Dentre as atividades propostas, tivemos visitas técnicas, minicursos teórico-práticos, apresentação de trabalhos científicos, mesas redondas, diversas palestras, um talk show e muita troca de conhecimentos e experiências. Toda a programação foi elaborada para atender a demanda atual da profissão e em respeito aos temas sugeridos por você na consulta pública.

 

   Eventos paralelos:

IV Simpósio Sergipano de Farmácia Hospitalar (SBRAFH/SE)

I Simpósio Sergipano de Cuidado Farmacêutico da SBFC

I Seminário de Farmacêuticos em Oncologia

Os resumos dos trabalhos científicos foram submetidos exclusivamente por meio do site https://doity.com.br/1-simposio-de-ciencias-farmaceuticas-de-sergipe,em português, espanhol ou inglês.

Os trabalhos avaliados pela Comissão Julgadora e que atendam aos critérios especificados anteriormente, sendo aprovados, serão automaticamente inscritos para apresentação na seção de pôsteres do Simpósio. Para cada resumo de trabalho será fornecido um conceito de 0 a 10, sendo obedecidos os seguintes critérios .

1Relevância e Originalidade;

2.Clareza do texto;

3.Metodologiaadequada;

4.Coerência;

5.Resultados coerentes com o objetivo e a metodologia;

6.Conclusão condizente com os resultados obtidos.

Foi considerado aprovado, o resumo de trabalho avaliado com nota igual ou superior a 6,0(seis).Trabalhos cuja nota foi inferior a seis não  foram aceitos. Os conceitos finais não foram divulgados aos participantes.

Os trabalhos científicos foram avaliados por profissionais mestres ou doutores membros da comissão científica do simpósio.

  • Análises clínicas
  • Farmácia Magistral
  • Farmácia Comunitária
  • Oncologia
  • Farmácia Hospitalar
  • Farmácia Clínica
  • Epidemiologia
  • Outras áreas

Comissão Organizadora

Fábio Jorge Ramalho de Amorim
DANIELA SANTOS SILVA FERREIRA DE ALMEIDA
Quênnia Garcia Moreno Resende
Alisson de Melo Cardoso
José Melquíades de Rezende Neto
ALANA TELES COSTA
Aldino do Nascimento Porto Neto
Juliana Maria Dantas Mendonça
Larissa Feitosa Carvalho
Geovanna Cunha Cardoso
Lincoln Marques Cavalcante Santos
Marcos Cardoso Rios
Simony da Mota Soares
LUIZA CRISTINA FIMA DE MIRANDA
Aline de Jesus Santos
Helena Ferreira Lima
Angela Maria
Naiane Dantas Santos
Maria das Graças Pires de Almeida
Alex Cavalcante Garcez

Comissão Científica

carlos adriano
Carlos Eduardo Araújo de Oliveira
ALINE SANTANA


ascomcrfse@gmail.com

crf_se@yahoo.com.br

sindifarma.se@gmail.com

Iº Simpósio de Ciências Farmacêuticas de Sergipe

Rebeca Teixeira - Assessora de comunicação do CRF/SE

Francielle Souza Nonato - Estagiária de Jornalismo do CRF/SE

Fábio Jorge Ramalho de Amorim - Diretor Tesoureiro do CRF/SE

Marcos Cardoso Rios - Presidente do CRF/SE

Dalmare Anderson Bezerra de Oliveira Sá - Presidente do SINDIFARMA/SE