INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA: A EXPERIÊNCIA DA LIGA ACADÊMICA DE TRANSPLANTES E MEDICINA INTENSIVA

  • Autor
  • Edejonas Alves do Nascimento
  • Co-autores
  • Anna Letícia Alves Bomfim , Benjamim Antônio Pinheiro Vieira , Marcela Campelo Amora Fontenelle , Larah Silva Felix , Ivelise Regina Canito Brasil
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: As ligas acadêmicas são entidades organizadas por discentes e docentes que visam complementar e aprofundar a formação acadêmica em áreas específicas do conhecimento, enriquecendo o processo pedagógico e promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. A Liga Acadêmica de Transplantes e Medicina Intensiva (LATMI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi criada com o objetivo de aprimorar a formação dos discentes nas áreas de doação de órgãos, transplantes, medicina intensiva e cuidados paliativos. Trata-se da primeira liga intercampi da universidade, abrangendo acadêmicos dos cursos de medicina dos campi de Crateús, Fortaleza e Quixeramobim. A relevância dessa iniciativa é destacada pelo fato de o estado do Ceará ser uma referência nacional na captação e transplante de órgãos e tecidos. Além disso, a LATMI é vinculada ao Mestrado Profissional em Transplantes (MPTx) e ao Grupo de Pesquisa em Transplantes (GPTx), fortalecendo sua base acadêmica e científica.

    OBJETIVO: Relatar a inovação e a experiência dos membros diretores na fundação da Liga Acadêmica de Transplantes e Medicina Intensiva de forma intercampi no curso de medicina da UECE.

    MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a fundação da LATMI, retrospectivo ao ano de 2024.

    RESULTADOS: Idealizada por discentes do curso de medicina, sob orientação de cinco docentes da instituição, de forma multiprofissional a LATMI desenvolveu atividades de gestão e planejamento por meio de reuniões semanais híbridas (presenciais e remotas), utilizando a plataforma Google Meet, com a presença de profissionais convidados e discussões sobre temas essenciais ao protagonismo acadêmico. A estruturação do programa prevê uma permanência máxima do extensionista de dois anos, divididos em três fases: seis meses de ensino teórico-prático, um ano de prática em serviços e seis meses dedicados à elaboração e apresentação do produto científico, com atividades de pesquisa científica ocorrendo ao longo de todo o período. Durante a fase prática, os estudantes possuem a oportunidade de acompanhar todo o processo de transplante, desde a doação de órgãos até a técnica cirúrgica, podendo inclusive auxiliar em captações de córneas. A LATMI participou do XVII Congresso Português de Transplantação e XXII Congresso Luso-Brasileiro de Transplantação, realizado em Porto, Portugal, em que foram apresentados 11 trabalhos científicos produzidos em colaboração com o GPTx e o MPTx. Além disso, foram realizadas aulas com especialistas e monitorias com os estudantes, enfatizando a assistência clínica e cirúrgica que o estudante tem a oportunidade de aprender ainda no início da graduação em medicina.

    CONCLUSÃO: A criação da LATMI no curso de Medicina da UECE representa uma importante contribuição para a produção científica, promovendo a inovação e incentivando o envolvimento dos estudantes em atividades de liderança e participação em projetos de desenvolvimento da saúde pública. A experiência proporcionou o desenvolvimento de habilidades de gestão, fortalecimento do trabalho em equipe e ampliação do contato com profissionais da área da saúde. Espera-se que outras iniciativas semelhantes possam surgir, ampliando o conhecimento e a troca de experiências entre os campi universitários e contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados e comprometidos com a saúde pública.

  • Palavras-chave
  • Ligas Acadêmicas, Transplantes, Medicina Intensiva, Educação Médica, Extensão Universitária.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • EIXO 4: ASSISTÊNCIA AO PACIENTE EM CONTEXTO CLÍNICO E CIRÚRGICO
Voltar

O I Simpósio Interligas foi realizado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acarau -  (UVA), Campus Derby (CCS). O evento reuniu acadêmicos, docentes e profissionais da área da saúde para debater temas essenciais da enfermagem, com foco na importância das Ligas Acadêmicas como espaços de aprendizado, pesquisa e extensão. Durante três dias, os participantes tiveram acesso a palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e minicursos, promovendo um ambiente de troca de experiências e construção de saberes.

 

  • EIXO 1: ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
  • EIXO 2: GESTÃO E CUIDADO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE
  • EIXO 3: ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
  • EIXO 4: ASSISTÊNCIA AO PACIENTE EM CONTEXTO CLÍNICO E CIRÚRGICO
  • EIXO 5: ASSISTÊNCIA À MULHER NO CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL
  • EIXO 6: ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO PACIENTE ONCOLÓGICO E EM FIM DE VIDA
  • EIXO 7: ASSISTÊNCIA DA EQUIPE INTERDISCIPLINAR
  • EIXO 8: PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL
  • EIXO 9: ASSISTÊNCIA NA SAÚDE CARDIOVASCULAR

Presidente docente do evento:

Jaciara Alves de Sousa

 

Presidente discente do evento:

Mauro Moura Brito Filho

 

Comissão Científica

Yara Kethellen Aguiar Costa

Mauro Moura Brito Filho 

Jeovâna de Castro Lopes de Vasconcelos 

Jaciara Alves de Sousa

 

Comissão Organizadora

Adriellen Maria de Sousa Xavier 

Ana Beatriz Lima Fernandes 

Anna Glenda Albuquerque Pedro

Anne Mikaelle Pinheiro Cisne

Dária Maria Paiva Furtado 

Gabriel Lira da Silva 

Gabriel Silva Nascimento 

Georgia Fontenele Albuquerque de Vasconcelos 

Isabelle Maria Tertuliano Ribeiro 

João Victor Melo Grigorio 

Jeovâna de Castro Lopes de Vasconcelos 

Maria Meirylane Xavier

Mauro Moura Brito Filho  

Milena Lino Barros 

Rebeca Prado Costa 

Sarah Cristina Araújo Silveira 

Thais Lara Batista Menezes 

Yara Kethellen Aguiar Costa

Jaciara Alves de Sousa

 

Monitores

Amanda Viana Sousa           

Ana Luísa de Sousa Oliveira 

Ana Vitória do Nascimento Monte

Fabri Thierri Estevam Oliveira

Flaviane Albuquerque Vasconcelos 

Hellen de Paiva Szkura 

Josias Nogueira Pedrosa Junior

Juliana Texeira dos Santos 

Maria Amanda Matos Peres

 

caenfuva@gmail.com

DOI: https://doi.org/10.70271/250305.1112

ISBN: 978-65-01-35870-3