INTRODUÇÃO
Um dos principais objetivos da Liga Acadêmica de Transplantes e Medicina Intensiva (LATMI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), se encontra em aprender sobre as várias pautas que alicerçam o processo de transplantação, desde a afirmativa da família até o acompanhamento pós-cirúrgico do receptor, a fim de que a doação de órgãos seja fomentada quantitativa e qualitativamente. A experiência que os extensionistas da liga tiveram ao acompanhar a rotina de captação de córneas para doação no Instituto Banco de Olhos do Ceará (IBOC) permitiu a constatação de que tais objetivos da LATMI somente são alcançados, na prática médica, por meio da articulação integrada de profissionais multidisciplinares.
OBJETIVO:
Trata-se de um relato de experiência que objetiva evidenciar a importância da interprofissionalidade na contribuição da efetividade do transplante de córnea e na agilidade do processo para conforto familiar diante da circunstância de luto.
RELATO DA EXPERIÊNCIA:
Em parceria com o IBOC, extensionistas da UECE, tiveram a oportunidade de acompanhar expedientes de acolhimento dos familiares e de captação de córneas para doação ao longo do “Setembro Verde”, mês voltado para a conscientização sobre doação de órgãos nacionalmente.
Ao longo desses encontros, orientados e devidamente direcionados por dois enfermeiros parceiros da liga, os estudantes puderam presenciar a união dialética entre a teoria e a prática das etapas da transplantação, destacando-se a interdisciplinaridade da equipe responsável pelos procedimentos como essencial para garantir tanto a viabilidade das córneas autorizadas para doação quanto para a permissão da família. A visível harmoniosidade intrínseca nas atividades exercidas pelos enfermeiros, médicos legistas, administradores e pela equipe de segurança do Insituto pode ser destacada como um fator fundamental para a vigente fila nula de receptores de córnea no Ceará, uma vez que são realizados muitos procedimentos com êxito e em tempo hábil. Essa continuidade das funções multidisciplinares permitiu, inclusive, a economia de tempo e de material cirúrgico, no que tange à captação, em comparação com o desempenho do próprio IBOC em anos anteriores.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Os acompanhamentos da rotina do Banco de Olhos foram uma experiência engrandecedora que ensina sobre o cuidado, o respeito e a empatia com a família e com o doador, abrangendo de forma integrada a colaboração dos diversos profissionais presentes no IBOC para a captação de córneas. Essa integração possibilita um processo mais acolhedor e ágil e colabora para o sucesso das doações, notabilizado pela fila nula de transplantes do tecido e sendo referência nacional no processo.
O I Simpósio Interligas foi realizado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acarau - (UVA), Campus Derby (CCS). O evento reuniu acadêmicos, docentes e profissionais da área da saúde para debater temas essenciais da enfermagem, com foco na importância das Ligas Acadêmicas como espaços de aprendizado, pesquisa e extensão. Durante três dias, os participantes tiveram acesso a palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e minicursos, promovendo um ambiente de troca de experiências e construção de saberes.
Presidente docente do evento:
Jaciara Alves de Sousa
Presidente discente do evento:
Mauro Moura Brito Filho
Comissão Científica
Yara Kethellen Aguiar Costa
Mauro Moura Brito Filho
Jeovâna de Castro Lopes de Vasconcelos
Jaciara Alves de Sousa
Comissão Organizadora
Adriellen Maria de Sousa Xavier
Ana Beatriz Lima Fernandes
Anna Glenda Albuquerque Pedro
Anne Mikaelle Pinheiro Cisne
Dária Maria Paiva Furtado
Gabriel Lira da Silva
Gabriel Silva Nascimento
Georgia Fontenele Albuquerque de Vasconcelos
Isabelle Maria Tertuliano Ribeiro
João Victor Melo Grigorio
Jeovâna de Castro Lopes de Vasconcelos
Maria Meirylane Xavier
Mauro Moura Brito Filho
Milena Lino Barros
Rebeca Prado Costa
Sarah Cristina Araújo Silveira
Thais Lara Batista Menezes
Yara Kethellen Aguiar Costa
Jaciara Alves de Sousa
Monitores
Amanda Viana Sousa
Ana Luísa de Sousa Oliveira
Ana Vitória do Nascimento Monte
Fabri Thierri Estevam Oliveira
Flaviane Albuquerque Vasconcelos
Hellen de Paiva Szkura
Josias Nogueira Pedrosa Junior
Juliana Texeira dos Santos
Maria Amanda Matos Peres
caenfuva@gmail.com
DOI: https://doi.org/10.70271/250305.1112
ISBN: 978-65-01-35870-3