ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADAS: RELATO E REFLEXÃO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM MACEIÓ-AL

  • Autor
  • Marcus Vinicius da Silva
  • Resumo
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    Alocado dentro das reflexões acerca das possibilidades democráticas de uma educação adaptada e inclusiva, este trabalho tem por objetivo trazer um relato de experiência vivenciada em uma escola estadual da periferia de Maceió, no desenrolar de sua práxis pedagógica para atividades adaptadas para alunos do ensino fundamental II com alguma deficiência motora, cognitiva. Por meio de observação empírica e o instrumento do questionário aplicado junto aos professores, a investigação levantou informações importantes acerca da dinâmica da instituição pedagógica.  Como resultante da observação, desnudou-se questões como a falta de conhecimento dos professores acerca da particularidade das deficiências e carência da escola em atender a heterogeneidade do seu público, como também verificou-se tentativas por parte do profissional de propor atividades adaptadas. Por fim, esta observação permitiu uma mirada entre prática e teoria e deixou muito claro que a problemática de uma atividade adaptada jamais deverá ser silenciada nas práticas escolares, caso contrário, a Educação Física não poderá nunca se definir como um saber inclusivo rumo à uma sociedade mais democrática.

     

  • Palavras-chave
  • Práticas Educativas. Inclusão. Autismo
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Inclusiva
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
  • Educação, Gênero e Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Educação Indígena
  • Educação Infantil
  • Educação de Jovens, Adultos e Idosos
  • Educação e Juventudes
  • Educação e Medidas Socioeducativas
  • Educação em Prisões
  • Educação e Relações Étnico-Raciais
  • Educação Sindical
  • Educação e Meio Ambiente
  • Educação e Formação de Professores

Comissão Organizadora

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ERALDO DE SOUZA FERRAZ

MARINA REBECA SARAIVA

Comissão Científica

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CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA        
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS      
EDNA CRISTINA DO PRADO        
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ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
IDNELMA LIMA DA ROCHA       
JAILTON DE SOUZA LIRA       
LENIRA HADDAD    
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
MARIA DOLORES FORTES ALVES       
MARIANA GUEDES RAGGI       
MARINA REBECA SARAIVA       
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ       
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WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900